Invenções Guerras

Timeline created by mariaelisaa
In History
  • 1487

    Serviço de ambulâncias

    Graças a esse “diferencial”, o Exército Espanhol recebia a fama de tratar bem seus soldados e atraía voluntários do continente todo. Mesmo assim, as ambulâncias espanholas não buscavam seus soldados antes de as batalhas cessarem, o que acabava causando muitas mortes.
  • Guilhotina

    Instrumento destinado a decapitar condenados à morte, constituído por uma pesada lâmina que desce, deslizando entre dois montantes verticais. https://aventurasnahistoria.uol.com.br/media/_versions/legacy/2017/05/03/guilhotina_widelg.png
  • Produção em massa de antibióticos

    Apesar de não ter sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial, foi durante esse evento histórico que a penicilina passou a ser produzida pela primeira vez, com o objetivo de tratar milhões de pessoas de doenças como a sífilis e a gonorreia, que faziam vítimas no mundo todo. Outros avanços médicos que se destacaram durante a Segunda Guerra incluem a transfusão de sangue e a medicina aeroespacial.
  • Chocolates M&M's

    O empresário americano Forrest Mars ficou sabendo que tropas da Guerra Civil Espanhola comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura açucarada, que impedia o calor de derreter a guloseima. Inspirado na idéia, Mars criou os confeitos M&M's, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie. Em 1941, o produto já estava no mercado, mas ganhou impulso quando o Exército americano passou a incluir os M&M's na comida dos soldados.
  • Forno de micro-ondas

    Por volta dos anos de 1946, nos Estados Unidos, Percy Spencer teve a ideia de utilizar as micro-ondas na cozinha para facilitar no preparo dos alimentos.
    Enquanto ele trabalhava num aparelho de radar ativo percebeu que a barra que estava no bolso da sua calça havia derretido.
    Spencer sabia que as micro-ondas geravam calor, assim supôs que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron e acabaram por atingir a barra de chocolate.
  • Computadores

    O primeiro computador eletrônico do mundo, conhecido como ENIAC, começou a ser desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, mas só ficou pronto em 1946, durante a Guerra Fria. Utilizado basicamente para cálculos balísticos, esse “cérebro gigante” — como a imprensa da época se referia a ele — foi peça fundamental no desenvolvimento da bomba de hidrogênio, testada pelo país em 1952.
  • Internet

    Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.
  • Câmeras Digitais

    O desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos Estados Unidos. Assim como o computador teve grande impulso neste período, as comunicações digitalizadas foram testadas e utilizadas como táticas de guerra.
  • Controle de tráfego aéreo

    Durantes os primeiros dias de voo, os pilotos ficavam completamente isolados do ambiente terrestre assim que decolavam. A única forma de comunicação com pessoas no solo era por meio de gestos com bandeiras ou luzes. Porém, isso mudou com a ajuda do Exército Americano, que instalou o primeiro rádio de comunicação em duas vias em um avião durante a Primeira Guerra Mundial.
  • GPS

    O Sistema de Posicionamento Global é um programa que foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com o custo aproximado de 10 bilhões de dólares. O primeiro receptor foi testado em 1982. O objetivo era de que esse se tornasse o principal sistema de navegação das forças armadas estadunidense.