-
Nasceu no Rio de Janeiro, na Rua Sá Freire no bairro Imperial de São Cristóvão no Rio de Janeiro era filho do General Euclides de Oliveira Figueiredo e Valentina Figueiredo.
-
Mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul e aos 5 anos já estava matriculado no Colégio Santa Terezinha das irmãs espanholas.
-
Depois foi para o Colégio Nilo Peçanha, ocasião em que seu pai foi transferido para Alegrete como Comandante da Segunda Divisão de Cavalaria. João Figueiredo deixou o colégio e prosseguiu seus estudos em casa.
-
Em 1927 matriculou-se como interno no Colégio Marista e dois anos mais tarde obteve o primeiro lugar num concurso para o Colégio Militar.
-
Em 1930, seu pai se opôs à Revolução que pretendia derrubar do poder o Presidente Washington Luís e por esse motivo foi preso em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. Nesse mesmo ano a família Figueiredo voltou para o Rio de Janeiro.
-
Em 1932 seu pai foi libertado e saiu comandando a Revolução Constitucionalista. Ele pretendia derrubar a ditadura de Vargas. Derrotado o movimento Constitucionalista, Euclides de Figueiredo foi preso e exilado.
-
Viveu no exílio na Argentina entre 1932 e 1934, pois seu pai comandara a Revolução Constitucionalista de 1932 no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo.
-
João Batista foi para a Academia de Realengo como Praça considerado o melhor aluno.
-
Declarado Aspirante em 22 de novembro de 1937, adquiriu o primeiro lugar na turma Andrade Neves.
-
Recebeu a Patente de Primeiro Tenente
-
Contraiu matrimônio com a jovem Dulce Maria de Guimarães Castro, que conhecera no Bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.
-
Neste ano recebeu a primeira patente de Capitão.
-
Secretário Geral do Conselho de Segurança Nacional durante o governo de Jânio Quadros e participou do movimento que originou o golpe militar de 1964, que depôs o presidente João Goulart.
-
Foi comandante da Força Pública de São Paulo
-
1º Regimento de Cavalaria de Guardas - Dragões da Independência
-
E chefe do estado-maior do 3º Exército.
-
Chefe do Gabinete Militar do governo Médici
-
Tornou-se ministro-chefe do SNI durante a gestão de Geisel.
-
E foi promovido a general-de-exército
-
Assumiu a presidência da República por meio de eleição indireta.
-
A explosão de duas bombas no Riocentro, no Rio de Janeiro, durante a realização de um show comemorativo do Dia do Trabalho mostraram a oposição que existia dentro do próprio governo contra a abertura política.
-
iniciou-se em São Paulo a campanha pelas eleições diretas para a presidência da República, que ficou conhecida como movimento "Diretas Já". Por pressão militar, porém, a emenda que permitiria as eleições diretas foi rejeitada pelo Congresso Nacional.
-
Figueiredo faleceu no Rio de Janeiro,com insuficiências renal e cardíaca.