invenções pôs guerra

  • Serviço de ambulâncias
    1487

    Serviço de ambulâncias

    Durante o fim do século 15, o exército espanhol contava com um serviço que demonstrava preocupação com a integridade física de seus soldados e que, hoje, se tornou indispensável para nós: a ambulância. Apesar disso, o primeiro registro de uso desse tipo de veículo se deu em 1487, pela rainha espanhola Isabella I. Graças a esse “diferencial”, o Exército Espanhol recebia a fama de tratar bem seus soldados e atraía voluntários do continente todo.
  • Câmeras digitais

    Câmeras digitais

    Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região.
  • Leite condensado

    Leite condensado

    INVENTOR – Gail Borden
    PAÍS – Estados Unidos
    Guerra de Secessão (1861-1865) Procurando uma forma de prolongar o armazenamento do leite, reduzir seu volume e contornar a falta de refrigeração, o inventor americano Gail Borden patenteou um método para fabricar leite condensado em 1856. A novidade ficou meio esquecida até o início da Guerra de Secessão, quando o exército dos estados do Norte incluiu o produto na ração das tropas, comprando grande quantidade de leite condensado.
  • Margarina

    Margarina

    INVENTOR -Hippolyte Mège-Mouriès
    PAÍS – França
    – Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) Na década de 1860, o imperador francês Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte, ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa barata para a manteiga – na época, um produto caro e escasso. Até hoje os historiadores discutem se o imperador fez isso para facilitar a vida dos s franceses pobres ou para abastecer suas forças armadas, às vésperas da Guerra Franco-Prussiana.
  • Panela de teflon

    Panela de teflon

    INVENTOR – Roy J. Plunkett
    PAÍS – Estados Unidos
    Segunda Guerra (1939-1945) Em 1938, o químico Roy Plunkett realizava experiências com gases para refrigeração. Por acaso, uma amostra virou uma substância pegajosa, em que quase nada grudava. Em 1945, a invenção recebeu o nome de teflon. Os primeiros usuários do novo produto foram os militares americanos, que aplicaram o teflon para revestir tubos e vedações na produção de material radioativo para a primeira bomba atômica.
  • Chocolate M&M

    Chocolate M&M

    INVENTOR – Forrest Edward Mars PAÍS – Espanha / Estados Unidos GUERRA EM QUE SURGIU – Guerra Civil Espanhola (1936-1939) O empresário americano Forrest Mars ficou sabendo que tropas da Guerra Civil Espanhola comiam pelotas de chocolate envolvidas numa casca dura açucarada, que impedia o calor de derreter a guloseima. Inspirado na idéia, Mars criou os confeitos M&M's, nome originado das iniciais dos sobrenomes de Mars e de seu sócio, Bruce Murrie.
  • Computador

    Computador

    INVENTOR – Engenheiros da Universidade da Pensilvânia PAÍS – Estados Unidos GUERRA EM QUE SURGIU – Guerra fria (1945-1991) O primeiro computador, chamado de Eniac, surgiu nos Estados Unidos. Projetado para o Exército americano, o aparelho servia para ajudar nos cálculos de artilharia. O bichão ficou pronto em 1946 e ajudou nos cálculos para construir a bomba de hidrogênio, testada pelos Estados Unidos em 1952.
  • Forno micro-ondas

    Forno micro-ondas

    Forno de micro-ondas
    INVENTOR – Percy Spencer
    PAÍS – Estados Unidos GUERRA EM QUE SURGIU – Guerra fria (1945-1991)
    Quando a Segunda Guerra estava no fim, um funcionário da fornecedora militar Raytheon, o engenheiro Percy Spencer, notou que um chocolate em seu bolso derreteu quando ele inspecionava magnétrons. Deduzindo que a meleca havia sido causada pelo calor gerado pelos magnétrons, Percy criou um aparelho para aquecer comida usando esse princípio.
  • Internet

    Internet

    Ainda durante a Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam um meio de comunicação e de armazenamento de dados que fosse descentralizado, isto é, que continuasse funcionando mesmo que parte dele tivesse sido bombardeada. Assim, a ARPA, agência militar especialmente desenvolvida para a criação desse projeto, financiou estudos e pesquisas acadêmicas que pudesse levar à criação da ARPANET, como era chamada a nossa querida internet naquela época.
  • GPS

    GPS

    Quem já acionou o GPS de um smartphone ou do próprio carro na hora de encontrar um endereço também contou com uma tecnologia que deriva de projetos criados com fins militares e para o uso em guerras. A implementação do GPS ou Sistema de Posicionamento Global é baseada, parcialmente, em sistemas de navegação via rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, que foi usado na Segunda Guerra Mundial.