A História do Sistema Operativo UNIX

Timeline created by Eliseu Rod
In History
  • O Multics

    O Multics
    O Massachusetts Institute of Technology, Bell Labs e a General Electric estavam desenvolvendo um inovador sistema operacional de compartilhamento de tempo chamado Multics para o mainframe GE-645. A Multics introduziu muitas inovações, mas teve muitos problemas.
  • O Multics

    O Multics
    Frustrado pelo tamanho e complexidade da Multics, mas não pelos objetivos, a Bell Labs retirou lentamente o projeto. Seus últimos pesquisadores deixaram Multics, Ken Thompson, Dennis Ritchie, M. D. McIlroy e J. F. Ossanna, decidiram refazer o trabalho em uma escala muito menor.
  • O Unix

    O Unix
    Ken Thompson, usando um ocioso computador PDP-7, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, batizado de Unix, usando linguagem de montagem assembly. Mais tarde, Brian Kernighan rebatizou o novo sistema de UNIX.
  • O Multics

    O Multics
    O Multics deveria ser um sistema de tempo compartilhado para uma grande comunidade de usuários. Entretanto, os recursos computacionais disponíveis à época, particularmente os do computador utilizado, um GE 645, revelaram-se insuficientes para as pretensões do projeto. Em 1969, a Bell retirou-se do projeto.
  • Nova Linguagem

    Um marco importante foi estabelecido, quando Dennis Ritchie e Ken Thompson reescreveram o Unix, usando a linguagem C, para um computador PDP-11. A linguagem C havia sido desenvolvida por Ritchie para substituir e superar as limitações da linguagem B, desenvolvida por Thompson.
  • Para outros computadores

    Em 1977, a AT&T começou a fornecer o Unix para instituições comerciais. A abertura do mercado comercial para o Unix deve a Peter Weiner. O Unix saía da linha das máquinas PDP, da Digital Equipament Corporation (DEC), demonstrando a relativa facilidade de migração para outros computadores, e que, em parte, deveu-se a linguagem C. O sucesso da Interactive de Weiner com seu produto provou que o Unix era vendável e encorajou outros. Iniciava-se a abertura do chamado mercado Unix.
  • Unix System V

    Em 1983, após acrescentar vários melhoramentos ao System III, a AT&T apresentava o novo Unix comercial, agora chamado de System V. Hoje, o Unix System V é o padrão internacional de fato no mercado Unix, constando das licitações de compra de equipamentos de grandes clientes na América, Europa e Ásia.
    Atualmente, Unix ou (Nix) é o nome dado a uma grande família de Sistemas Operativos que partilham muitos dos conceitos dos Sistemas Unix originais. Existem mais de quarenta sistemas operacionais Nix.
  • Period: to

    Integração

    A AT&T integrou muitas variantes no primeiro sistema Unix comercial chamado de System III.i