Auditoria

Entendendo a Era da Informação

  • Period: to

    Revolução Industrial

  • Telegráfo

    Telegráfo
    Samuel Finley Breeze Morse, professor de artes plásticas e desenho da Universidade de NY, provou que sinais poderiam ser transmitidos por fios.
    Para demonstrar a sua teoria, utilizou pulsos elétricos gerados por um eletroímã. Depois, estabeleceu um código constituído de pulsos curtos, pulsos longos e períodos de silêncio, Nascia o Código Morse. A primeira mensagem entre pontos distantes (Washington e Baltimore) foi transmitida em 24 de maio de 1844 e dizia "What hath god wrought?".
  • Primeira lâmpada elétrica comercialmente viável

    Primeira lâmpada elétrica comercialmente viável
    Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931), foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial.
  • MIT

    MIT
    Não obstante a data de sua fundação, os primeiros alunos só foram admitidos em 1865, em virtude da Guerra Civil Americana.
    Willian Barton Rogers foi presidente do MIT de 1862 a 1870 e, depois de 1879 a 1881.
    O MIT (Massachusetts Institute of Technology) é um dos mais renomados estabelecimentos de ensino superior do mundo. Atualmente, oferece cerca de 900 cursos nas áreas de ciências e tecnologia.
    Está situado em Cambridge, estado de Massachusetts, nos EUA perto de NY.
  • Elisha Gray

    Elisha Gray
    Pouco antes da invenção do telefone, em 1869, Elisha Gray havia se juntado a Enos Barton (parece parente do presidente do MIT), fundando a Gray and Barton, uma pequena empresa localizada em Cleveland, Ohio. Três anos depois, a Gray and Barton teve seu nome mudado para Western Electric Manufaturing Company.
  • Alexander Graham Bell

    Alexander Graham Bell
    A tentativa da invenção do telefone por Graham Bell era um projeto ousado e que necessitava de um suporte financeiro.
  • Criação do Telefone por GB

    Criação do Telefone por GB
    O telefone de Graham Bell foi inventado em 14 de fevereiro de 1876 e registrado em 03 de março de 1876, sob a patente número 174.465.
  • Criação da AT&T

    Criação da AT&T
    A AT&T Corp. Foi formada a partir de um acordo de Alexander Graham Bell com Gardiner Hubbard e Thomas Sanders. Os dois últimos financiaram a criação da AT&T, que seria uma empresa de suporte ao projeto do telefone.
  • Telefone Comercial – AT&T cria a Bell Telephone

    Telefone Comercial – AT&T cria a Bell Telephone
    Com o invento do telefone, iniciou-se o projeto que possibilitaria as operações de telefonia nos EUA. Finalmente, em 1877, os três homens que criaram a AT&T fundaram a Bell Telephone Company, a primeira empresa de telefonia do mundo.
  • 1a Estação telefônica – Bell para American Bell

    1a Estação telefônica – Bell para American Bell
    Em 1878, em New Haven, cidade americana localizada no Estado de Connecticut, foi inaugurada a primeira estação telefônica.
    Em 3 anos, já existiam centrais telefonicas em várias cidades e vilarejos dos EUA. A Bell Telephone Company tornou-se, nesse espaço de tempo, a American Bell Telephone Company.
  • Western Electric Company

    Western Electric Company
    Em 1880, a Western Eletric Company, de Elisha Gray e Enos Barton, era a maior fábrica de produtos elétricos nos EUA. Produzia equipamentos diversos, como máquinas de escrever e telégrafos.
  • Cabo Coaxial

    Cabo Coaxial
    O cabo coaxial é um cabo elétrico com um condutor interno cercado por um flexível, camada tubular isolante, cercados por um protetor tubular condutor. O termo coaxial vem do condutor interno e da blindagem exterior compartilhando o mesmo eixo geométrico. O cabo coaxial foi inventado pelo engenheiro Inglês e matemático Oliver Heaviside, que patenteou o primeiro projeto em 1880.
  • Cabo UTP

    Cabo UTP
    O cabo de par trançado é um tipo de fiação na qual dois condutores (condutores de ida e volta de um único circuito) são torcidos juntos, para efeitos de anular a interferência eletromagnética (EMI) de fontes externas, por exemplo, a radiação eletromagnética de par trançado (UTP), ea diafonia entre pares vizinhos. Ele foi inventado por Alexander Graham Bell e ele foi concedido pelas patentes nos EUA 244.426 Telefone-circuito para a invenção em 1881
  • Criação da American Bell

    Criação da American Bell
    A American Bell Telephone Company tem participação majoritária da Western Electric Company, Garantindo o suprimento de equipamentos de telefones.
  • Bell System

    Bell System
    Em 1882, a empresa American Bell Telephone Company (ou simplesmente American Bell, como era mais conhecida na época) conseguiu tornar-se acionista majoritária da Western Electric, passando a controla-la. A partir daí, a Western Electric tornou-se uma unidade de produção da American Bell. Essa "junção" ficou conhecida como "Bell System".
  • AT&T incorporada a American Bell

    AT&T incorporada a American Bell
    Em 03 de março de 1885, a AT&T foi totalmente incorporada À American Bell, como subsidiária desta, a fim de garantir a construção e a operação de redes telefônicas de longa distância.
  • Longa distância

    Longa distância
    A AT&T atinge o seu objetivo inicial, abrindo uma linha de longa distância conectando Nova York e Chicago. O circuito poderia lidar com apenas uma chamada ao mesmo tempo. O preço foi de US $ 9 para os primeiros cinco minutos.
  • Patente de telefonia

    Patente de telefonia
    Somente a American Bell poderia operar a telefonia nos EUA, por questões de patente.
  • + 6.000 empresas e 3.317.000 aparelhos

    + 6.000 empresas e 3.317.000 aparelhos
    A patente de Alexander Graham Bell do segundo telefone expira, abrindo o setor de telefonia para a concorrência. Dentro de uma década, mais de 6.000 empresas entraram no negócio de telefonia em localidades em todo o país.
  • Herman Hollerith - IBM

    Herman Hollerith - IBM
    Herman Hollerith (Buffalo, 29 de Fevereiro de 1860 — Washington, D.C., 17 de Novembro de 1929) foi um empresário norte-americano e o principal impulsionador do leitor de cartões perfurados, instrumento essencial para a entrada de informação para os computadores da época. Ele foi também um dos fundadores da IBM, precursor do processamento de dados.
  • IBM

    IBM
    Em 1896, Hollerith criou a Tabulating Machine Company e introduziu inovações em sua descoberta: a fita de papel foi substituída por cartões. Estes viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados de algumas décadas atrás. Já em 1911, duas outras companhias, a International Time Recording Co. (de registradores mecânicos de tempo), e a Computing Scale Co. (de instrumentos de aferição de peso), uniram-se a ela, por sugestão do negociante e banqueiro Charles R. Flint.
  • Comercialização do Radio

    Comercialização do Radio
    En 1896, Marconi recebeu a patente britânica 12039, sobre as melhorias na transmissão de impulsos elétricos e sinais e aparelhos para o rádio. Em 1897, ele estabeleceu uma estação de rádio na Ilha de Wight, na Inglaterra. Marconi abriu sua fábrica "sem fio" no Hall Street, Chelmsford, Inglaterra, em 1898, empregando cerca de 50 pessoas.
  • AT&T tomou posse da American Bell, sendo a mãe da Bell System

    AT&T tomou posse da American Bell, sendo a mãe da Bell System
    A AT&T tomou posse da American Bell, e tornou-se a companhia mãe do Bell System.
    - American Bell (Telefonia geral)
    - Bell System (Sistemas para telefonia)
    - AT&T (Nave mae)
  • Amplificadores para telefonia

    Amplificadores para telefonia
    Michael Pupin da Universidade de Columbia e George Campbell da AT & T, independentemente desenvolveram a teoria de bobinas de carga. Com bobinas de carga, podia melhorar o sinal enfraquecido pela distância, tornando possível construir mais linhas de telefone.
  • Amplificadores da AT&T

    Amplificadores da AT&T
    O Bell System estava tão bem estruturado que possibilitou a invenção dos amplificadores elétricos pela AT&T. Com isso, em 1913, foram possíveis as ligações telefônicas em todo o continente.
  • Filiais do Bell System em 13 países

    Filiais do Bell System em 13 países
    O Bell System progredia cada vez mais. Em 1914, a Western Electric Company tinha filiais em Londres, Antuérpia, Berlim, Milão, Paris, Viena, São Peterburgo, Budapeste, Tóquio, Montreal, Buenos Aires e Sidnei. Assim, estabeleceu-se a International Western Electric Company.
  • Logo da IBM

    Logo da IBM
  • Bell Labs - Primeira transmissão de TV

    Bell Labs - Primeira transmissão de TV
    Primeira transmissão de longa distância, imagens de Herbert Hoover, de Washington para Nova Iorque. O Bell Telephone Laboratories (Bell Labs) tornou-se próspero e foi responsável por diversas invenções. Criou, por exemplo, o primeiro sistema comercial de adição de áudio a filmes. Em Abril de 1927, realizou a primeira transmissão de televisão, que se deu entre Washington e NY.
  • Primeira trransmissão por FAX

    Primeira trransmissão por FAX
    Um fax (abreviação de fac-símile) é um documento enviado por uma linha telefônica. As máquinas de fax existiram de formas diversas, desde o século 19, embora as máquinas de fax modernos tornou-se viável somente em meados da década de 1970 com a sofisticação da tecnologia.
  • Venda da Western para a ITT

    Venda da Western para a ITT
    Em 1925, Walter Gifford, o novo presidente da AT&T, resolveu que a AT&T e o Bell System deveriam ser a base de uma "telefonia universal". Assim, determinou a venda da International Western Electric Company para a recém criada International Telephone and Telegraph Company (ITT). A transação se deu por U$ 33 milhões.
  • Enlace de Rádio até Londres

    Enlace de Rádio até Londres
    AT & T começa o serviço de telefone transatlântica, inicialmente entre os E.U. e Londres. As conversas que atravessaram o Atlântico através do rádio. A capacidade inicial é um convite ao mesmo tempo, a um custo de US $ 75 para os três primeiros minutos.
  • AT&T e a TV

    AT&T e a TV
    AT & T apresenta a primeira demonstração da televisão nos Estados Unidos. A imagem do Secretário de Comércio Herbert Hoover's foi transmitida ao vivo por cabo em Nova York, onde foi visto pela AT & T presidente Walter Gifford, e um grande público.
  • Enlace ao Havaí

    Enlace ao Havaí
    Oceano pacífico norte
  • Enlace para Tóquio

    Enlace para Tóquio
    AT & T inaugura serviço de telefonia transpacíficos, inicialmente entre os E.U. e Japão. Solicita viajar por todo o Pacífico via rádio. A capacidade inicial é um convite ao mesmo tempo, a um custo de US $ 39 para os três primeiros minutos.
  • Nobel de Fisica da AT&T

    Nobel de Fisica da AT&T
    Clinton Davisson da Bell Telephone Laboratories ganha o Prêmio Nobel de Física de confirmação experimental da natureza ondulatória do elétron. Ele se torna o primeiro dos sete ganhadores do Prêmio Nobel produzido pela AT & T.
  • Experimento de Coaxial na rede

    Experimento de Coaxial na rede
    A primeira instalação não-experimental do cabo coaxial na rede é colocado em serviço entre Minneapolis, Minnesota, e Stevens Point, Wisconsin O tipo de cabo coaxial instalado foi inventado na AT & T em 1929 e é o primeiro meio de transmissão de banda larga.
  • AT&T e chamada Móvel

    AT&T e chamada Móvel
    AT & T começa a oferecer serviço de telefonia móvel. Com uma simples antena servindo uma região, não mais de 12-20 chamadas simultâneas podem ser feitas em uma área metropolitana inteira.
  • Conceito da Telefonia Celular

    Conceito da Telefonia Celular
    AT & T desenvolve o conceito de telefonia celular. A tecnologia para concretizar o conceito ainda não existia.
  • AT&T e o Transistor

    AT&T e o Transistor
    AT & T Bell Telephone Laboratories cientistas John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley inventaram o transistor, o primeiro amplificador em estado sólido ou switch, estabelece as bases para a eletrônica moderna. Os três dividiram o Prêmio Nobel de Física em 1956 pela realização.
  • AT&T Oferece serviço de rede para a TV

    AT&T Oferece serviço de rede para a TV
    AT & T começa a oferecer serviços de rede para a televisão sobre as facilidades de ligação das principais cidades do Nordeste e Centro-Oeste. O serviço atinge a costa oeste em 1951. As redes de televisão utilizam este serviço para transmitir sua programação para emissoras afiliadas em todo o país.
  • AT&T e as Chamadas de longa distância

    AT&T e as Chamadas de longa distância
    AT&T apresenta ao cliente as chamadas de longa distância, inicialmente em Englewood. O lançamento nacional acontece na segunda metade da década de 1950. Essa inovação necessitava que todas as chamadas fossem feitas com assistência de telefonista.
  • Cabo Submarino - Atlântico - Europa

    Cabo Submarino - Atlântico - Europa
    AT&T abre o serviço de TAT-1, o primeiro cabo telefônico transatlântico. A capacidade inicial é de 36 chamadas ao mesmo tempo, a um preço por chamada de R$ 12 para os três primeiros minutos. Desde que o serviço transatlântico foi inaugurado em 1927, as chamadas atravessaram o oceano através de ondas de rádio. Mas os cabos proporcionam qualidade de sinal muito superior, e evitam a interferência atmosférica e oferecem maior capacidade e segurança.
  • Laser

    Laser
    Dentro do Bell Labs, em 1958, criaram o Raio Laser. Laser descrito pela primeira vez em papel por Arthur Schawlow e Charles Townes
  • AT&T Modem Comercial

    AT&T Modem Comercial
    AT & T introduz o primeiro modem comercial.
  • SO CTSS

    SO CTSS
    O CTSS (Compatible Time-Sharing System) foi um dos primeiros sistemas operacionais a adotar a técnica de time-sharing. Essa técnica, empregada até hoje, permite que vários usuários possam, simultaneamente, utilizar um ambiente para executar programas. Tudo isso ocorre sobre o mesmo sistema operacional, rodando em uma máquina. Esse tipo de sistema caracteriza o processo de compartilhamento de processador, memória e disco entre vários utilizadores.
    O CTSS foi desenvolvido no MIT por Fernando José
  • Planilha Eletrônica

    Planilha Eletrônica
    A batch 'spreadsheet' is indistinguishable from a batch compiler with added input data, producing an output report (i.e. a 4GL or conventional, non-interactive, batch computer program). However, this concept of an electronic spreadsheet was outlined in the 1961 paper "Budgeting Models and System Simulation" by Richard Mattessich.
  • LED por Nick Holonyak

    LED por Nick Holonyak
    LED inventado por Nick Holonyak A light-emitting diode (LED)
  • Tecnologia Celular

    Tecnologia Celular
    Inicio das pesquisas paralelas ao LED
  • Projeto MAC

    Projeto MAC
    Ainda em novembro de 1962, Joseph Carls Robnett Licklider, integrante do MIT, propôs o Projeto MAC. Tal projeto foi aceito e o seu gerente passou a ser Robert M. Fano, professor do MIT. O projeto MAC foi criado para desenvolver dois produtos finais: um sistema operacional avançado e um laboratório de inteligência artificial. Em virtude disso, a sigla do projeto foi tratada com dois nomes diferentes: Multiple Access Computers e Man and Computers.
  • AT&T Satélite Telstar I

    AT&T Satélite Telstar I
    AT & T lança o Telstar I, primeiro satélite de comunicação ativo. Telstar transmite o primeiro show de televisão através do Atlântico.
  • Produto do MAC

    Produto do MAC
    Em 1963, um estudo de verão sobre o Projeto MAC reuniu vários cientistas da computação em Cambridge. Os objetivos eram divulgar o CTSS e discutir o futuro da computação. O subproduto Multiple Access Computers tentaria desenvolver o sistema operacional Multics (MULTiplexed Information and Computing Service). O Multics deveria ser algo superior ao CTSS.
  • MULTICS

    MULTICS
    O projeto MAC começou a tomar proporções e teve apoio da Advanced Research Projects Agency (ARPA, agência subordinada ao Departamento de Defesa dos EUA), que disponibilizou dois milhões de dólares por ano, por oito anos, voltados exclusivamente para o desenvolvimento do Multics. Nesse mesmo período, o Bell Labs e a GE (General Electric), interessados no projeto contribuíram com recursos de ordem semelhante ao ofertado pelo ARPA.
  • AT&T Telefone com TOM

    AT&T Telefone com TOM
    AT & T lança serviço de discagem por tom, com um teclado, substituindo o telefone de ligação familiar, inicialmente em Greensburg e Carnegie, Pennsylvania.
  • Laser por Kumar Patel

    Laser por Kumar Patel
    laser de dióxido de carbono inventado por Kumar Patel
  • AT&T Primeiro Cabo submarino

    AT&T Primeiro Cabo submarino
    AT&T abre TPC-1, o primeiro cabo telefônico submarino através do Pacífico. Foi do Japão para o Havaí, onde se encontravam dois cabos que ligam o Havaí com o continente. Isso trouxe melhorias para o mesmo serviço trans-Pacífico, que TAT-1 tinha trazido ao serviço de trans-Atlantic em 1956.
  • Multics - Apresentado

    Multics - Apresentado
    A descrição do Multics foi apresentada em uma sessão especial na Fall Joint Computer Conference, em 1965. Nessa ocasião, algumas pessoas disseram que os objetivos da equipe de desenvolvimento eram muito ambiciosos. Muitos chegaram a citar que, à época, seria impossível fazer o Multics. A linguagem PL/I foi escolhida para gerar o código do Multics. Com isso, iniciou-se efetivamente o desenvolvimento do Multcs. O CTSS foi usado como sistema operacional para o trabalho dos desenvolvedores.
  • AT&T dividida

    AT&T dividida
    Neste ano a AT&T foi dividida em 3 empresas.
    • AT&T (comunicações e serviços)
    • Lucent Technologies (sistemas e tecnologias)
    • NCR (computadores)
  • Editores de Texto

    Editores de Texto
    When computer terminals with video screens became available, screen-based text editors became common. One of the earliest "full screen" editors was O26 - which was written for the operator console of the CDC 6000 series machines in 1967.
  • Intel

    Intel
    Intel Corporation (NASDAQ: INTC; SEHK: 4335; Euronext: INCO) is a technology company, and the world's largest semiconductor chip maker, based on revenue.[4] It is the inventor of the x86 series of microprocessors, the processors found in most personal computers. Intel was founded on July 18, 1968, as Integrated Electronics Corporation (though a common misconception is that "Intel" is from the word intelligence) and is based in Santa Clara, California, USA.
  • AT&T e o 911

    AT&T e o 911
    AT & T apresenta 911 como um número de emergência nacional.
  • AMD

    AMD
    Advanced Micro Devices, Inc. (AMD) (NYSE: AMD) is an American multinational semiconductor company based in Sunnyvale, California, that develops computer processors and related technologies for commercial and consumer markets.
  • Sistema Opercional Unix é criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson

    Sistema Opercional Unix é criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson
    Unix é criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson.
  • UNICS - UNiplexed Information and Computing Service.

    UNICS - UNiplexed Information and Computing Service.
    Quando o Bell Labs resolveu integrar a equipe de desenvolvimento do Multics, empregou alguns dos melhores programadores do mundo para o MIT. Pode-se citar, especialmente, Ken Thompson (cujo verdadeiro nome, quase nunca utilizado, é Kenneth Thompson), que escreveu um espetacular editor para o CTSS. Esse editor chamava- se QED e possuía recursos de busca e substituição utilizando expressões regulares. Tempos depois, o QED foi portado para o Multics por Ken Thompson e Dennis Ritchie.
  • Multics liberado

    Multics liberado
    Em outubro de 1969, o Multics foi disponibilizado para a comercialização. Várias organizações importantes como, por exemplo, a Força Área Americana, a General Motors e a Ford utilizam o Multics.
  • UNICS para UNIX por Brian Kernighan

    UNICS para UNIX por Brian Kernighan
    Nome foi mudado de Unics para Unix, conforme sugestão de Brian Kernighan.
  • Macintosh

    Macintosh
    The Macintosh project started in the late 1970s with Jef Raskin, an Apple employee, who envisioned an easy-to-use, low-cost computer for the average consumer. He wanted to name the computer after his favorite type of apple, the McIntosh, but the name had to be changed for legal reasons as it was too close, phonetically, to that of the McIntosh audio equipment manufacturer. Steve Jobs requested a release of the name so that Apple could use it but this was denied forcing Apple to eventually buy.
  • AT&T Ligações DDI

    AT&T Ligações DDI
    AT & T apresenta ao cliente a marcação de chamadas de longa distância internacionais, inicialmente entre Manhattan e Londres.
  • Telefonia Celular

    Telefonia Celular
    Um sistema chaveado computadorizado para tráfego telefónico, inventado por Erna Schneider Hoover, teve uma das primeiras patentes de software
  • Linguagem B - Primeira versão do UNIX

    Linguagem B - Primeira versão do UNIX
    A primeira versão do Unix, uma versão ainda interna ao MIT, foi lançada em novembro de 1971, na linguagem B.
  • Richard Stallman - A Idéia de software livre.

    Richard Stallman - A Idéia de software livre.
    Desde 1971, Richard Matthew Stallman trabalhva no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, desenvolvendo em máquina PDP- 10, rodando um sistema operacional chamado ITS (Incompatible Timesharing System, um trocadilho para o CTTS). Esse sistema foi desenvolvido pelos próprios funcionários do laboratório. Ele não era comercial e os desenvolvedores do MIT o aperfeiçoaram cada vez mais. Richard também fazia parte de uma comunidade voltada para o compartilhamento e a distribuição de software.
  • AT&T e o UNIX

    AT&T e o UNIX
    Os pesquisadores da Bell Telephone Laboratories criam o sistema operacional Unix para computador, que é projetado para ser independente do hardware. Ele acaba se tornando a linguagem subjacente da Internet.
  • PIPE - Douglas Mcllroy

    PIPE - Douglas Mcllroy
    O conceito de pipe, implementado por Thompson, foi criado por Douglas Mcllroy, era chefe do Coputing Science Research Center, um centro de pesquisas do Bell Labs, e trabalhava no conceito de pipes desde a década de 1950.
  • Unix em C

    Unix em C
    Com o surgimento da linguagem C, o Unix precisou ser reescrito, e isso significava começar tudo de novo. Foi um processo lento, iniciado por Thompson em meados de 1972. dois problemas surgiram. O primeiro era compreender como executar as rotinas auxiliares, o que exigiria a transferência do controle de um processo para outro. O segundo era a dificuldade de criar uma estrutura de dados, uma vez que a linguagem C não possuía esse tipo de estrutura. Por incrível que pareça,
  • AT&T discute sobre antitruste

    AT&T discute sobre antitruste
    Em 1974, a AT&T e o Departamento de Justiça discutiam um novo acordo antitruste, que permitiria várias mudanças em relação ao acordo de 1956. Paralelamente, como parte das imposições, a Western Electric foi absorvida por uma variante da AT&T que surgiria na época: a AT&T Technologies. A AT&T Technologies tinha outro foco de mercado, fabricando e vendendo produtos para o consumidor, além de sistemas de rede e tecnologia da informação.
  • Versão 6 do Unix

    Versão 6 do Unix
    Até a versão 6 do Unix, lançada em abril de 1976, o seu código- fonte estava disponível para as universidades, sob uma licença da AT&T. John Lions, da Universidade de New South Wales, na Austrália, chegou a escrever um pequeno livro que descrevia o Unix, linha por linha. Esse livro era utilizado pelas universidades do mundo inteiro, sob uma licença da AT&T,nos cursos de sistemas operacionais.
  • Unix X Universidades

    Unix X Universidades
    Em 1976, Ken Thompson solicitou ao Bell Labs uma licença de seis meses e foi dar aulas na Universidade de Berkeley, na Califórnia (um dos Estados dos EUA). Lá ele ensinou o Unix e desenvolveu o que viria a ser depois a versão 6, uma versão voltada para universidades. O sistema foi um sucesso e espalhou-se rapidamente pelas universidades norte-americanas.
  • Fibra Óptica

    Fibra Óptica
    Primeiro teste de fibra óptica na Geórgia.
    Fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros.
    A fibra óptica foi inventada pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Há vários métodos de fabricação de fibra óptica, sendo os métodos MCVD, VAD e OVD os mais conhecidos.
  • AT&T e o seu primeiro NOC

    AT&T e o seu primeiro NOC
    AT&T abre sua primeira Network Operations Center, em Bedminster, Nova Jersey. Com este centro a AT&T obtém em tempo real, a gestão ativa da sua rede de longa distância em um único local.
  • AT&T Primeira Fibra Óptica

    AT&T Primeira Fibra Óptica
    Em Chicago, a AT & T instala a primeira fibra ótica em um sistema de comunicações comerciais.
  • Versão 7 do Unix - Lider de mercado

    Versão 7 do Unix - Lider de mercado
    Em dezembro de 1978, a AT&T lançou a versão 7 do Unix. A licença que acompanhava a nova versão estabelecia que o Unix não poderia mais ser estudado nas universidades. O Unix estava se tornando um líder de mercado, e as novas restrições faziam parte de uma estratégia de manutenção de sigilo sobre uma tecnologia. Assim sendo, várias universidades acabaram com os seus cursos de sistema operacional ou mantiveram apenas no campo teórico.
  • Novell

    Novell
    The company began in 1979 in Provo, Utah as Novell Data Systems Inc., a hardware manufacturer producing CP/M-based systems. It was co-founded by George Canova, Darin Field, and Jack Davis. Victor V. Vurpillat brought the deal to Pete Musser, chairman of the board of Safeguard Scientifics, Inc., who provided the seed funding.
  • A Usenet - Tom Truscott e Jim Ellis

    A Usenet - Tom Truscott e Jim Ellis
    USENET é o nome de um sistema de grupos de discussão, também conhecido como newsgroup, que utiliza servidores do tipo news (protocolo de rede NNPT) para trocar informações sobre vários assuntos. Pode-se criar um grupo diferente para cada assunto. É um excelente sistema para a troca de informações. Existem servidores news públicos, que permitem a conexão para a leitura das mensagens lá armazenadas. O sistema de newsgroup difere das listas de discussão convencionais em muitos aspectos.
  • XT - IBM

    XT - IBM
    First IBM PC to come with an internal hard drive as standard.
  • AT&T expandindo

    AT&T expandindo
    Na década de 1980, a AT&T continuou buscando a expansão global por intermédio de associações com outras empresas, o que deu origem a:
    • AT&T Network Systems Internacional
    • Goldstar Semiconductor
    • AT&T Taiwan
    • AT&T Microeletrônica (Espanha)
    • Lycom
    • AT&T Ricoh
    • AT&T Network System (Espanha) Como consequência imediata, o Bell Labs foi dividido em duas partes. A primeira foi agregada à AT&T e, a segunda, à Lucent Technologies. Com isso, o nome Bell Labs foi extinto.
  • Period: to

    Era da Informação

  • IPX

    Internetwork Packet Exchange (IPX) is the OSI-model Network layer protocol in the IPX/SPX protocol stack.
  • Telefonia Celular

    Telefonia Celular
  • PC - IBM

    PC - IBM
    The IBM Personal Computer, commonly known as the IBM PC, is the original version and progenitor of the IBM PC compatible hardware platform. It is IBM model number 5150, and was introduced on August 12, 1981.
  • MS-DOS

    MS-DOS
    MS-DOS grew from a 1981 request by IBM for an operating system for its IBM PC range of personal computers. Microsoft quickly bought the rights to QDOS (Quick and Dirty Operating System), also known as 86-DOS,[1] from Seattle Computer Products, and began work on modifying it to meet IBM's specification. The first edition, MS-DOS 1.0, was launched in 1982.[2] The version shipped with IBM's PCs was called PC DOS. Although MS-DOS and PC-DOS were initially developed in parallel by Microsoft and IBM,
  • Paul Allen e Bill Gates

    Paul Allen e Bill Gates
    Paul Allen and Bill Gates (respectively) on October 19, 1981 in a sea of PCs after signing a pivotal contract. IBM called Microsoft in July 1980 inquiring about programming languages for its upcoming PC line;[1] after failed negotiations with another company, IBM gave Microsoft a contract to develop the OS for the new line of PCs.
  • AT&T Telefonia celular comercial nos UE

    AT&T Telefonia celular comercial nos UE
    Em conjunto com o Ameritech, a AT & T abre o sistema telefônico celular comercial nos Estados Unidos, em Chicago. As franquias celulares passam para as empresas alienadas local.
  • Stallman demite-se do MIT

    Stallman demite-se do MIT
    Em janeiro de 1984, Richard Stallman demitiu-se do MIT para ele não interferir na característica de software livre do novo projeto. Se eu tivesse permanecido no MIT, alguém poderia querer reivindicar algo sobre o projeto. Isso iria gerar um software proprietário, pois termos de uso acabariam sendo impostos. E o objetivo final, que era criar uma nova comunidade para a troca de software, não seria atingido. Apesar de toda essa situação, Richard foi convidado a continuar usando os recursos do Lab.
  • Definição de software livre - Stallman

    Definição de software livre - Stallman
    A expressão “software livre” gera uma enorme confusão na cabeça das pessoas. Muitos pensam que software livre (ou “free software”) é algo gratuito. O termo “free” está ligado a livre e não gratuito.
  • O projeto GNU

    O projeto GNU
    O sistema operacional de Richard Stallman recebeu o nome de Projeto GNU ou sistema operacional GNU. A palavra gnu, originalmente, refere-se a um mamífero ruminante, semelhante a um búfalo, com chifres espiralados, que vive no continente africano. No caso do sistema operacional de Richard Stallman, GNU é um trocadilho que significa “GNU´s Not Unix”, ou seja, o projeto GNU é uma comcepção livre, ao contrário do Unix e de outros softwares, que eram livres e deixaram de sê-lo .
  • A comercialização do Unix

    A comercialização do Unix
    O Unix espalhou-se rapidamente pelo mundo acadêmico. Não havia dúvidas de que o mesmo poderia ser uma excepcional fonte de renda. A primeira idéia foi desenvolver programas para Unix para uso comercial. O principal diferencial do Unix era o sistema de time-sharing, que permitia Pás pessoas compartilharem o mesmo computador ao mesmo tempo, utilizando os seus vários terminais. A portabilidade entre máquinas era grande. Os usuários da máquina poderiam trocar e-mails.
  • CISCO

    CISCO
    Len Bosack and Sandy Lerner, a married couple who worked as computer operations staff members at Stanford University, later joined by Richard Troiano, founded Cisco Systems in 1984.
  • AT&T a Bell System deixa de existir, nova AT&T

    AT&T a Bell System deixa de existir, nova AT&T
    Em 01 de janeiro o Sistema Bell deixa de existir. Em seu lugar, são sete Regional Bell Operating Companies e uma nova AT & T, que mantém o seu telefone de longa distância, fabricação e operações de pesquisa e desenvolvimento.
  • A Escolha da operadora

    A Escolha da operadora
    Igualdade de selecção de acesso começa, em primeiro lugar em Charleston WV. A Federal Communications Commission tinha determinado que todos os assinantes de telefones deveriam escolher qual a empresa de longa distância que seria utilizada na chamada + o número. Este seria o nível de igualdade e trazer a plena concorrência no mercado de telefonia de longa distância.
  • Acesso a BBS

    Acesso a BBS
    Exemplo de acesso.
  • A Free Software Foundation

    A Free Software Foundation
    O interesse, por parte das pessoas, em usar o Emacs crescia cada vez mais. Alguns começaram a ajudar no projeto, o que era um objetivo antigo de Stallman. Assim sendo, o inevitável ocorreu: era necessário injetar capital no projeto, que crescia cada vez mais e necessitava de colaboradores. A falta de capital para manter o projeto foi contornada com uma solução clássica: ainda em 1985, Richard Stallman fundou uma instituição chamada Free Software Foudation (FSF), criada para arrecadar fundos.
  • Free software e open source

    Free software e open source
    Dois termos muito utilizados atualmente são “free software” (ou software livre) e “open source” (ou código aberto). Stallman explica que há diferença entre eles.
    Software livre, refere-se à liberdade de poder executar, estudar, modificar e redistribuir versões,originais ou modificadas, de um programa. O código aberto refere-se à disponibilização do código-fonte de um programa, mediante uma licença, que restringe o uso desse código de alguma forma.
  • Multics Cancelado

    Multics Cancelado
    O desenvolvimento do Multics foi cancelado em julho de 1985. Depois disso várias organizações começaram a suspender o uso do Multics.
  • Windows 1.0

    Windows 1.0
    A primeira versão do Windows após o MS-DOS.
  • WIFI

    WIFI
    Wi-Fi (pronounced /ˈwaɪfaɪ/) is a trademark of the Wi-Fi Alliance that manufacturers may use to brand certified products that belong to a class of wireless local area network (WLAN) devices based on the IEEE 802.11 standards, which is by far the most widespread WLAN class today. Because of the close relationship with its underlying standards, the term Wi-Fi is often used as a synonym for IEEE 802.11 technology.
  • O Minix

    O Minix
    Para solucionar o problema da falta de um Unix para realizar estudos, Andrew Stuart Tanenbaum, conhecido também como Andy Tanenbaum (Andy é apelido), resolveu fazer, em 1986, um sistema operacional similar ao Unix.
  • Padrão POSIX

    Padrão POSIX
    POSIX é uma sigla que significa Portable Operating System Interface e consiste em uma norma definida pelo Institute of Eletrical and Eletrounics Engineers (IEEE), instituição americana criada para definir padrões para equipamentos elétricos, que atualmente atua em todos os ramos da tecnologia. Assim, o Padrão POSIX, norma IEEE Std 10031-1988, é um conjunto de regras que define como um sistema operacional deve funcionar para ser um Unix.
  • o primeiro cabo transatlântico de fibra óptica

    o primeiro cabo transatlântico de fibra óptica
  • Abertura de mercado

    Abertura de mercado
    Tempos de fartura
    Veio então o ano de 1990. No mês de março, assim que o
    então presidente eleito Fernando Collor tomou posse, foram
    adotadas medidas de flexibilização das importações.
  • WWW

    WWW
    The World Wide Web, abbreviated as WWW and commonly known as the Web, is a system of interlinked hypertext documents accessed via the Internet. With a web browser, one can view web pages that may contain text, images, videos, and other multimedia and navigate between them by using hyperlinks.
  • Mandic

    Mandic
    Aleksandar Mandić (São Paulo, 12 de Agosto de 1954) é um empresário brasileiro. Pioneiro na área de telecomunicações, Mandić foi um dos primeiros a explorar comercialmente o serviço de provedor de acesso à Internet no Brasil.[1]
  • WaveLAN primeira rede LAN wireless (sem fios)

    WaveLAN primeira rede LAN wireless (sem fios)
  • TCP/IP

    TCP/IP
    The Internet Protocol Suite is the set of communications protocols used for the Internet and other similar networks.
  • Kernel do Linux

    Kernel do Linux
    Em 3 de julho de 1991, um jovem estudante de ciência da computação da Universidade de Helsinque, capital da Finlândia, postou uma mensagem no newsgroup comp.os.minix, que dizia (tradução apenas do trecho que interessa).
    From: torvalds@laava.helsinki.FI(Linus Benedict Torvalds)
  • Modem de 56k

    Modem de 56k
  • Linguagem HTML

    Linguagem HTML
    Sir Timothy John Berners-Lee KBE, OM, FRS (TimBL ou TBL) (Londres, 8 de junho de 1955[1]) é um engenheiro britânico e cientista da computação e professor do MIT, a quem é creditada a invenção do World Wide Web, fazendo a primeira proposta para sua criação em março de 1989.[2] Em 25 de dezembro de 1990, com a ajuda de Robert Cailliau e um jovem estudante do CERN, implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e o servidor através da internet.
  • PHP

    PHP
    Rasmus Lerdorf (22 de Novembro de 1968 em Qeqertarsuaq, na Groenlândia) é um programador canadiano-dinamarquês e o autor da primeira versão da linguagem de programação PHP. Rasmus foi co-autor das versões seguintes do PHP, juntamente com os israelitas fundadores da Zend Technologies, Andi Gutmans e Zeev Suraski. Desde Setembro de 2002 trabalha para a Yahoo!.
  • Java

    Java
    Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.
  • MySQL

    MySQL
    O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
  • Acesso Comercial WEB

  • Primeira demonstração de acesso wireless à internet

    Primeira demonstração de acesso wireless à internet
  • JavaScript

    avaScript é uma linguagem de programação criada por Brendan Eich para a Netscape em 1995, que a princípio se chamava LiveScript.
  • Primeira combinação de voz e dados sobre uma rede IP

    Primeira combinação de voz e dados sobre uma rede IP
  • Última notícia do Multics

    Última notícia do Multics
    Há notícias de que o último Multics em produção foi desativado em outubro de 2000, no Quartel General do Comando Marítimo Canadense.
  • DistroWatch

    DistroWatch
    Atualmente, o site DistroWatch (http://distrowatch.com) aponta que há mais de 350 distribuições GNU/Linus ativas (dados de fevereiro de 2006).
  • Windows Seven

    Windows Seven
    Windows 7 is the latest release of Microsoft Windows, a series of operating systems produced by Microsoft for use on personal computers, including home and business desktops, laptops, netbooks, tablet PCs, and media center PCs.[4] Windows 7 was released to manufacturing on July 22, 2009, and reached general retail availability on October 22, 2009.