História do Brasil

  • A chegada dos portugueses ao Brasil
    Apr 22, 1500

    A chegada dos portugueses ao Brasil

    O resultado alcançado por Vasco da Gama, descobrindo o caminho marítimo para as Índias, em 1498, animou o rei de Portugal a fazer outras viagens de conquista.
    A chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, insere-se, portanto, no contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos nos séculos XV e XVI. Quando Portugal e Espanha, as nações mais poderosas da época lançaram-se ao mar em busca de novas terras para explorar.
  • Período pré-colonial 1500-1534
    Jan 1, 1534

    Período pré-colonial 1500-1534

    O período que vai de 1500, data da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial. Nestes primeiros trinta anos, o Brasil foi objeto de pouco interesse para Portugal, que estava mais interessado no lucrativo comércio de especiarias com as Índias, além de não dispor de homens suficientes para povoar todas as regiões descobertas.
  • Capitanias e engenhos
    Apr 3, 1534

    Capitanias e engenhos

    As capitanias eram um sistema para fazer de vantagem ao rei de Portugal. Dividia o país em 15 territórios. Davam-se a pessoas o pedaço da terra para administrarem, eram chamados de donatários. As unicas que tiveram sucesso foram de Pernambuco e São Vicente.
    O engenho príncipal foi em Pernambuco. O engenho era operado por escravos.
  • Governo Geral
    Apr 3, 1548

    Governo Geral

    Respondendo ao fracasso do sistema das capitanias hereditárias, o governo português realizou a centralização da administração colonial com a criação do governo-geral, em 1548. Entre as justificativas mais comuns para que esse primeiro sistema viesse a entrar em colapso, podemos destacar o isolamento entre as capitanias, a falta de interesse ou experiência administrativa e a própria resistência contra a ocupação territorial oferecida pelos índios.