Sabina hidalgo do now united desabafa sobre saude mental

Linha do tempo =)

  • Period: 4000 BCE to 476

    Idade antiga

    Surgimento da escrita
  • Period: 1800 BCE to 250

    Maia

    A civilização maia existiu por mais de 3 mil anos e chegou a ocupar uma área bastante grande. Ela se desenvolveu principalmente na região da península de Yucatán, no sudeste do atual México.
    Entre 300 a.C. e 200 d.C., a sociedade maia iniciou um período de grande crescimento, com uma rica cultura, dando origem a inúmeros centros populacionais.
  • Period: 1469 BCE to 159

    Songai

    No século XVI, Songai atingiu sua máxima abrangendo em países. O império prosperou a economia e a intelectualmente.
    Songai tinha um comércio bem organizado e tinha um sistema do governo centralizado.
  • Period: 1101 BCE to

    Mali

    Eles não possuíam moedas, a exploração das minas favoreceu a riqueza do império.
    Eles praticavam o comércio com outros povos africanos.
    A sociedade era dividida em camadas, tinham os nobres, homens livres, pequenos agricultores etc.
  • Period: 301 to 701

    Reino de Gana

    Foi fundada no século IV e entrou em decadência no século VIII. Era conhecido como a terra do ouro e ficava no noroeste do continente africano.
  • Period: 476 to 1500

    Idade média

    Feudalismo; poder descentralizado, dificuldade com com o comércio, sem moeda e medidas únicas. Crise do feudalismo; renascimento das cidades e do comércio, fortalecimento da Burguesia. Cruzadas; "Guerras Santas"
  • Period: 1300 to 1521

    Astecas

    Entre o século XII e o início do XIV, os astecas migraram para terras mais ao sul e se estabeleceram em uma ilha nas proximidades do lago de Texcoco.
    Os astecas dominaram alguns povos vizinhos e acabaram controlando um território que se estendia do Atlântico até o Pacífico e descia ao sul.
  • Period: 1401 to 1500

    Grandes Navegações

    Sociedades concorrentes da formação dos Estados Modernos; Transformações e avanços científicos decorrentes do Renascimento; Busca por rotas para o Oriente que não passavam por Constantinopla; O contato durante as Cruzadas com o "mundo árabe" gerou interesse nos produtos e costumes orientais e ampliação do conhecimento cientifico; Posição geográfica privilegiada; Burguesia financiando as investidas marítimas; Tomada de Ceuta no noroeste da África, em 1415;
  • Period: 1415 to 1500

    "Conquistas" marítimas

    Os portugueses queriam instalar produções agrícolas de açúcar e cereais, e iniciar a criação de gado; Quando os portugueses iam transportar os escravos, muitos deles morriam. O lugar mais temido pelos os navegadores era o cabo do Bojador. Porém, era o melhor caminho de exportação, em uma das expedições, os marinheiros retornaram a Portugal levando cerca de 200 africanos, que foram comercializados como escravos. Além da exploração do ouro e do marfim, que também trouxe riqueza aos portugueses.
  • Period: 1438 to 1532

    Incas

    A sociedade inca se desenvolveu na região da cordilheira dos Andes, em áreas hoje pertencentes ao Peru. Os incas foram dominados pelos chimus, porém, a situação começou a mudar durante o século XIV.
  • Period: 1453 to

    Idade Moderna

    Absolutismo; poder centralizado, sociedade estamento, facilidade para o comércio, moeda e medida únicas, segurança nas estradas etc. Renascimento; recuperação e revalorização de produções, estudos e conhecimentos desenvolvidos durante a Antiguidade Clássica. Consequência da ida das populações rurais para as cidades. Reforma protestante; formada por Martinho Lutero contra a Igreja Católica. Contrarreforma, tribunal Santo Oficio.
  • Period: Dec 10, 1492 to 1493

    Invenção das Américas

    Cristóvão Colombo chegou à América em 1492; Na Idade Média, havia a valorização da penitência, renúncia das riquezas e dos prazeres da vida. Na Idade Moderna existiram novas formas de encarar a riqueza, a salvação e a busca por felicidade. Nas Cruzadas; "gerras santas"; retomada de um local sagrado; a ideia de martírio, morrer por um ideal. "Idealizações" da América ("novo mundo")
  • Period: Dec 10, 1493 to

    Colonização das Américas

    Colonialismo: domínio de uma nação a partir de territórios, culturas, política e economia. Mercantilismo: Modelo econômico; consistia em práticas de enriquecimento do Estado a partir do metalismo e de uma balança comercial favorável. Um estado que exporta mais do que importa; Eles poderiam povoar ou explorar. Podem ter pequenas propriedades, policultura, produção para consume interno, agricultura familiar, ou ter grande propriedade, monocultura, produção para exportação, trabalho de escravizados
  • Period: 1500 to

    Colonização do Brasil (não coube no outro)

    De 1500-1530: estabelecimento de feitorias e extração de pau-brasil; 1530-1548: primeiras iniciativas de colonização, cana de açúcar como principal monocultura; capitanias hereditárias; 1548-1808: período do governo geral, expansão rumo ao sertão, busca por pedras e metais preciosos; tráfico negreiro; Feitorias: postos militares, comerciais e de abastecimento. Capitanias hereditárias: divisão do território em 15 partes; terras distribuídas entre a pequena nobreza (capitães-donatários)
  • Period: 1500 to

    Religião e Colonização (Colonização do Brasil (pt.3))

    Na contrarreforma, a Igreja Católica perdeu muitos fiéis, expansão da fé católica, houve tentativas de retomada de princípios do catolicismo. No etnocentrismo, tinham a crença de que a cultura do seu povo era superior à outra, havia eurocentrismo, principais prováveis causas: vestimentas, rituais, organização política e social, etc.
  • Period: 1500 to

    Colonização do Brasil (pt.2)

    Capitanias hereditárias: capitães-donatários: deveriam defender o território; povoar; administrar; não podiam vender a terra. As capitanias hereditárias fracassaram, pois a falta de conhecimento do território e dificuldades para os capitães-donatários estavam vindo, Principais dificuldades: utilização de recursos próprios, distância de Portugal e possíveis ataques de indígenas e outros europeus. Apenas Pernambuco e São Vicente "prosperaram"; ataques dos nativos; disputas com Holanda e França.
  • Idade contemporânea

    A Idade contemporânea é a que nós vivemos hoje em dia, que aconteceram várias coisas. Como o período de consolidação do capitalismo, por meio da industrialização da Inglaterra, um desdobramento direto da Revolução Industrial.