-
-
Chegada dos Portugueses, com esquadra comandada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, que partiu de Lisboa (rio Tejo) em 9 de março de 1500.
-
-
Mais notoriamente por causa da exploração do Pau-Brasil. Comercialmente viável, utiliza o cerne para corante e a madeira, muito resistente, para construção de navios e móveis.
-
"Durou até 1533. Tinha por objetivo patrulhar a costa, estabelecer uma colônia através da concessão não-hereditária de terras aos povoadores que trazia e explorar a terra, tendo em vista a necessidade de sua efetiva ocupação." Boris Fausto.
Deu origem às capitanias hereditárias. -
A coroa efetiva um Governo para a nova Colônia, iniciando um período mais formal de instalação em terras brasileiras. Tomé de Sousa chega com mais de mil pessoas, com instruções detalhadas conhecidas como o "Regimento de Tomé de Sousa", para instalar o governo, dado o fracasso das capitanias. O objetivo era comercial - fornecer matérias primas e minérios para a economia da coroa portuguesa.
-
A coroa publicou lei que proibia a escravização dos índios. Apenas os Aimorés foram exclusos.
-
Decretada a exclusividade do comércio da coroa portuguesa com a colônia. Rei Dom Sebastião.
-
Para não perder território, os portugueses expulsam os franceses em 1616 e então fundam Belém. A partir dali, inicia-se a colonização na região norte, adentrando o território.
-
Não passou dos limites da cidade e durou um ano. Guerrilhas organizadas por homens-bons não permitiram o avanço.
-
Ficam dominando partes do Nordeste até 1654, quando foram expulsos pelos portugueses.
-
Incumbida de manter 36 navios armados para proteger os navios mercantes que saíam do ou chegavam ao Brasil. Em troca, usufruiria do monopólio das importações de vinho, farinha, azeite de oliva e bacalhau e do direito de estabelecer o preço destes artigos. Em 1694 foi transformada em órgão governamental.
-
Opos paulistas de um lado e baianos e estrangeiros de outro pelo direito de minerar ouro.
-
-