Historia do Brasil

  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Embora as autoridaes imperiais tenham tentado promover algumas reformas para semanter no poder, a monarquia deixou de existir no Brasil em 15 de novembro de 1889. Nessa data foi proclamada a Republica, apartir de um golpe liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
  • Period: to

    Período da República Militar (ou da Espada)

    Regime Republicano, recem instalado no pais, teve como presidentes Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto.
    Um pequeno grupo de militares, insatisfeitos com a ação imperial, organizou um golpe que não foi prontamente identificado como tal.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
    em represália à maneira de atuar do então presidente da República Marechal Deodoro da Fonseca que, ao ver-se diante de sérios problemas para lidar com os partidos políticos contrários ao governo – representados pela nata cafeicultora.
  • Revolucao Federalista

    agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos, então governador.
  • Segunda Revolta da Armada

    Segunda Revolta da Armada
    Teve início com uma agitação encabeçada por alguns generais, que enviaram uma carta ao presidente Floriano Peixoto ordenando-lhe que convocasse imediatamente novas eleições, em obediência à Constituição.
  • Period: to

    Período da República do Café-com-leite

    Sao Paulo e Minas Gerais se juntaram ao governo central no sentido de controlar o processo sucessório para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado.
  • Revolta dos Canudos

    Revolta dos Canudos
    líder messiânico foi Antônio Conselheiro, que estabeleceu uma comunidade em Canudos. Seu intuito era governá-la e torna-lá auto-sustentável.
  • Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina
    A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina.
  • Revolta da Chibata

    Revolta da Chibata
    Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.
  • Period: to

    Periodo que durou o Tenenstismo

  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    O fim da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) colocou os Estados Unidos em um novo panorama econômico. De maior devedora, a economia norte-americana se transformou na principal credora da economia mundial.
  • Period: to

    Governo Provisorio de vargas

    Ao tomar posse em 1930, Getúlio Vargas discursou que o seu governo era provisório, mas tão logo começou a governar, tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder.
  • Revolucao de 1931

    Revolucao de 1931
    a Revolução de 30 contou com uma série de fatores conjunturais que explicam esse dado histórico. O próprio uso do termo ‘revolução’ como definidor desse fato, pode, ainda, restringir outras questões vinculadas a esse importante acontecimento. Em um primeiro momento, podemos avaliar a influência de alguns fatores internos e externos que explicam o movimento.
  • Period: to

    Governo e suicidio de Vargas

    Pela primeira vez getulio e eleito atravez de voto direto,
  • Period: to

    Governo Constitucional de Vargas.

    Getúlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e sociais brasileiros, até então nunca trabalhados.
  • Period: to

    Estado Novo

    O estado novo foi implantado apos a fase ruim q o governo teve. O golpe foi implantado com a invasao do congresso nacional e das demais cameras municipais, assim aos poucos foi impondo ao povo brasileiro uma nova constituicao, que ficou conheceida como ''polaca'' pos foi inspirada na constituicao da Polonia.
  • Period: to

    Governo Dutra

    Primeiro presidente eleito por voto direto apos o Estado Novo, uma nova constituicao foi criada analfabetos e militares nao poderiam votar e a idade minima foi reduzida para 18 anos, mulhes continuaram com seu direito de voto. Na economia o pais comecava a voltar ao normal em relacao a exportacao mas em pouco tempo as reservas combiais acabaram e a divida externa do pais voltou a subir. Em 1947 foi criado o plano Salte com o objetivo de organizar os gastos internos do pais.
  • Eleicao de Vargas

    Eleicao de Vargas
    Em sua primeira eleicao transmitia uma imagem de um lider trabalista e principal figura do PTB. Com a imprensa e o exercito contra ele espalhou-se um clima de tencao em todo o pais
  • Suicídio de Vargas

    Suicídio de Vargas
    Getulio cometeu suicidio devido a grande precao politica, e a exigencia do povo para ele renunciar o cargo.
  • Eleição de JK

    Eleição de JK
    Candidato do PSD, durante sua campanha JK teve duas promessas principais a mudanca da capital para o planalto sentral (a construcao de Brasilia) e um novo plano de metas com o slogan e principal lema ''50 anos em 5''
  • Construção de Brasília

    Construção de Brasília
    A nova capital seria construida no planalto sentral, o governo pretendia povoar a nova cidade. Com o objetivo de trazer o foco para o centro do pais, apesar de todos os beneficios que a nova capital touxe ao pais, com seus altos custos criou muitas dividas ao pais.
  • Eleição de Jânio Quadros

    Eleição de Jânio Quadros
    Foi eleito de forma democartica com uma vitoria bem expressiva, mas seu governo durou apenas alguns meses causando uma crise
  • Ato Institucional nº 1

    Ato Institucional nº 1
    Da aos chefes das forcas armadas o controle do pais tirando o voto direto, mudando tambem os mandatos dos presidentes, dando a eles o direito de suspender direitos politicos e casar mandatos
  • Period: to

    Castelo Branco

    Criou as cassações politicas, trouxe o fim das eleiçoes diretas para presidente, trouxe o bipartidarismo, limitações de direitos constitucionais.
  • Period: to

    Regime Militar

    Periodo aonde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais, os chefes de Estado, ministros e indivíduos instalados nas principais posições eram os que controlavam tudo, sendo todos os presidentes do periodo generais do exercito
  • Period: to

    Milagre Economico

    O Milagre foi o periodo durante a ditadura militar aonde o crescimento do PIB por ano era de 7% a 13%, ocorreram melhoras significativas na infraestrutura do pais, o aumento no numero de empregos, inflaçao elevada e grande aumento da divida externa.
  • Ato Institucional nº 2

    Ato Institucional nº 2
    Fortalecimento do Executivo (instituiu as eleicoes indiretas, extingiu os partidos politicos existentes, autorizando a criacao de novos, deu ao presidente o poder de fechar o congresso, assembleias legislativas e cameras municipais, estabeleceu temporaria mente poderes para o presidente aplicar punicoes aos funcionarios)
  • Ato Institucional nº 3

    Ato Institucional nº 3
    Eleições indiretas para governador de estado e para prefeito de municípios.
  • Ato Institucional nº 4

    Ato Institucional nº 4
    – Nova Constituição - (Sexta brasileira e quinta republican Incorporou os Atos Institucionais) Lacerda e Juscelino tiveram seus direitos políticos cassados e acabaram sendo exilados.Mobilização popular, principalmente por parte de estudantes, trabalhadores e artistas. Os principais artistas acabram sendo presos e exilados.
  • Period: to

    Arthur da Costa e Silva

    Criou o Ato Institucional nº 5, política econômica voltada para o combate da inflação e expansão do comércio exterior, investimentos nos setores de transporte e comunicações.
  • Ato Institucional nº 5

    Ato Institucional nº 5
    deu novamente o poder do presidente fechar assembleias e camaras e o congresso, com o congresso fechado no mesmo dia, renovou os poderes de cacar mandatos e punir trabalhadores.
  • Period: to

    Emílio Garrastazu Médici

    Repressao politica (exílios, tortura, prisões, desaparecimento de pessoas, combate aos movimentos sociais e censura), "Milagre Econômico" e propaganda patriótica
  • Period: to

    Ernesto Geisel

    Abertura politica lenta, gradual e segura, aumentou o mandato de presidente de 5 para 6 anos, alta da inflação e dívida externa, fim do AI-5,
  • Period: to

    João Baptista Figueiredo

    início da transição para o sistema democrático, crise econômica, greves, protestos sociais, restabelecimento das eleições diretas para governadores dos estados, fim do bipartidarismo.