História da Computação

  • Máquina de Pascal

    Em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal. Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas que giravam na realização dos cálculos. A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair.
  • Máquina Analítica de Charles Babbage

    Máquina Analítica de Charles Babbage
    Em 1842, Charles Babbage publicou um artigo sobre sua chamada "Máquina Analítica" ou "Máquina das Diferenças", que ele afirmava que era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Teve a grande ajuda de Ada Lovelace, que é considerada a primeira programadora da história.
  • Teoria de Boole

    Se Babbage é o avô da computador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Boole desenvolveu, em 1847, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1. Para representar valores intermediários, como “mais ou menos” ativo, é possível usar dois ou mais algarismos (bits) para a representação.
  • Máquina de Turing

    Máquina de Turing
    É um dispositivo imaginário que formou a estrutura
    para fundamentar a ciência da computação
    moderna. Apesar da máquina de Turing não ter sido implementada fisicamente, na totalidade pelo seu autor,
    o processo computacional foi matematicamente demostrado e provado no artigo. Turing explicitou um
    dispositivo lógico que ele chamou de "automatic machine" (ou “a‐machine”), capaz de ler, escrever e
    apagar símbolos binários em uma fita de comprimento ilimitado e dividida por quadrados de igual
    tamanho
  • ENIAC

    ENIAC
    No ano de 1946, ocorreu uma revolução no mundo da computação com o lançamento do computador ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), máquina que era em torno de mil vezes mais rápida do que as outras de sua época. A principal inovação nesta máquina é a computação digital, muito superior aos projetos mecânicos-analógicos desenvolvidos até então.