Grandezas e Medidas

Timeline created by mjac
In History
  • 8000 BCE

    Primeiro Calendário

    Primeiro Calendário
    Em 2013 na região de Warren Field, na Escócia foi descoberto um calendário que teria sido utilizado por 4000 anos, por volta de 8000 a.C e 4000 a.C.. O Calendário mais antigo até então era o que foi criado na Mesopotâmia 3.300 a.C..
    O Calendário consiste, resumidamente, em 12 covas que representavam cada mês do ano, as fases da lua e além disso o alinhamento do sol também configurava um ano novo.
    Artigo:Time and a Place: A luni-solar 'time-reckoner' from 8th millennium BC Scotland
    Daniel Matheus
  • 5000 BCE

    Criação da balança pelos Egípcios

    Criação da balança pelos Egípcios
    Por volta de 5000 a.C os egípcios criaram a balança como forma de reduzir prejuízos causados pelas frequentes trocas de mercadorias e principalmente de ouro entre os povos. Dessa forma, a construção desse instrumento substituiu a medição que era até então realizada através da comparação com membros do corpo humano.
    A balança era constituída por dois braços iguais com uma alavanca de madeira no meio no qual se penduravam dois pratos por uma corda amarrada a um suporte fixo.
    Laura Victorya Rodrig
  • 4000 BCE

    Primeiras Unidades de Medidas das Civilizações

    Primeiras Unidades de Medidas das Civilizações
    Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo. Por exemplo, o cúbito era uma unidade utilizada pelos egípcios há, aproximadamente, 4.000 anos. Brivaldo Souza
  • 3500 BCE

    Criação do Gnomon ou Relógio de Sol

    Criação do Gnomon ou Relógio de Sol
    Os antigos egípcios fizeram os primeiros relógios de sol ou GNOMON por volta de 3500 a.C. O relógio de sol surgiu quando os egípcios notaram que o sol provocava sombra nos objetos e que ao longo do dia essa sombra variava de lugar. Eles eram simples bastões ou pilares que projetavam uma sombra no chão, eram chamados GNOMON e podiam mostrar uma das metades do dia. Sendo este instrumento considerado, provavelmente, o primeiro instrumento utilizado para indicar a hora do dia.
    José Lucas
  • 3000 BCE

    Côvado, o mais antigo padrão de medida linear.

    Côvado, o mais antigo padrão de medida linear.
    Supõe-se que o mais antigo padrão de medida linear tenha surgido no Egito, por volta de 3000 a.C. Era o côvado, baseado no comprimento do antebraço, do cotovelo à ponta do dedo médio. Segundo a Bíblia, a arca de Noé, com três andares, tinha o comprimento de 300 côvados, a largura de 50 côvados e a altura de 30 côvados. Bruno da silva Couto
  • 2000 BCE

    Medições e suas utilizações I

    Medições e suas utilizações I
    Os homens primitivos provavelmente sentiram a necessidade de medir distâncias para informar a seus semelhantes a que distância se encontrava a caça, a pesca, etc. As primeiras unidades de medida foram criadas tomando-se o corpo humano como referência. O dedo polegar inspirou a polegada ( ≈ 2,54 cm); o pé humano deu origem ao pé ( ≈ 30,48 cm); a milha corresponde a mil passos ( ≈ 1.609,34 m). Algumas unidades ainda são utilizadas por determinados países... Aluno: Márcio José Monteiro de Barros.
  • 2000 BCE

    Medições e suas utilizações III

    Medições e suas utilizações III
    ...Essa utilização já era comum por volta de 2000 a.C., e esse progresso foi, sem dúvida, provocado pela intensificação do comércio. Na Antiguidade, as unidades de massa variavam de uma região para outra. É interessante notar que algumas unidades de massa antigas ainda se mantêm em uso, por exemplo, o gado continua sendo negociado em arrobas (≈ 15 kg). Uma terceira medida importante é o volume.A ânfora dos romanos, foi muito importante, ela equivalente a aproximadamente 25,44 L.
    Márcio Monteiro
  • 2000 BCE

    Medições e suas utilizações II

    Medições e suas utilizações II
    ...até os dias atuais. A Inglaterra e os Estados Unidos utilizam a jarda como medida de comprimento. Ela consiste na distância entre o nariz e a ponta do polegar, com o braço esticado ( ≈ 0,91 m).
    Outra necessidade que se mostrou vital, foi a de medir a massa. No início a massa era avaliada pela estimativa da carga que um ser humano ou um animal poderia levantar ou carregar (medida subjetiva). Posteriormente passou a ser obtida por meio do uso de balanças (medida objetiva)...
    Márcio Monteiro
  • 1400 BCE

    A história da Agrimensura https://www.amiranet.com.br/artigo/a-historia-da-agrimensura-16

    A história da Agrimensura https://www.amiranet.com.br/artigo/a-historia-da-agrimensura-16
    A agrimensura iniciou no Egito.
    O agrimensor era um funcionário nomeado pelo faraó com a tarefa de avaliar os prejuízos das cheias e restabelecer as fronteiras entre as diversas propriedades.
    A propriedade era um bem respeitado pelos egípcios. Como todo ano o rio Nilo inundava as terras apagando as marcas físicas de cada propriedade, surgiu tal necessidade de medir o território de cada pessoa. A medição de terras auxiliava também na arrecadação de impostos de áreas rurais. José Ivanildo Júnior
  • 500 BCE

    A Descoberta Das Grandezas Incomensuráveis

    A Descoberta Das Grandezas Incomensuráveis
    A descoberta das grandezas incomensuráveis, no séc. V a.E.C.,desencadeou a primeira "crise" da Matemática Grega,especialmente na ala dos pitagóricos, pois para eles tudo poderia ser representado por números,sendo o universo numérico restrito ao que hoje chamamos de conjunto dos racionais positivos. Esse enigma só foi esclarecido quando o conceito de número deixou de ter uma visão quantitativa e passou a possuir uma visão qualitativa, o que permitiu a construção da teoria dos números irracionais.
  • Period: 500 BCE to 355 BCE

    Eudoxo de Cnidus e as Grandezas Incomensuráveis

    Fernando Diego
  • 450 BCE

    O Fato Que Contrariou A Intuição Geométrica Dos Gregos

    O Fato Que Contrariou A Intuição Geométrica Dos Gregos
    Um exemplo de grandeza incomensurável é a medida da diagonal do quadrado e o seu lado como unidade de medida, sabemos hoje que utilizando estes termos a medida da diagonal é dada pela raiz quadrada de dois. Os gregos perceberam geometricamente que esse número existia, porém não conseguiram mostrar aritmeticamente esse processo, uma vez “o universo dos gregos era limitado a coisas mais imediatamente acessíveis aos sentidos” (DANTZIG, 1970, p.96).
  • 408 BCE

    Eudoxo de Cnidus I

    Eudoxo de Cnidus I
    Natural de Cnido, colônia grega situada na Ásia Menor, Eudoxo (aproximadamente 408 a 355 a.C.) é considerado, depois de Arquimedes, o maior matemático da Antiguidade. Muito jovem, deixou sua cidade natal para estudar Geometria com o pitagórico Arquitas. Depois seguiu para Atenas, onde estudou filosofia na Academia de Platão. Muito pobre, optou por morar na cidade de Pireu, a duas milhas de Atenas, onde a pensão era mais barata, fazendo a pé, todos os dias, o caminho de ida e volta à Academia.
  • 375 BCE

    A Teoria das Proporções de Eudoxo III

    Mesmo sem ter os instrumentos para trabalhar com o infinito, Eudoxo produziu um método eficiente para dar demonstrações satisfatórias para resultados envolvendo proporções.
    A solução encontrada por Eudoxo para o problema da incomensurabilidade, embora brilhante, tinha como sério inconveniente o fato de ser meramente geométrica, o que contribuiu fortemente para que nos dois milênios seguintes a Geometria se tornasse uma das principais bases de rigor da Matemática.
  • 375 BCE

    A Teoria das Proporções de Eudoxo II

    Em linguagem moderna, a definição de Eudoxo para grandezas em razão era feita do seguinte modo: a/b = c/d (ou seja, a está para b na mesma razão que c está para d) se, e somente se, dados quaisquer dois inteiros m e n, vale: • se ma < nb, então mc < nd;
    • se ma = nb, então mc = nd;
    • se ma > nb, então mc > nd. Com isso, o conjunto dos números racionais maiores que zero fica dividido em duas classes, aquela dos quocientes m/n tais que ma≤nb e a dos quocientes m/n para os quais ma>nb.
  • 375 BCE

    A Teoria das Proporções de Eudoxo I

    A teoria da proporções de Eudoxo introduziu a noção de grandeza para representar genericamente coisas como segmentos, ângulos, áreas, volumes e tempo, por exemplo, e a ideia de múltiplo de uma grandeza segundo um número natural não nulo. Por meio deste postulado, Eudoxo conseguiu incorporar os incomensuráveis à sua teoria fazendo uso apenas de relações envolvendo números inteiros. A teoria de proporção de Eudoxo viria a ser tratada no livro V dos Elementos de Euclides, por volta 300 a. E. C.
  • 355 BCE

    Eudoxo de Cnidus II

    Eudoxo de Cnidus II
    ... Esteve também meio ano no Egito aprendendo e depois fundou, em Cízico, uma escola que teve muito êxito. Com cerca de 40 anos de idade voltou em visita a Atenas, acompanhado de alguns alunos, sendo recepcionado por Platão com um banquete. Retornou por fim a Cnido para ensinar e participar da vida da cidade, terminando seus dias cercado de prestígio.
  • 701

    Ampulheta, ou relógio de areia

    Ampulheta, ou relógio de areia
    A historia remete que a ampulheta foi inventada no século VIII, por um monge francês chamado Luipraud. Ela serve para medir intervalos pequenos de tempo e exige muita atenção para ser virada quando a areia terminar de cair no recipiente de baixo. As ampulhetas foram usadas, durante muito tempo, pelas embarcações. Elas eram utilizadas pelos marinheiros para medir a distância entre Leste e Oeste, assim como a longitude do local. Josinaldo Silva
  • 768

    Primeira tentativa das unificações das medidas

    Primeira tentativa das unificações das medidas
    veio a partir do imperador francês Carlos Magno (768-814), no século 8. Ele criou, um conjunto de pesos chamado de “pilha de Carlos Magno” e instituiu a libra esterlina (equivalente a 350 gramas). Mas essas unidades não perduraram. Durante a Idade Média, cada senhor feudal manteve, dentro das terras que lhe pertenciam, os seus próprios padrões de medida. Era uma forma de dominação. “Quem controlava as medidas detinha o poder”, diz Giorgio Moscati. Henrique Alexandre.
  • 1189

    Determinação das unidades para comprimento e capacidade.

    Determinação das unidades para comprimento e capacidade.
    http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/971/908
    Ricardo I da Inglaterra (reinado 1189-
    1199) determinou unidades para comprimento e capacidade.
    Embora as medidas de tempo fossem divulgadas e adotadas em toda a Europa desde a
    Antiguidade, os outros padrões e medidas criados não conseguiram uma difusão e utilização
    universal e homogênea, o que continuava causando confusões, erros de interpretação e
    desonestidade de muitos.
  • 1441

    Criação do Pluviômetro

    Criação do Pluviômetro
    Evidências históricas registram que a criação do primeiro pluviômetro foi no ano de 1441 pelo Rei Sejong (1418-1450), o Grande da Dinastia Choson. Ele criou o instrumento com o intuito de verificar os níveis de chuva em seu reino e determinar os períodos de seca na região. Antes de sua invenção, o Rei cavava buracos na terra a fim de analisar a quantidade de água da chuva. Foi utilizado, também, para conferir o potencial de colheita dos fazendeiros.
    Lucas Gabriel Vieira da Silva
  • Criação do primeiro termômetro

    Criação do primeiro termômetro
    O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. O termômetro era composto de uma parte de vidro arredondada, chamada de bulbo, que servia para ser imerso em um recipiente que contivesse água e corante. Dessa forma, Galileu podia comparar temperaturas de vários objetos que eram colocados em contato com o bulbo, pois a altura da coluna de água dependia exatamente da temperatura do objeto, ou seja, quanto maior a temperatura, maior a coluna de água.
    Tiago de Oliveira Moreira
  • Ano-Luz Tempo ou comprimento?

    Ano-Luz        Tempo ou comprimento?
    Apesar de parecer uma unidade de tempo, o ano-luz é uma unidade bastante utilizada na astronomia para medir distâncias. A velocidade da luz é considerada aproximadamente 300.000 km/s. Com essa velocidade a luz percorre, em um ano, algo em torno de 9,5 trilhões de quilômetros, temos portanto o ano-luz.
    O astrônomo Olaüs Römer, em meados do séc. XVII, foi o primeiro a estabelecer que a velocidade da luz é finita e estimar que ela equivalia a um valor superior a 200.000 km/s. Laíza Bezerra
  • Definição do metro

    Definição do metro
    Durante a Revolução Francesa, o país estava recomeçando sua vida econômica e social, Assim, foi nomeada uma comissão de cientistas, entre eles Lagrange e Laplace para estudar o problema das medidas. A comissão elaborou um relatório que teve como consequência um decreto francês em abril de 1795, estabelecendo a unidade-padrão de comprimento e base do novo sistema métrico, o metro. Alterado ao longo dos anos, inicialmente era um décimo de milionésimo da distância entre Polo Norte e Equador.
    Edson
  • Criação do Galvanômetro de Tangente

    Criação do Galvanômetro de Tangente
    O primeiro aparelho usado para medir corrente elétrica surgiu em 1820, criado pelo dinamarquês Hans Oersted.
    Esse aparelho consistia de uma bobina formada por várias voltas de fio, produzindo um campo magnético em seu centro, no qual era posicionada uma bússola. Como o campo magnético terrestre é perpendicular ao da bobina. A agulha da bússola apontará na direção resultante. E, a razão entre os dois campos é dada pela tangente do ângulo que a agulha faz com o norte. Rebeca Cláudia.
  • Criação do Sistema Internacional de Unidades (SI)

    Criação do Sistema Internacional de Unidades (SI)
    O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de torná-las acessíveis. Nesse sistema, as unidades de massa, comprimento e de tempo, são, respectivamente: o quilograma, o metro e o segundo.
    Outras unidades fundamentais do (SI) são o ampère, o kelvin, a candela e o mol. Logo, definiu-se que essas sete unidades constituem a base do SI.
    José Lucas
  • Definindo o Byte como 8 bits

    Definindo o Byte como 8 bits
    O Byte, que atualmente se refere a 8 bits já foi definido de outras formas antes desse padrão. Iniciando com 6 bits e versão com 7 bits (ainda possível ser encontrado e configurado), tivemos a primeira codificação de 1 byte = 8 bits com à IBM, criando o código EBCDIC em 1960. A partir do sucesso dos computadores IBM, padronizou-se que 1 byte = 8 bits, surgindo também o código ASCII de 8 bits em 1961, tendo substituições atualmente para códigos como UNICODE UTF, UTF-16 e UTF-32.
  • Acidente por coexistência de dois sistemas de medidas.

    Acidente por coexistência de dois sistemas de medidas.
    A coexistência de dois sistemas de medida também causou confusão, dessa vez nos Estados Unidos. Em 1999, a Nasa perdeu a sonda Mars Climate Orbiter por causa de informações conflitantes dos controladores de vôo.
    O erro de navegação fez com que a Mars Climate Orbiter (MCO) chegasse a apenas 60 km de Marte -100 km mais perto do que o planejado e 25 km abaixo do nível de segurança do projeto. Henrique Alexandre