-
Em 1930 iniciou-se um novo período na História Brasileira. Trata-sede um período em que uma nova elite, liderada pelo político gaúcho, Getúlio Vargas, chegava ao poder. Não era o fim da dominação dos ricos sobre os pobres, antes, se tratava de uma reorganização do poder político entre as elites.
-
A revolução constitucionalista de 1932
Constituição de 1934 -
Centralização, Autoritarismo, Modernização, Indústria de base, “Industrialização por substituição de importações”, Diversificação produtiva, Nacionalismo, Trabalhismo, Populismo.
-
Essa fase do governo de Vargas é caracterizado de forma constitucional e foi marcado pelo surgimento de duas correntes político-ideológicas que refletiam o fascismo e socialismo europeu aqui no Brasil.
Ação integralista Brasileira (AIB) de 1932
Aliança Nacional Libertadora (ANL) de 1935 -
Intentona Comunista de 1935
Plano Cohen
Golpe de Estado em 1937
Caminhando para uma ditadura -
Com a criação do suposto plano Cohen, falso plano comunista de tomada ao poder, Vargas criou bases para dar um golpe de Estado e tornar-se ditador.
Constituição Polaca de 1937
Centralização do poder nas mãos do presidente, com a extinção do cargo de vice-presidente a possibilidade do presidente legislar; Controle do governo sobre a imprensa e as manifestações públicas;
Estabelecimento da pena de morte para crimes políticos;
Extinção dos partidos políticos. -
O Brasil vai à Guerra (segunda guerra mundial).Em 1939 iniciou a 2ª Guerra Mundial e Vargas tinha uma grande simpatia com o regime de Hitler (além de guardar grandes semelhanças com o regime alemão). A abertura democrática
Com o envolvimento do Brasil na guerra ficou difícil para Getúlio manter-se de forma ditatorial ao mesmo tempo que lutava contra o fascismo. Queremismo.
Crise - Suicídio de Getúlio
Eleição de Eurico Gaspar Dutra