-
A duração da ditadura militar, começando no golpe do estado de João Goulart e acabando na posse de José Sarney, voltando à democracia.
-
-Mais poder ao poder executivo
- Poder de suspender e cassar mandatos políticos
- Mudança nas eleições -
Castelo Branco era um militar Sorbone, que apoiava a volta à democracia após tirando o perigo communista do Brasil. Em seu mandato, houve a mudança do plupartidarismo para o bipartidarismo, as eleições para presidente não seriam mais diretas, começou cassações políticas e acabou a immunidade dos parlamentares.
-
- Muda o processo legislativo, executivo, e a organização dos Tres Poderes
- Tira a immunidade parliamentar
- Bipartidarismo
-
- Eleições indiretas nacionais, estaduais e munincipais
- Retira a interferência judicial pelas ações dos militares
-
- Discussões e votação sobre Constituição
-
O Governo de Costa e Silva era considerado linha dura, querendo manter a posse nas mãos militares. Ele implementou uma nova constituição, numa reforma administrativa, e logo após sua morte, foi estabelecido o AI-5. Houve investimento no transporte e communicação, e também um combate à inflação. Morreu por trombose grave e foi tirado do poder pela mesma razão.
-
Época em que houve muito investimento estrangeiro que entrava para o Brasil maciçamente após a "estabilização política". Houve um incrésimo na renda da classe média e muitos domicílios conseguiram acesso a equipamentos estrangeiros. A desigualdade social aumentou muito, como a classe baixa simplesmente ficou mais pobre enquanto as outras classes sociais aumentavam suas rendas.
-
- Suspende Habeas Corpus
- Presidente da República pode decretar:
- estado de sítio,
- intervenção federal sem interferência,
- suspensão de direitos políticos
- restrição do exército para qualquer direito público ou privado
- cassação de mandatos
- recesso do Congresso, Assembléia Legislativa ou Câmara de Vereadores
- Tirava interferência judiciária das ações militares de acordo com os AIs.
-
A junta militar foi formada pelo Aurélio de Lira Tavares, ministro do Exército, Augusto Rademaker, ministro da Marinha, e Márcio Melo, ministro da Aeronáutica. Tiraram o vice do poder, como ele era civil e não apoiava os militares.
-
Médice era conhecido por ser extremamente linha dura e foi durante seu governo que houve os anos de maior repressão. O AI-5 estava em funcionamento e muios direitos humanos não estavam presentes. Os Anos de Chumbo estavam em funcionamento. No seu governo também houve o Milagre Economico, em que o PIB do país aumentou. Houve muita propaganda nacionalista, especialmente depois da Copa do Mundo.
-
Ernesto Geisel era sorbone, e prometeu uma abertura gradual e segura para a democracia. Também tirou o AI-5 e retomou o direito do Habeas Corpus, e seu governo foi marcado por muita dívida externa.
-
Durante o governo de Figueiredo, que era um sorbone, houve a volta a democracia. Foi tirado o bipartidarismo para a volta do plupartidarismo. As eleições voltaram a ser diretas para os governadores, e o presidente foi um civil pela primeira vez depois do Jango e Janio Quadros.