Discussões sobre "bullying" no Brasil

  • Violência escolar

    A violência escolar ganha visibilidade no meio acadêmico, com pesquisas voltadas às depredações, furtos e invasões, considerados, então, como os maiores problemas enfrentados pela escola.
  • Outras formas de violência

    O vandalismo permanece como um dos focos, acompanhado pelo tráfico de drogas no cotidiano escolar e pela entrada na escola
    da violência externa a ela. As agressões interpessoais (seja
    aluno-aluno, seja aluno-professor) também ganham destaque.
  • Brigas e agressões entre alunos

    Muitas pesquisas procuram compreender a relação dos atores institucionais com a agressividade, os atos e os comportamentos violentos. O cotidiano escolar passa a ser observado mais de perto, considerando-se os mecanismos institucionais e simbólicos que aí se encontram.
  • Intensificação das pesquisas sobre "bullying"

    O governo brasileiro firmou uma parceria com a UNESCO, o que
    possibilitou a promoção de pesquisas e publicações. Assim, é lançado o Programa Nacional Paz nas Escolas, pela Secretaria de Direitos Humanos e pelo Ministério da Justiça. Tais fatos foram propulsores da intensificação das pesquisas na virada do milênio; seus efeitos puderam se sentir ao longo de toda a “década da paz” e ajudaram a estabelecer, definitivamente, a violência escolar como objeto de pesquisa na academia brasileira.
  • Massacre do Realengo

    Chacina ocorrida na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 13 e 16 anos, e deixando mais de treze feridos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo suicídio.
  • Aumento de trabalhos publicados sobre "bullying"

    Maior número de teses e de dissertações voltadas às estratégias de prevenção e de combate ao "bullying". Isso pode ser indicativo de que, no campo das pesquisas de pós-graduação em Psicologia e em Educação no Brasil, haja maior ênfase em delinear ações contra o "bullying", não se restringindo ao seu conhecimento ou revisão teórica a respeito.
  • Lei federal nº 13.185

    Programa de Combate à Intimidação Sistemática