-
A Samarco Mineração S.A. é uma mineradora brasileira fundada em 1977 e atualmente controlada através de uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton.
-
Início da construção da barragem de Fundão, uma das mairores do Estado de Minas Gerais.
-
Em 5 de novembro de 2015 a barragem de Fundão em Mariana-MG se rompe trazendo um mar de lama sobre o distrito de Bento Rodrigues iniciando um vazamento às 15:30
Levou 19 vidas, destruío casas, matou animais e tirou memórias. -
A prefeitura de Governador Valadares interrompe a captação de água por conta da lama que invadiu o rio Doce.
No dia seguinte, foi decretado Estado de Calamidade Pública, em função do desabastecimento de água na cidade. -
O distrito de Mariana decretou estado de calamidade devido à falta de água.
-
Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas do Estados de Minas Gerais e Espírito Santo cria três Comissões Especiais para acompanhar o caso e as providências adotadas.
-
Foram criadas, na Câmara Federal e nas Assembleias Legislativas do Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, três Comissões Especiais para acompanhar o caso e as providências adotadas.
-
Exército Brasileiro monta um ponto de distribuição gratuita de água fornecida pela Samarco no centro da cidade.
-
Lama e rejeitos de minério chega ao município de Baixo Guandu, no noroeste do Espírito Santo. A prefeitura suspende o abastecimento pelo Rio Doce
-
Lama e rejeitos chega ao mar e prefeitura de Linhares interdita as praias de Regência e Povoação e emitiu um alerta para que as pessoas não entrem na água.
-
BHP declara que os rejeitos encontrados no Rio Doce são compostos de materiais de argila e lodo, provindos da lavagem e processamento de terra contendo minério de ferro, que é naturalmente abundante na região.
-
Samarco teve de pagar uma multa de $18.7 bilhões de dólares.
Após 2018 haveria um aporte anual de R$1,8 bilhões. -
Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, assinado pela Samarco e pelos governos Estaduais e Federais.
-
Polícia Federal leva presidente e funcionários da Samarco para delatar e explicar o ocorrido.
-
Ministério Público encaminhou um inquérito contra a Samarco, que pedia a prisão do presidente licenciado Ricardo Vescovi e mais seis pessoas, para a Justiça Federal, considerando que a extensão dos danos configurava "lesão a bem de interesse federal".
-
Início de protestos pedindo a volta das atividades da Samarco, que esperava ainda no ano reativar a mineração na região.
-
Votação escolheu o novo local onde será construido o novo distrito de Bento Rodrigues.
-
Funcionários da Samarco fazem uma audiência pedindo retomada das atividades mineradoras.
-
Ministério Público Federal suspende o acordo firmado entre a empresa Samarco e os governos Federais e Estaduais.
-
Comição aprova relatório final, aprovando dois projetos de lei, proibindo a a construção de barragens próximo a comunidades e mananciais.
-
Ministério Público Federal acusa 4 empresas e 22 pessoas pelo rompimento da barragem, sendo que 21 pessoas são denunciadas por homicídio qualificado.
-
Foram removidos pouco mais de 500 mil metros cúbicos de lama, entre 5 de novembro de 2015 e 31 de outubro de 2016
-
A empresa Samarco faz promessa de construir um novo distrito de Bento Rodrigues em até março de 2019.
-
Até agora, poucas ações efetivas foram tomadas, e , moradores que perderam tudo no desastre ainda esperam respostas e providências.