-
Autoridades de saúde chinesas informam a OMS sobre um grupo de 41 pacientes com uma misteriosa pneumonia. A maioria está conectada ao Mercado Atacadista de Frutos do Mar Huanan. Pneumonia em hospital de Wuhan/China.
-
As autoridades chinesas identificam o vírus que causou a doença semelhante à pneumonia como um novo tipo de coronavírus (denominado novo coronavírus ou nCoV)
-
A China registra sua primeira morte ligada ao novo coronavírus.
-
A OMS faz o primeiro alerta sobre o surto do novo coronavírus, chamado então de 2019-nCoV, para que os países se preparem para uma possível transmissão da doença.
-
Tailândia relata a primeira infecção por coronavírus fora da China
-
Após o primeiro alerta sobre o surto, os casos quase triplicam e se estendem para outros sete países além da China, incluindo o primeiro caso nos Estados Unidos. Alguns dos casos são de pessoas que estiveram na China, mas não no mercado de Wuhan, confirmando a transmissão humana.
-
Autoridades chinesas colocam a cidade de Wuhan sob quarentena
-
Como a epidemia segue em uma crescente, com o primeiro caso nas Américas, o Ministério da Saúde divulga as informações de como identificar casos no Brasil, com definição de caso suspeito, fluxograma de atendimento e isolamento e como notificar.
-
No dia 27 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde alterou sua posição de que o surto do novo tipo de coronavírus seria uma emergência de risco moderado e passou a considerar de nível elevado. A OMS alterou também a definição de caso suspeito, incluindo qualquer pessoa com sintomas que tenha estado na China como um todo, e não apenas na cidade de Wuhan, como estava sendo considerado anteriormente. Com a nova definição, começam a aparecer casos suspeitos no Brasil.
-
No dia 30, o surto da doença respiratória aguda pelo coronavírus, é uma emergência de saúde pública de interesse internacional (PHEIC). Apesar de alguns membros do comitê discordarem, foi discutido que declarar PHEIC era importante para reconhecer as ações tomadas pela China e oferecer apoio ao país.
-
A primeira morte por coronavírus fora da China é registrada nas Filipinas e em Hong Kong
-
Uma pessoa na Califórnia morre de coronavírus, a primeira morte americana conhecida.
-
O número de mortos na China supera o da epidemia de SARS de 2002-2003, com 811 mortes registradas.
-
A OMS anuncia que a doença causada pelo novo coronavírus será chamada de "COVID-19".
-
Casos COVID-19 começam a aumentar na Itália
-
Os países que tem o maior aumento são Itália, que passa de 79 casos para 222 em apenas dois dias, e Irã, que contabiliza 12 mortes e fecha as fronteiras. Ao todo, quase 80 mil casos são confirmados, sendo mais de 2 mil em outros 31 países, com 2.600 mortes, sendo 35 externas à China.
-
Brasil recebe um paciente com os sintomas depois de voltar da Itália, e os resultados são positivos
-
A Itália coloca todos os 60 milhões de seus residentes em lockdown.
-
A OMS declara o surto como uma pandemia.
-
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que o exame para detecção do coronavírus será incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a cobertura mínima obrigatória para os beneficiários de planos de saúde.
-
OMS anuncia que Europa é o novo epicentro do coronavírus, os casos por dia da Europa ultrapassam a quantidade diária da China no pico da pandemia
-
A primeira foi no Estado de São Paulo e as outras duas foi no Rio de Janeiro
-
A China não relata nenhuma nova infecção disseminada localmente pela primeira vez desde o início da pandemia
-
O total de casos confirmados nos EUA chega a 82.404 - o maior do mundo - ultrapassando os 81.782 da China e 80.589 da Itália
-
-O Ministério da Saúde anunciou o monitoramento a distância de casos suspeitos de covid-19, por meio de ligações para o número 136. A pasta usará inteligência artificial para identificar pessoas vulneráveis com sinais e sintomas de contaminação.
-No final do dia é confirmado 6.386 casos de covid-19, e 241 mortes -
-O mundo passou de 1 milhão de infecções por covid-19. Os países com maior número de infecções são: os Estados Unidos (com mais de 200 mil casos), a Espanha (mais de 117 mil), Itália (mais de 115 mil), Alemanha (mais de 85 mil), e a China (que está perto de 83 mil casos).
-Brasil muda o protocolo e passou a recomendar que todos usem máscaras de proteção; e mais de 1.000 novos casos foram confirmados em 24 horas. -
Os estados de Roraima e Mato Grosso registraram suas primeiras mortes; Boletim do Ministério da Saúde fala que Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e região amazônica es em desenvolvimento acelerado e descontrolado do coronavírus. A pesquisa considerou a taxa de incidência de 4,3 casos por 100 mil habitantes em todo o país. E cada região possui: Distrito Federal: 13,2/100 mil; São Paulo: 9,7/100 mil; Ceará: 6,8/100 mil; Rio de Janeiro: 6,2/100 mil; Amazonas: 6,2/100 mil
-
Brasil ultrapassa a marca de 10 mil casos de coronavírus
Amapá registra primeiro óbito da covid-19; e com isso, apenas Acre e Tocantins não têm mortes decorrentes do novo coronavírus. -
-O governo federal emitiu novas orientações sobre a adoção de diferentes medidas de distanciamento social: do distanciamento social ampliado (DAS) ao distanciamento social seletivo (DSS). O objetivo é promover a retomada gradativa das atividades laborais, sem causar aumento de casos que não possam ser absorvidos pelo sistema de saúde.
-O Acre registra o primeiro óbito, e apenas Tocantins não tem mortes em decorrência do novo coronavírus. -
-O número global de mortos ultrapassou 100 mil. Confirmada a primeira morte de indígena (uma adolescente da etnia Yanomami) decorrente do novo coronavírus no estado.
-
Tocantins registra a primeira morte por coronavírus, com isso todos os estados do país têm óbitos decorrentes da Covid-19.
No Brasil, o número de óbitos por coronavírus chega a 1.552, e 204 mortes foram registrados em 24 horas, estabelecendo um novo recorde. O número total de casos confirmados de Covid-19 é 25.684. E São Paulo e Rio de Janeiro continuam com os maiores números de casos e óbitos: 8.895 casos e 608 mortes, e 3.231 casos e 188 mortes, respectivamente. -
-Completa um mês a primeira morte pelo novo coronavírus no Brasil. Desde então, o número de óbitos chegou a 1.952.
-O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, anuncia sua demissão, e no lugar assume o médico e empresário Nelson Teich. E o país enfrenta cidades com situações complicadas nos sistemas de saúde, como Manaus e Fortaleza -
Quase 200 brasileiros se inscreveram na plataforma 1 Day Sooner, que convida as pessoas a participarem do teste de vacinação contra o coronavírus. Os voluntários são infectados deliberadamente com o vírus, para poderem testar vários tipos de vacinas ao mesmo tempo.
-
-Pela primeira vez desde que o novo coronavírus entrou no Brasil, a contaminação atingiu o maior índice de casos confirmados. Em 24 horas, 6.276 infectados foram registrados; e 449 pessoas morreram.
-Em audiência virtual com senadores, o secretário da Saúde Nelson Teich, mantém a recomendação de distanciamento social. No entanto, com diretrizes específicas para cada região do país. -
Justiça decreta lockdown no Maranhão. A capital São Luís, e as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, ficarão em bloqueio total por dez dias, a partir de 05 de maio.
-
O número de casos do novo coronavírus já passou de 100 mil no Brasil, e de 7 mil o número de óbitos
-
Infelizmente o Brasil conseguiu ultrapassar a China em número de mortes
-
Dados colocam o Brasil no 6° lugar por mortes de Covid-19 em todo mundo, antes essa colocañ{ao era da Bélgica.
-
Vários países, como Espanha, Irã, Itália, Dinamarca, Israel, Alemanha, Nova Zelândia e Tailândia, começam diminuir suas restrições de bloqueio.
-
O país chega chega a 200 mil casos confirmados de Covid-19
-
A Universidade Johns Hopkins por conta dos 233.142 diagnósticos de Covid-19 colocaram o país em 4° lugar no ranking
-
Primeira contra o novo coronavírus teve respostas positivas em humanos, ela foi anunciada por uma Farmacêutica americana.
-
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, mostra interesse em proibir a entrada de brasileiros no país. O motivo disso seria que as pessoas daqui "não infectarem" o povo americano.
-
O número de casos globais de Covid-19 ultrapassa 5 milhões.
-
O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais afetado pela pandemia entre os países da América do sul.
-
Um plano de reabertura da economia foi anunciado no estado São Paulo. Esse plano acontecerá em regiões que tiverem uma redução no número de casos, disponibilidade de leitos hospitalares e obediência ao distanciamento social.
-
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda cautela na semana emque as cidades iniciam flexibilização das restrições
-
Primeiro lote de vacina contra a Covid-19 desenvolvida na Universidade de Oxford foi recebido pelo Brasil. Dois mil voluntários serão vacinados nas próximas três semanas
-
Brasil fica em 2° lugar de país com mais mortes por Covid-19 isso foi conta dos dados de óbitos totais. Segundo ranking da Universidade Johns Hopkins
-
Brasil ultrapassa a marca de 1 milhão de casos confirmados do novo coronavírus
-
O governo brasileiro anuncia parceria com farmacêutica AstraZeneca e a Universidade Oxford, do Reino Unido, para desenvolver e produzir vacinas contra a Covid-19.
-
Casos globais de Covid-19 ultrapassa 10 milhões, e as mortes globais ultrapassam 500.000
-
Em junho aconteceram mais da metade de mortes por coronavírus no país, informa o Ministério da Saúde
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-Brasil tem mais de 3,9 milhões de casos registrados, e o número de óbitos passou de 122 mil; Na cidade de Wuhan, crianças pequenas voltaram às aulas presenciais após uma suspensão de sete meses e as aulas do ensino médio retornaram em maio; Na França e na Bélgica, crianças retornaram terça-feira (1º de setembro) às escolas após seis meses de estudos interrompidos.
-
-De acordo com a revista “The Lancet” a vacina russa induz resposta imune e é segura, e não teve reações adversas. A vacina é chamada "Sputnik V"; no Brasil, o governo do estado do Paraná firmou parceria para o desenvolvimento da vacina russa que deve solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o registro de imunização em até 10 dias. O teste neste país deve começar dentro de 1 mês.
-
-Brasil apresenta queda na média móvel de mortes (redução foi de 17%) pela primeira vez desde 5 de junho, variações de até 15%, para mais ou para menos, são considerados estabilidade
-
-
-Algumas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo foram autorizadas a reabrir a partir desta terça-feira para cursinhos, reforço escolar e atividades esportivas. Das 645 cidades de SP, apenas 128 atendem às condições de reabertura: estão na fase amarela há pelo menos 28 dias.
-
-O governo da Bahia fez parceria com a Rússia, e testará a vacina contra o Covid-19 e deverá produzir 50 milhões de doses.
-O governo de São Paulo prevê que a vacina chinesa Coronavac será incluída no calendário nacional de vacinação no início de janeiro de 2021. -
-Pela 1ª vez, São Paulo tem todas as regiões na fase amarela do plano de flexibilização, que permite o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e outras atividades.
-
-Vacina para Covid-19 de Oxford volta a ser testada no Brasil
-No Rio, cinemas e teatros podem ser reabertos, mas as salas só funcionam com metade da capacidade, alimentos e bebidas são proibidos, é obrigatório o uso de máscara e numeração de cadeiras. -
OMS preocupada com aceleração da pandemia na Europa, que está mais rápida que no início da pandemia. Dia 11, o registro diário de casos atingiu recorde de 54 mil casos registrados em 24 horas; O Prefeito de São Paulo, autorizou a retomada das aulas presenciais para as universidades, a partir do dia 7 de outubro. Nos ensinos infantil, fundamental e médio, a reabertura foi liberada para atividades de reforço na mesma data, e a retomada das aulas regulares deve ser definida em novembro.
-
-Testes da vacina da Pfizer terão mais voluntários no Brasil.
-Inglaterra passa por aumento das internações por Covid-18.
-Israel inicia novo lockdown de 3 semanas. -
-Um estudo ainda não publicado sugere que Manaus pode ter adquirido a chamada imunidade de rebanho contra o novo coronavírus; com até 66% da população tendo desenvolvido anticorpos contra esse vírus.
-Os Estados Unidos foi o 1° país do mundo a atingir a marca de 200 mil mortes por Covid-19, e tem quase 7 milhões de casos confirmados do coronavírus. -
-Mundo ultrapassa a marca de 1 milhão de mortos pela Covid-19.
-A Inglaterra começou a multar, por cerca de R$ 70 mil, para quem desrespeitar o isolamento. -
-O Brasil tem 4,7 milhões de casos registrados, e 143 mil mortes no país.
-As vacinas da BioNTech e Pfizer obtiveram bons resultados na primeira e na segunda fases de teste. -
1ª avaliação da vacina contra Covid-19, empresa AstraZeneca em com a Universidade de Oxford. Que deve chegar a população em janeiro 2021
-
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é diagnosticado com coronavírus.
-
-
-
-
-
-
Ministério da Saúde anuncia compra de 46 milhões de doses da vacina Coronavac; Mundo ultrapassa 40 milhões de casos.
-
-
-
-
Interrupção dos estudos clínicos da vacina CoronaVac. devido a evento adverso grave
-
-
Com uma segunda onda da doença atingindo vários países, principalmente na Europa e os Estados Unidos, o mundo registra o recorde diário de mortes desde o início da pandemia: 1.115 óbitos são registrados em 24 horas. No Brasil, os casos também voltam a aumentar, mas autoridades evitam falar em segunda onda.
-
O grupo pensa que voltaremos ao normal em 2022