Benefícios das Guerras

Timeline created by Maria Paula Breckenfeld
In History
  • 1229

    DISPOSITIVO DE VISÃO NOTURNA

    DISPOSITIVO DE VISÃO NOTURNA
    Se os soldados podem contar com esse auxílio se deve à Zielgerät. Era uma lâmpada que emitia luz infravermelha, invisível a olho nu, mas clara como o dia para quem olhasse pela mira especial, utilizados pelo Exército alemão.
  • 1487

    SERVIÇO DE AMBULÂNCIA

    SERVIÇO DE AMBULÂNCIA
    Se deu com as batalhas espanholas lutadas pela França em 1793. Na ocasião, os veículos de duas ou quatro rodas puxados por cavalos entravam no campo de batalha para atender os feridos e fornecer os primeiros socorros.
  • SAQUINHO DE CHÁ

    SAQUINHO DE CHÁ
    A ideia era evitar o desperdício de chá feito em grandes quantidades, podendo saboreá-lo mais fresco, visto que você preparava a bebida em porções unitárias na hora do consumo, e economizar na quantidade de matéria-prima na preparação. O saquinho onde as folhas deveriam ser armazenadas era feito de algodão e não afetava o gosto da bebida.
  • METANFETAMINA

    METANFETAMINA
    Usada freneticamente durante a guerra. As forças do Eixo distribuíram milhões de doses da substância em comprimidos chamados Pervitin. A concentração dos soldados aumentava e eles não caíam no sono. Terminavam viciados, atacando seus oficiais.
  • AEROSSOL

    AEROSSOL
    Somente durante a guerra que o objeto ganhou as características modernas. Na campanha do Pacífico, os soldados precisavam se proteger dos mosquitos portadores da malária enquanto estavam dentro das tendas ou dos aviões. Assim, os pesquisadores americanos Lyle Goodhue e William Sullivan desenvolveram a primeira e pequena lata de aerossol pressurizado por um gás liquefeito.
  • HELICÓPTEROS

    HELICÓPTEROS
    Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série, usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.
  • NYLON

    NYLON
    Serviu primeiro para escovas de dente e meias-calças femininas. A entrada dos Estados Unidos na guerra fez a demanda explodir, a ponto de só ser permitido que essa fibra sintética fosse usada na fabricação de objetos do universo militar. O governo até criou uma campanha para que as mulheres doassem as meias para a confecção de paraquedas. A raridade tornou o material um sonho de consumo.
  • CIRURGIA PLÁSTICA

    CIRURGIA PLÁSTICA
    Surgiu como uma resposta aos traumas devastadores causados pela Primeira Guerra Mundial, o grande número de feridos exigiu soluções inovadoras para restaurar suas vidas.
  • COMPUTADORES

    COMPUTADORES
    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943. Do outro lado do Atlântico, os EUA desenvolveriam o Harvard Mark I, para o projeto Manhattan, que era eletromecânico, e o interesse levaria o Exército a patrocinar o Eniac, o primeiro computador moderno, que saiu após a guerra, em 1946.
  • FORNO DE MICRO-ONDAS

    FORNO DE MICRO-ONDAS
    Durante o início da Guerra Fria o engenheiro americano Percy trabalhava com a tecnologia de radares, na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas. Durante horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que havia sido aquecido pelas micro-ondas. Depois disso, as pesquisas prosseguiram e a pipoca foi o primeiro alimento a ser preparado com a nova técnica.