Benefícios das Guerras

Timeline created by facebooker_1328132344001543
  • Period: to

    Comida entalada

    As comidas enlatadas são uma das invenções de guerra que vieram para ficar. Elas surgiram em 1795, devido às preocupações do imperador francês Napoleão Bonaparte com a qualidade da alimentação de suas tropas. Na época, “Napô” ofereceu um prêmio de 12 mil francos para qualquer pessoa que criasse uma maneira confiável de conservar alimentos com segurança.
  • Period: to

    Café solúvel

    A verdade é que o café solúvel foi criado bem antes, em 1853, mas só se popularizou mesmo no meio da Guerra Civil americana, na década de 1860. Na época, os soldados não tinham acesso a outro tipo de café e foram obrigados a se adaptar ao pó que era comercialmente vendido como “essência de café”. Cada soldado recebia, assim, um saquinho de café solúvel junto com suas rações diárias.
  • Period: to

    Beneficio da Primeira Guerra: Fertilizantes Industriais

    Os fertilizantes industriais foi feito para fabricação de explosivos. Quando a guerra estourou, a Alemanha tinha apenas nitratos naturais para durar 6 meses. Mas com os fertilizantes industriais eles puderam criar explosivos por muito mais tempo. Esse processo sustenta a agricultura industrial em grande escala hoje em dia.
  • Period: to

    Primeira Guerra: Drones

    Na primeira guerra além do poder de fogo as potências dos motores aumentaram, assim como as velocidades de atitudes e cargas de bombas. Foi quando surgiu a ideia do primeiro objeto voador não tripulado
  • Period: to

    Controle de tráfego aéreo

    O sistema de rádio comunicador já havia feito sua estreia antes da guerra, mas grandes progressos foram feitos durante a guerra, pois era uma ferramenta de grande importância para as comunicações militares da aviação. Esse sistema foi essencial para as batalhas mas também se tornou a base para tecnologia atual do tráfico aéreo
  • Period: to

    Raios X portátil

    Em 1914, a primeira guerra foi marcada por extremas dificuldades na área dos serviços médicos mas os exércitos rapidamente trataram de desenvolver sistemas sofisticados para resolver os mais variados problemas. Uma das invenções mais importante foi a capacidade de poder levar as ferramentas de diagnosticos para a linha de frente. Assim foi inventado o raio x
  • Period: to

    Bancos de sangue

    Antes da Primeira Guerra Mundial os médicos estudavam os vários tipos sanguíneos, suas propriedades e formas alternativas de fazer as transfusões, já que até 1915 isso só era possível de uma pessoa para outra, forma direta e instantânea. Mas, durante a guerra, as duras batalhas forçaram o campo da hematologia a ter uma ação mais rápida e atuante para salvar a vida dos soldados.
  • Period: to

    Absorventes íntimos

    Na verdade, os absorventes íntimos são uma das invenções de guerra mais geniais da história. Eles foram desenvolvidos para os curativos dos soldados nos campos de batalha, já que se tratavam de uma solução, prática, barata e higiênica. Mas, por volta de 1920, as pessoas começaram a perceber o grande potencial que esses curativos tinham para o universo feminino e, então, eles passaram a ser vendidos como absorventes higiênicos descartáveis.
  • Period: to

    Antibióticos

    Uma das maiores descobertas da humanidade, com certeza, foi a penicilina, que deu origem aos antibióticos e passou a salvar a vida de centenas de pessoas. E, embora tenha sido descoberta em 1928, pelo cientista escocês Sir Alexander Fleming, foi durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, que os médicos descobriram o potencial da penicilina para tratar as feridas dos soldados. Foi a partir daí que foram realizados experimentos para descobrir os limites e vantagens dos antibióticos.
  • Period: to

    Fita adesiva

    Ao contrário das anteriores, esta sim foi uma das autênticas invenções de guerra. A fita adesiva foi criada em 1943, por uma mulher chamada Vesta Stoudt. Ela trabalhava em uma fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial, inspecionando o acondicionamento de munições.