Download

Análise sobre a História da Puericultura no Brasil - Ciência que busca favorecer o desenvolvimento infantil de forma integral, que circunda todos os aspectos que envolvem desenvolvimento, abrangendo desde o período gestacional até a puberdade.

  • 1882 - Surgimento da Pediatria como curso de especialidade e a criação da cadeira de Clínica de Moléstias de Crianças na Escola de Medicina do Rio de Janeiro.

    1882 - Surgimento da Pediatria como curso de especialidade e a criação da cadeira de Clínica de Moléstias de Crianças na Escola de Medicina do Rio de Janeiro.
    Notou-se nesse periodo o grande número de doenças que apareciam na infância e a necessidade de cuidar das crianças de maneira diferenciada das que se tratavam os adultos. Sendo assim a puericultura passa a ser uma defesa a infância (SANTOS, RESEGUE, PUCCINI, 2012). A visão que se teve de que as doenças da infância eram diferente das dos adultos veio para proteger o desenvolvimento infantil e uma melhor qualidade de vida e a sobrevivencias dos mesmos.
  • 1940 - 1950

    1940 - 1950
    Participação da sociedade (médicos, professores, autoridade públicas e mulheres). Até essa data o cuidado era voltado as areas urbanas. Com a industrialização o hospital assume a assistência em sáude (SANTOS, RESEGUE, PUCCINI, 2012). O hospital torna-se passa a ser o propulsor dos cuidados, pois encontravam-se ali várias especialidades, sendo assim de suma importância para os cuidados em saúde nos períodos gestacionais e nascimento, fazendo o papel de prevençor e orientador.
  • 1970 - 1978

    1970 - 1978
    Programas maternos visando as políticas sociais sendo decorrenta da crise do previdenciário, Já em 1978, Declaração de Alma-Ata (OMS, 1978), elegeu a Atenção Primária a Saúde como estratégia, criou grande influência em saúde não somente no que dizia respeito a infância e a doença, mas sim a população em geral e na busca de promoção e prevenção, onde a saúde era muito mais que a falta da doença em si (SANTOS, RESEGUE, PUCCINI, 2012). - http://cmdss2011.org/site/wp-content/uploads/2011/07/Declara%
  • 1980 - 1988 - Ações Básicas de Saúdena Atenção Integral à Saúde da Criança / SUS

    1980 - 1988 - Ações Básicas de Saúdena Atenção Integral à Saúde da Criança / SUS
    Ações voltadas as crianças, com prestação feita pela rede básica de serviço, por meio de acompanhamentos, aleitamento e controle de doenças. Promovendo mudaças no sitemas de sáude com a criação do SUS e o Estatuda da criança e do adolescente (SANTOS, RESEGUE, PUCCINI, 2012). Dando base para a atenção integral considerando o a criança e o adolescente como protagonista de sua história e possibilitando a esse o conhecimento de seus direitos e deveres.
  • 1923 - Ciação do Departamento Nacionalde Saúde Pública.

    1923 - Ciação do Departamento Nacionalde Saúde Pública.
    Inspetoria de Higiene Infantil visando a orientação dos cuidados a 1º e 2º infância bem como das mãe onde era dever do estado a proteção a criança (SANTOS, RESEGUE,PUCCINI, 2012). Lei alterada em 22 de maio de 1934 (http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=22712). Importante ponto sobre a participação do estado em dispor de recursos para o cuidado das crianças, dando subsídio para a diminuição do surgimento de patologia e de morte.
  • Nos dias atuais...

    Nos dias atuais...
    A puericultura passou a ser pensada de forma a entender a criança em todos os seus contexos, com leis e normas diretivas, mas, apesar de ter od=corrido bastante mudanças no decorrer dos anos, a relaidade que encontra-se nem sempre é a que esta garantida ou a que deveria ser disponibilizada. Ainda temos mães que não fazem os pré-natais, crianças que não tem acompanhamento pediátrico, alimentação adequada, ensino público e todas as áreas necessárias que garantem o desenvolvimento saudável.
  • Nos dias atuais...

    Nos dias atuais...
    Torna-se de suma importãncia a relação profissional - paciente, onde ocorra a troca de informações, a participacão mútua e a co-responsabilizaçao, para que sejam garantidos os direitos da criança bem como dos familiares e que estes possam assim cumprir seus deveres.
  • REFERÊNCIA

    REFERÊNCIA
    SANTOS, Renata Cavalcante Kuhn dos; RESEGUE, Rosa; PUCCINI, Rosana Fiorini. Puericultura e a atenção á sáude da criança: aspectos históricos e desafios. Journal of Human Growth and Development 2012; 22(2): 160-165.
    http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v22n2/pt_06.pdf