Banner ghpblog5 b

A Monarquia no século XVIII em Portugal

  • Reinado de D.JoãoV

    Reinado de D.JoãoV
    Filho de D. Pedro II e de Maria Sofia de Neubourg, foi aclamado rei em 1707.
    Quando inciou o reinado, estava-se em plena Guerra da Sucessão de Espanha, que para Portugal significava o perigo da ligação daquele país à grande potência continental que era a França.
  • Bartolomeu de Gusmão lança um aeróstato

    Bartolomeu de Gusmão lança um aeróstato
    Aeróstato é a designação dada às aeronaves mais leves que o ar. A atividade e o estudo dos aeróstatos é levada a cabo por um ramo da Aeronáutica denominado Aerostação.
    Existem notícias de que, já há milhares de anos os chineses utilizavam balões como brinquedos. No entanto o primeiro voo da história num aeróstato deve-se ao santista Bartolomeu de Gusmão que, em 1709, perante a Corte em Lisboa voou num invento da sua autoria baptizado de Passarola. A Passarola era um balão de ar quente de grandes
  • Construção do Palácio Nacional de Mafra

    Construção do Palácio Nacional de Mafra
    O Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, distrito de Lisboa, em Portugal.
    A cerca de 25 quilómetros de Lisboa, constitui-se em um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco. Foi iniciado em 1717 por iniciativa de João V de Portugal.
  • Fundação da Academia Real da História Portuguesa

    Fundação da Academia Real da História Portuguesa
    A Academia Real da História Portuguesa (1720 – 1776) foi uma instituição académica portuguesa fundada por decreto de 8 de Dezembro de 1720 do rei D. João V de Portugal. A instituição foi uma das manifestações do Iluminismo em Portugal, e tinha como objectivo escrever a história de Portugal e dos seus domínios ultramarinos.
  • Construção do aqueduto das águas livres

    Construção do aqueduto das águas livres
    O Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa, em Portugal, e que tem como obra mais emblemática a grandiosa arcaria em cantaria que se ergue sobre o vale de Alcântara, um dos bilhetes postais de Lisboa. O Aqueduto foi construído durante o reinado de D. João V, com origem na nascente das Águas Livres, em Belas, e foi sendo progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX. Resistiu incólume ao Terramoto de 1755.
  • Construção da Igreja dos Clérigos

    Construção da Igreja dos Clérigos
    Obra famosa pela sua torre e com a qual forma um conjunto arquitectónico muito conhecido na cidade do Porto, a Igreja dos Clérigos é um edifício barroco projectado pelo arquitecto Nicolau Nasoni.
  • Reinado d. josé

    Reinado d. josé
    D.José I de Portugal (nome completo: José Francisco António Inácio Norberto Agostinho de Bragança; 6 de junho de 1714 - 24 de fevereiro de 1777), cognominado O Reformador devido às reformas que empreendeu durante o seu reinado, foi Rei de Portugal da Dinastia de Bragança desde 1750 até à sua morte. Casou, em 1729, com D. Mariana Vitória de Bourbon, infanta de Espanha
  • Fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão

    Fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão
    A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada pelo Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.
    Fundada em 1755, destinava-se a controlar e fomentar a actividade comercial com o o Estado do Grão-Pará e Maranhão, fortalecendo a prática do mercantilismo no reino.
  • Terramoto de lisboa

    Terramoto de lisboa
    O terramoto fez-se sentir na manhã de 1 de Novembro de 1755 às 9:30[2] ou 9:40 da manhã,[3] dia que coincide com o feriado do Dia de Todos-os-Santos.
    Lisboa não foi a única cidade portuguesa afectada pela catástrofe. Todo o sul de Portugal, sobretudo o Algarve, foi atingido e a destruição foi generalizada. Além da destruição causada pelo sismo, o tsunami que se seguiu destruiu no Algarve fortalezas costeiras e habitações, registando-se ondas com até 30 metros de altura.[2] As ondas de choque do
  • Instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro

    Instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro
    A Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, também referida como Companhia para a Agricultura das Vinhas do Alto Douro ou simplesmente como Real Companhia Velha, foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada pelo marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.
  • O Marquês de Pombal expulsa os jesuítas

    O Marquês de Pombal expulsa os jesuítas
    Durante o seu trabalho como ministro, Pombal fez muitas reformas e conquistou um grande número de adversários políticos entre a nobreza, o clero e os oficiais. Ele foi o principal responsável pela expulsão dos jesuítas de Portugal e das colônias. Conhecidos por seu método de ensino eficiente, os jesuítas, atuavam como força católica em Portugal.
  • Fundação do Real Colégio dos Nobres

    Fundação do Real Colégio dos Nobres
    O Real Colégio dos Nobres, geralmente designado por Colégio dos Nobres, foi um estabelecimento de educação pré-universitário fundado em Lisboa, por carta de lei de 7 de Março de 1761, voltado especificamente para a formação inicial dos jovens aristocratas portugueses.
  • O Marquês de Pombal e o decreto "primeira nobreza da corte"

    O Marquês de Pombal e o decreto "primeira nobreza da corte"
  • O Marquês de Pombal extinguiu as diferenças entre cristãos-velhos e cristãos-novos.

    O Marquês de Pombal extinguiu as diferenças entre cristãos-velhos e cristãos-novos.
    21 de Julho. Breve de Clemente XIV «Dominus Ac Redeptor Noster», extinguindo a Companhia de Jesus.
    Pombal cria a Companhia Geral das Reais Pescarias do Reino do Algarve.
    25 de Maio. Abolição do termo de distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos.
  • O marquês de Pombal e o Tribunal do Santo Ofício

     O marquês de Pombal e o Tribunal do Santo Ofício
    O Tribunal do Santo Ofício era uma instituição eclesiástica de carácter "judicial", que tinha por principal objetivo "inquirir heresias" - daí também ser conhecido como Inquisição.
    As origens desta instituição podem ser encontradas na Idade Média, embora nesse período da História assumisse contornos bem distintos dos desta instituição na época moderna.
  • Reinado de D. Maria I de Portugal

    Reinado de D. Maria I de Portugal
    D. Maria I de Portugal (Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana de Bragança); Lisboa, 17 de dezembro de 1734 — Rio de Janeiro, 20 de Março de 1816) foi Rainha de Portugal de 24 de março de 1777 a 20 de março de 1816, sucedendo ao seu pai, o Rei José I. D. Maria foi, antes de assumir o trono, Princesa do Brasil, Princesa da Beira e duquesa de Bragança.
  • Inauguração do palácio de queluz

    Inauguração do palácio de queluz
    O Palácio Real de Queluz (também chamado de Palácio Nacional) é um palácio do século XVIII localizado na cidade de Queluz no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa, o palácio foi construído como um recanto de verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal
  • Fundação da Academia Real das Ciências

    Fundação da Academia Real das Ciências
    Fundada em 1779, mudou por seis vezes de instalações, até ficar, em 1833, no Convento de Jesus da Ordem Terceira de S. Francisco, onde se encontra hoje.
  • Fundação da Real Casa Pia de Lisboa

    Fundação da Real Casa Pia de Lisboa
    A Casa Pia MHC • MHIP • MB – formalmente Casa Pia de Lisboa, I. P. (CPL, I. P.) - é um organismo do Estado Português que tem por missão a promoção dos direitos e a proteção das crianças e dos jovens. Atualmente, a Casa Pia tem o estatuto de instituto público e funciona sob tutela do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social.