Title

União Ibérica e a invasão holandesa no Brasil

  • Jan 1, 1570

    Início da linha do tempo

  • Aug 4, 1578

    Morte de Dom Sebastião

    Morte de Dom Sebastião
    Comandou uma primeira expedição contra o Marrocos (1574) e numa segunda, à frente de um exército de mais de 15.000 homens, desembarcou novamente no litoral marroquino (1578). Seu projeto terminou tragicamente, pois na batalha de Alcácer-Quibir, no dia 4 de agosto, os portugueses foram esmagados pelas forças superiores do sultão Abd al-Malik e o rei desapareceu misteriosamente em combate, quando tinha apenas 24 anos de idade.
  • Jan 1, 1580

    Início da União Ibérica

    Início da União Ibérica
    No ano de 1578, o rei português dom Sebastião desapareceu durante uma batalha.O rei não teve tempo suficiente para deixar um descendente em seu lugar. Nos dois anos seguintes, o cardeal dom Henrique, seu tio-avô, assumiu o Estado português, mas logo morreu sem também deixar herdeiros. Imediatamente, Filipe II, rei da Espanha e neto do falecido rei português D. Manuel I, se candidatou a assumir a vaga deixada na nação vizinha
  • Formação do Quilombo dos Palmares

    Formação do Quilombo dos Palmares
    Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas.
  • Fundação da companhia das Índias Ocidentais

    Fundação da companhia das Índias Ocidentais
    A empresa de mercadores holandeses chamada Companhia das Índias Ocidentais ou Companhia Holandesa das Índias Ocidentais tinha como objetivo levar a guerra de independência dos Países Baixos para o Novo Mundo.
  • Ocupação holandesa em Salvador

    Ocupação holandesa em Salvador
    A primeira expedição invasora ocorreu em 1624 contra Salvador (capital do Brasil na época). Comandados por Jacob Willekens, mais de 1500 homens conquistaram Salvador e estabeleceram um governo na capital brasileira. Os holandes foram expulsos no ano seguinte quando chegaram reforços da Espanha.
  • Ocupação holandesa em Pernambuco

    Ocupação holandesa em Pernambuco
    Após uma resistência luso-brasileira, os holandeses dominaram a região, estabeleceram um governo e retomaram o comércio de açúcar com a região nordestina brasileira.
  • Início do governo de Maurício de Nassau

    Início do governo de Maurício de Nassau
    Nassau logo percebeu que, para pacificar a região e melhor poder administrá-la, teria que estabelecer boas relações com seus moradores mais ilustres, os senhores de engenho.
  • Fim da União Ibérica

    Fim da União Ibérica
    No ano de 1640, a chamada Restauração, definiu a vitória portuguesa contra a dominação espanhola e a consequente extinção da União Ibérica. Ao fim do conflito, a dinastia de Bragança, iniciada por dom João IV, passou a controlar Portugal.
  • Fim do governo de Maurício de Nassau

    Fim do governo de Maurício de Nassau
    A política de Nassau, entrou em choque como os interesses da W.I.C., que considerava a sua administração muito dispendiosa e personalista. Pressionado, o governador acabou por se demitir em 1643, retirando-se para a Holanda.
  • Expulsão dos holandeses do Brasil

    Expulsão dos holandeses do Brasil
    Após muitos guerras e conflitos, finalmente os colonos portugueses (apoiados por militares de Portugal e Inglaterra) conseguiram expulsar definitivamente os holandeses do território brasileiro e retomar o controle do Nordeste Brasileiro.
  • Destruição do Quilombo dos Palmares

    Destruição do Quilombo dos Palmares
    Em janeiro de 1694 Jorge Velho recebeu os reforços que precisava. Por 22 dias, até 6 de fevereiro de 1694, Zumbi e seus homens lutaram vigorosamente. Mas o armamento das tropas inimigas garantiu a derrota do povo palmarino.
  • Fim da linha do tempo