SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INFORMALIDADE

  • favela Palmas do Tremembé

  • Favela do Ibirapuera

    Entre as ruas Abílio Soares e Manoel da Nóbrega, foi removida em 1952, tinha 204 famílias em 186 barracos, sendo 180 deslocados para terrenos próprios e seis para a favela do Canindé (BARONE, 2017)
  • Favela do Vergueiro

    zona Sul
  • Vila Prudente

    zona Leste
  • Favela da Lapa

  • Vila Guilherme

  • Favela Piqueri

    surgiu da desocupação de favelas anteriores, por vezes com auxílio da Prefeitura
  • Favela Tatuapé

  • Favela Ordem e Progresso

    na Barra Funda, zona central do município (hoje erradicada)
  • Favela Prestes Maia

    marcada por barracões onde ficaram os desapropriados pelas obras públicas - 1942 a 1945
  • Favela da Baixada do Penteado

    tinha 120 famílias em 1946, formada em 1942 sobre terreno do IAPI - “provavelmente a primeira favela de São Paulo, pelo menos reconhecida como tal” (BONDUKI, 1998, p.270)
  • Favela do Oratório

    na Mooca, zona leste de São Paulo, 245 pessoas em moradias de tábuas, com apenas 6 vasos sanitários (fonte: Diário de São Paulo de 1/10/1950)
  • Favela da Rua Guaicurus

    na Lapa (zona central) com 230 domicílios e 926 pessoas (fonte: Diário de São Paulo de 1/10/1950)
  • Favela do Canindé

    Situada na várzea do rio Tietê, a aglomeração sofreu com um grande alagamento no final de 1960, desabrigando 230 famílias e o poder público interviu desfavelizando a região no que seria a sua primeira experiência em favelas, tida como um sucesso pela própria equipe, considerando-se que 60% das famílias adquiriram casa própria após o incidente (JUNQUEIRA, 1964). Surgiu após a desfavelização de outra favela.
  • Heliópolis

    Resultado da remoção de 150 famílias da Vila Prudente em 1971 pela PMSP, através da Secretaria de Bem-Estar Social, para a gleba de Heliópolis, que era de propriedade do IAPI, abrigando-as em alojamentos provisórios. Em 1978, um novo alojamento provisório foi erguido para 60 famílias removidas da Favela Vergueiro e também grileiros ocuparam e venderam partes da área.