os "beneficios" das guerras

Timeline created by facebooker_240702144367550
In History
  • comida enlatada

    comida enlatada
    Ela foi criada por Nicolas Appert para atender a uma necessidade militar básica: conservar alimentos para exércitos em campanha. O processo que evita que a comida estrague, preservando-a em recipientes fechados e esterilizados por aquecimento, começou a ser desenvolvido na França pelo cozinheiro Nicolas Appert, em 1795.
  • bolsa de sangue

    bolsa de sangue
    A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818, que, após realizar com sucesso experiências em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
  • automóveis

    automóveis
    O automóvel como o conhecemos exigia um novo salto tecnológico, que seria dado com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível, o que ocorreu a partir de 1850. Ainda no final do século XIX, dois engenheiros alemães, Karl Benz e Gottlieb Daimler, montaram duas fábricas concorrentes de automóveis movidos a gasolina e, por isso, são considerados os pioneiros do carro moderno.
  • anti biótipo

    anti biótipo
    O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias. Ao voltar, as placas com a cultura estavam cheias de mofo e ele pôde observar a presença de um halo transparente em volta do fungo. Fleming então relacionou o halo a uma possível lise das bactérias, percebendo, assim, que aquele fungo era capaz de matá-las.
  • fita adesiva

    fita adesiva
    Com a depressão econômica ocasionada pelo crash na Bolsa de Nova York, o surgimento de um artigo de luxo como a fita adesiva transparente parecia inoportuno No entanto, logo a clientela descobriu as inúmeras utilidades da fita, que permitia remendar de maneira invisível praticamente tudo que estivesse quebrado ou rasgado. As vendas aumentaram rapidamente a partir de 1932, quando foi introduzido o porta-rolo dotado de serrinha, que facilitava enormemente o manuseio.
  • m&m's

    m&m's
    durante uma viagem à Espanha, o comerciante Forrest Edward Mars encontrou soldados que estavam a comer pequenos pedaços de chocolate envoltos em cascas açucaradas rígidas, evitando assim que eles derretessem. Inspirado nesta ideia, Mars voltou à sua cozinha e inventou a receita exclusiva dos famosos M&M’s, recebendo a patente dos confeitos no dia 3 de Março de 1941.
    os confeitos de chocolate com leite M&M’s tornaram-se os favoritos dos soldados americanos que serviam na Segunda Guerra Mundial.
  • microondas

    microondas
    A ideia de usar micro-ondas para cozinhar alimentos foi descoberta por Percy Spencer que trabalhava na empresa Raytheon, fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Diz que um dia estava dirigindo com seu carro e passou num aparelho de radar ativo quando observou uma sensação repentina e estranha, e viu que uma barra de chocolate que carregava no bolso tinha derretido.
  • internet

    internet
    Em 1957, os Estados Unidos e a União Soviética protagonizavam a Guerra Fria, um embate em termos ideológicos, econômicos, políticos, militares e, é claro, tecnológicos. Devido ao conflito, os Estados Unidos estavam interessados em encontrar uma maneira de proteger suas informações e comunicações no caso de um ataque nuclear soviético. As inovações que tentaram resolver esse problema levaram ao que conhecemos hoje como Internet.
  • GPS

    GPS
    GPS, Global Positioning System em inglês, ou “Sistema de Posicionamento Global”, é um sistema eletrônico de navegação civil e militar que emitem coordenadas em tempo real e é alimentado por informações de um sistema de 24 satélites chamado NAVSTAR e controlado pelo DoD, Department of Defence (Departamento de Defesa) dos EUA.