Fg

Marcos e características das transformações da informática/internet no EaD

  • Primeiro oferecimento no Brasil de Curso a distância

    Primeiro oferecimento no Brasil de Curso a distância
    Um jornal popular, "Jornal do Brasil" ofereceu curso profissionalizante por correspondência.
  • Period: to

    Sistema EaD de 1ª Geração IMPRESSOS

    Sistemas de 1ª Geração- baseadas no texto impresso ou escrito à mão. Encaixa-se nesta classificação o ensino por correspondência. É utilizado desde a década de 20 do século passado e é assíncrona.
  • Radio Sociedade RJ- Curso de línguas

    Radio Sociedade RJ- Curso de línguas
    Em abril de 1923, nasceu a primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje, Rádio MEC).
    Ofereceu cursos de línguas
    Fundada por um movimento de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, dentro dos salões da jovem Academia Brasileira de Ciências (ABC).
  • Radio Escola

    Radio Escola
    Radio escola Municipal no Rio de Janeiro
  • Period: to

    Sistemas de 2ª Geração – baseadas na televisão e no áudio

    Contavam com a tv e o rádio para captar leituras ao vivo na sala de aula e transmiti-las a outros grupos de estudantes que algumas vezes usavam o telefone para se comunicar e tirar dúvidas com professores. Além do rádio e televisão, que começaram a ser usados na década de 50, temos outras tecnologias de comunicação que foram sendo incorporadas ao processo de ensino e
    aprendizagem, como as fitas cassete e, mais recentemente, os CDs e as conferências de áudio. Podem ser assíncronas ou síncrona
  • Instituto Brasileiro de Administração Municipal

    Instituto Brasileiro de Administração Municipal
    O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Realizava atividades de educação voltada a educação publica, com metodologia de correspondência.
  • Computador na Universidade

    Computador na Universidade
    UFRJ- Tem o pioneirismo com o departamento de calculo cientifico usando computadores no ensino. Lançando o NCE- Núcleo de computação eletrônica
  • Projeto Minerva

    Projeto Minerva
    O Projeto Minerva foi um programa de rádio brasileiro elaborado pelo governo federal e que teve por finalidade educar pessoas adultas.
  • Ensino de 5ª a 8ª serie

    Ensino de 5ª a 8ª serie
    O instituto Padre Reus e Beneficiar a população adulta que não tinha acesso à educação formal, com base nos modelos de outros países, foi o objetivo do Instituto Padre Reus - IPR - de Santa Cruz do Sul, quando se instalou no Brasil em 1974, TV Ceará inicia-se os cursos das Saraiva antigas 5a à 8a séries
  • Period: to

    Sistemas de 3ª Geração –-Multimídia

    Sistemas de 3ª Geração – após 1975, trouxeram os sistemas de primeira e segunda fase juntos, em uma abordagem multimídia, com base em textos, áudio e televisão. Pode-se incluir nesse sistema as tecnologias do vídeo, as teleconferências e as videoconferências, todas bastante utilizadas atualmente.
  • II seminário da Informática na Educação - UFBA

    II seminário da Informática na Educação - UFBA
  • EDUCOM

    EDUCOM
    Durante esse período de análises e experimentos da informática na educação, é criado em 1984 o projeto EDUCOM, com a devida implantação em 1985 através de protocolo subscrito pelo MEC, SEI, CNPq, FINEP e FUNTEVÊ. O intuito do projeto era o incentivo a uma pesquisa interdisciplinar quanto a informática como instrumento de ensino.
  • Universidade Aberta

    Universidade Aberta
    Criação da Universidade Aberta de Brasília
  • Programa Nacional de Informática Educativa

    Programa Nacional de Informática Educativa
    É no ano de 1992 que é instituído o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), com diversos objetivos, dentre os quais, destaca-se: apoiar o uso da informática em diferentes áreas e níveis de ensino, inclusive na especial.
  • SeeD- Secretaria de Educação a Distância

    SeeD- Secretaria de Educação a Distância
    O Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância – SEED atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.
  • Period: to

    Sistemas de 4ª Geração-videoconferências

    Sistemas de 4ª Geração – 1996-desenvolvidas em torno de comunicações mediadas por computador, tais como conferência por computador e correio eletrônico, associadas ao acesso a bancos de dados, bancos de informação e bibliotecas virtuais, com a utilização dainstrução orientada por computador, conferências na internet e videoconferências por computador (desktop).
  • PROInfo

     PROInfo
    Em 1997 cria-se o PROInfo (Programa Nacional de Informática na Educação). Tendo como uma das diretrizes principais, a qualidade do ensino e da aprendizagem, este programa pode ser compreendido em duas etapas: 1ª Implantação de 1997 a 2006 e 2ª Implantação de 2007 a 2016.
  • UAB- Universidade Aberta do Brasil

    UAB- Universidade Aberta do Brasil
    O sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância. Aglutinando a UAB de Brasília
  • DECRETO Nº 5.773- educação superior é livre à iniciativa privada

    DECRETO Nº 5.773-  educação superior é livre à iniciativa privada
    Dispõe sobre o exercício das funções de regulação,
    supervisão e avaliação de instituições de educação
    superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais
    no sistema federal de ensino Art. 9
    o A educação superior é livre à iniciativa privada, observadas as normas gerais da educação nacional
    e mediante autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
  • Decreto 6.303

    Decreto 6.303
    Decreto 6.303 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
    fonte:
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 2 DE JULHO DE 2009

     PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 2 DE JULHO DE 2009
    Fixa os critérios relativos à dispensa da avaliação in loco para os processos de autorização de cursos presencial e a distância e processos de credenciamento de instituição.
  • TIC na educação

    TIC na educação
    Em 2017, o MEC lança novo programa de TIC na educação, o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), programa este que abrange o PROInfo e se destaca por ser mais extenso, vislumbrando diferentes realidades das escolas.
  • EAD- Dias Atuais superam 1,341 milhão estudantes

    EAD- Dias Atuais superam  1,341 milhão estudantes
    2014, o número de matrículas no EAD foi de 1,341 milhão, sendo 1,202 milhão na rede privada.