-
Em 19 de janeiro foi lançado um celular inteligente, um smartphone baseado no pager da RIM, que incluía um teclado completo (QWERT), permitia conexão 24hs/dia e tinha suporte para mensagens instantâneas, permitindo receber e-mails a qualquer hora. O custo relativamente baixo (399 dólares) permitiu que o equipamento se transformasse em um instrumento de trabalho.
-
A rede passou a ser administrada pela "Internet Corporation for Assigned Names and Numbers" ( ICANN ) , uma organização de direito privado sem fins lucrativos, submetida à lei californiana, sob o controle do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
-
Na manhã de 17 de julho, um erro humano na Network Solutions interrompeu o tráfego nos endereços com terminações ".com" e ".net", tornando inatingíveis milhões de sistemas no mundo todo.
-
Começou uma competição, que foi chamada de "Guerra dos Browsers", sobre qual seria o navegador mais utilizado, entre a Netscape e a Microsoft.
-
Em abril, a política de privatização seguida pela NSF culminou com o desmantelamento da espinha dorsal da NSFNET, que fez a transição de uma rede construída por roteadores da comunidade científica, para equipamentos comerciais. Com o fim do subsídio ao backbone da NSFNET, os fundos foram competitivamente redistribuídos para redes regionais para compra de conectividade das numerosas redes privadas.
-
A NSF, "National Science Foundation" admitiu que a rede construída excedia o seu potencial de financiamento e que poderia se manter sozinha. Assim, em 1994 a NSF anunciou que retirar-se-ia em 1995 do financiamento da rede NSFNET.
-
A Fundação Nacional de Ciência (NSF) criou o InterNIC para organizar o registro de domínios (parte dos nomes dos computadores) e informações sobre a rede. Já existiam mais de 1,5 milhão de hosts na Internet e mais de 100 países estavam conectados à rede. Os que se conectaram nesse ano foram Bulgária, Costa Rica, Egito, Fiji, Gana, Guam, Indonésia, Cazaquistão, Quênia, Liechtenstein, Peru, Romênia, Federação Russa, Turquia, Ucrânia e Ilhas Virgens.
-
A Internet uniu 17 mil redes em 33 países e já havia mais de um milhão de hosts ligados à Internet. O número de requisições por arquivos via FTP chegou a 50 mil por mês.
-
A Internet já possibilitava manipular uma variedade de aplicações (comunicação por correio eletrônico, cópia de arquivos de computadores remotos, transferência de fotografias digitalizadas e sons....), mas como era pouco amigável o seu uso era limitado, já que sendo baseada em uma série de protocolos, requeria um certo conhecimento sobre computadores e sistemas operacionais de rede, que a maioria dos usuários não tinha tempo nem interesse em obter.