Evolução das Redes Sociais

Timeline created by Dilce Vargas
In History
  • ARPANET

    ARPANET
    ARPANET
    Na era pré-internet, o telégrafo fez as vezes de uma rede social pré-histórica, permitindo o envio de mensagens a longas distâncias usando a tecnologia. Então, antes da existência da internet como a conhecemos, existiu uma tecnologia militar chamada ARPANET, que conectava universidades em uma proto-internet. A primeira mensagem enviada por esta plataforma saiu da UCLA para o Stanford Research Institute em 1969.
  • BBS

    BBS
    BBS, que, em 1978, colocou no ar o seu primeiro sistema rudimentar de comunicação virtual. A coisa não era nada barata, visto que era necessário fazer chamadas telefônicas de longa distância para conseguir a conexão, sendo, portanto, algo restrito a um número seleto de usuários naquele tempo, mas popularizando-se à medida em que o acesso à rede era
  • Usenet

    Usenet
    A Usenet, funcionava como um Reddit em seus primórdios, permitindo que os usuários acompanhassem longos tópicos de conversas em que se inscreviam para participar. Foi com a Usenet que muitos termos que usamos até hoje na rede se popularizaram, como "spam" ou "FAQ", por exemplo.
  • Compuserv

    Compuserv
    Então, já em 1982, a ARPANET foi a primeira rede a usar o protocolo TCP/IP, abrindo as portas para um mundo totalmente novo. Já com a chegada da computação pessoal, a CompuServe foi um dos primeiros serviços a oferecer conexão com a internet internacionalmente, sendo, também, a empresa que criou o formato GIF. Para acessar a rede, era preciso usar um cliente de acesso próprio, que oferecia serviços de e-mail e fóruns de discussão.
  • World Wide Web

    World Wide Web
    Criado em 1988, o protocolo serviu como base para vários serviços de comunicação virtual na época. Serviços baseados em mensagens de texto se dividiam em canais moderados por pessoas eleitas para colocar ordem na casa, e uma variedade de clientes de IRC começaram a surgir, com o mIRC sendo o mais famoso de todos eles.
  • Geocities

    Geocities
    World Wide Web veio para ficar, com serviços como o Geocities se popularizando rapidamente. Com ele, era possível publicar sites rudimentares na rede mundial de computadores, e muitos fóruns de discussão surgiram hospedados ali. Isso aconteceu em 1994, bem na época em que a conexão discada com a internet estava começando a se popularizar em todo o mundo.
  • Blogs

    Blogs
    Na transição entre os anos 1990 e 2000, os blogs pessoais explodiram na internet, fazendo as vezes de redes sociais, ainda que timidamente. É que muitas pessoas criavam layouts com menus laterais recomendando blogs de amigos ou blogs com conteúdos legais, no melhor estilo "testado e aprovado".
  • Instant Messenger

    Instant Messenger
    O AIM, como ficou conhecido, trouxe às massas pela primeira vez um mensageiro instantâneo com interface agradável para quem não entende nada de códigos de programação.
    Ali, era possível criar um perfil de usuário, adicionar amigos, conversar por meio de mensagens de voz e transferir arquivos, pavimentando o terreno para o surgimento das redes sociais atuais
  • Nascimento das redes sociais - SixDegrees

    Nascimento das redes sociais - SixDegrees
    A primeira rede social propriamente dita surgiu para transformar o mundo, mesmo que sem essa intenção.
    A primeira rede social propriamente dita se chamava SixDegrees, durando de 1997 a 2001. Ali, os usuários podiam criar uma página de perfil e adicionar amigos. Durante os anos em que o SixDegrees se manteve ativo, foram registrados 3,5 milhões de usuários em seu auge. Não chegou a ser implantada no Brasil
  • MSN

    MSN
    Na onda dos mensageiros se tornando indispensáveis para a comunicação entre as pessoas de todo o mundo, surgiu o MSN Messenger em 1999. No Brasil, esse mensageiro se tornou o líder do segmento, superando o ICQ graças à popularidade do Hotmail, além de ser um programa nativo do Windows XP, lançado em 2001. Além disso, o MSN Messenger atraiu muito o público mais jovem graças a recursos engraçadinhos como a possibilidade de exibir ao lado do username qual música estava tocando naquele momento.
  • LiveJournal

    LiveJournal
    Blogger e Weblogger sendo os mais populares aqui no Brasil. Lá fora, o LiveJournal teve mais destaque, surgindo em 1999 e explodindo nos primeiros anos da primeira década do século XXI. Em 2003, o serviço já tinha 1 milhão de usuários.
    os usuários do LiveJournal também faziam parte de uma comunidade internacional, podendo entrar em journals coletivos, algo que podemos comparar aos grupos do Facebook nos dias de hoje.
  • Second Life

    Second Life
    O ambiente virtual tridimensional simulava aspectos da vida real das pessoas, servindo tanto como uma espécie de jogo quanto como rede social, além de permitir que os usuários ganhassem um dinheirinho se quisessem vender itens especialmente desenvolvidos para serem usados na plataforma.
    E a "vida paralela" dos usuários foi ficando cada vez mais popular com o decorrer dos anos 2000, registrando 1 milhão de usuários em 2006.
  • MySpace

    MySpace
    MySpace surgiu como uma rede social genérica, mas a possibilidade de se publicar músicas nos perfis dos usuários acabou transformando a plataforma em uma rede social musical, onde artistas tanto desconhecidos como famosos podiam divulgar prévias de seus lançamentos, além de faixas exclusivas para a web e, até mesmo, álbuns completos.
  • Tantofaz.net

    De origem norte-americana e operando também na Espanha, a plataforma voltada para o público jovem e "antenado" lançou sua versão em português no ano 2000. Despertou o interesse do público brasileiro, que ainda não estava familiarizado com o conceito de rede social, mas que saiu correndo para o site para criar seus perfis com uma autodescrição e selfies e adicionar pessoas à sua rede, fazer novas amizades, nutrir novos crushes e se inspirar no estilo "modernoso" da galera.
  • Friendster

    Friendster
    Friendster em 2002, que, de certa forma, pavimentou a estrada para o nascimento do Facebook.
  • Fotolog

    Fotolog
    A plataforma foi lançada em 2002 nos Estados Unidos, explodindo em nosso país no ano seguinte.
  • LinkedIn

    Rede social voltada para contatos profissionais até os dias de hoje. Ali, os contatos são firmados com interesses relacionados ao mercado de trabalho, e profissionais das mais diversas áreas usam o LinkedIn não somente como um currículo virtual, mas também como um meio de divulgar conteúdos de autoria própria para gerar credibilidade em sua área de atuação, além de manterem um network ativo, gerando oportunidades de trabalho.
  • Skype

    Skype
    Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz e vídeo, criado por Janus Friis e Niklas Zennstrom. O Skype foi lançado no ano de 2003. Em 2005 foi vendido para a empresa eBay e pertence, desde maio de 2011, à Microsoft.
  • Flickr

    Plataforma para publicar fotos e vídeos e se conectar com outros autores visuais. Apesar de o Flickr não ser exatamente uma rede social, ele acabou fazendo parte desta definição por permitir que os usuários se sigam mutuamente, participem de grupos e troquem mensagens privadas.
  • Orkut

    Orkut
    o Orkut foi a primeira grande rede social a fazer um sucesso estrondoso no Brasil. Por aqui, a rede social chegou a ter mais de 80 milhões de usuários, perdendo terreno para o Facebook quando a rede de Mark Zuckerberg começou a dominar o nosso país alguns anos depois.
  • Facebook

    Facebook
    2004 que Mark Zuckerberg lançou uma proto-rede social para os estudantes de Harvard. A plataforma reunia os alunos, que podiam publicar informações de seu perfil e fazer conexões com amigos do campus, ou amigos em potencial.
    Na época, a rede social se chamava "TheFacebook.com", chegando ao ensino médio no Brasil. O ano já era 2006, e foi em setembro que Zuck decidiu abrir sua plataforma para que qualquer pessoa pudesse se registrar ali. Foi o início do Facebook como o conhecemos.
  • YouTube

    YouTube
    A plataforma de vídeos surgiu em 2005 permitindo publicar e assistir a vídeos à vontade, e foi se tornando uma plataforma social à medida em que implementou recursos como a possibilidade de avaliar os vídeos alheios, comentar e seguir canais. Em 2016, o serviço já acumulava mais de 1 bilhão de usuários.
  • Twitter

    Twitter
    Enquanto as outras duas grandes redes sociais da época focavam na conexão entre as pessoas, adicionando-as como amigos, o Twitter apresentou o conceito de "não quero ser seu amigo, só quero acompanhar o que você escreve". E, caso o perfil fosse público, até mesmo não-usuários poderiam ler suas timelines, sem deixar rastros de que estavam acompanhando aquele conteúdo.
  • Tumblr

    Tumblr
    O foco do Tumblr, apesar de ter bastante gente publicando textos por ali, é na divulgação de imagens, incluindo fotos temáticas, GIFs e vídeos.
  • Pinterest

    Pinterest
    O Pinterest, que organiza as publicações por meio de quadros, no lugar de um feed corrido nos moldes do rival. É possível unir publicações em quadros temáticos, e, por isso, o serviço se diferenciou do Tumblr, atraindo usuários com perfis diferenciados.
  • WhatsApp

    WhatsApp
    O serviço foi criado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, dois ex-funcionários do Yahoo, que venderam sua criação ao Facebook em 2014 por US$ 19 bilhões (valor da época). Hoje o WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais usados no mundo, especialmente fora do seu país de origem, os Estados Unidos.
  • Instagram

    A plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos surgiu em 2010 e rapidamente se tornou símbolo de status para quem a utilizava.
  • Instagran

    Instagran
    O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade
  • Snapchat

    Snapchat
    Snapchat é um aplicativo de mensagens com base de imagens, criado e desenvolvido por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford.
  • Messenger

    Messenger
    Facebook Messenger é um mensageiro instantâneo e aplicativo que fornece texto e comunicação por vídeo. Uma vez que o Facebook é baseado no recurso de bate-papo web, ele suporta o protocolo de código-fonte aberto XMPP. Ele conecta, principalmente, os usuários do Facebook e sincroniza com o site.
  • Snapchat

    Snapchat
    Snapchat, que é uma rede social focada em vídeos de curta duração, mas que ficam disponíveis por apenas 24 horas. Dessa maneira, a ideia é que os usuários fiquem sempre ligadinhos ao feed, não arriscando perder nenhum conteúdo.
  • Telegram

    Telegram
    O Telegram é um serviço de mensagens instantâneas baseado na nuvem. O Telegram está ... Lançamento, 2013
  • Discord

    Discord
    Discord é um aplicativo de voz sobre IP proprietário e gratuito, projetado para comunidades de jogos.
  • TikTok

    TikTok
    TikTok, também conhecido como Douyin (em chinês 抖音) na China, é um aplicativo de mídia para criar e compartilhar vídeos curtos.
  • Teams

    Teams
    Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho.
  • WhatsApp 2020

    WhatsApp 2020
    Novas funções com possibilidade de reuniões on line com 50 pessoas. Hoje, integra funções com Mensseger e pertence ao Facebook.
  • Period: to

    Evolução das Redes sociais

    Principais eventos.