375b7

História da Internet

By fma2013
  • Origem da Internet

    Origem da Internet
    Em 4 de Outubro de 1957 a Rússia lançou para o espaço exterior à Terra o primeiro satélite artificial na história da humanidade.
    O satélite denominava-se Sputnik, completava uma órbita em volta da Terra em cada 90 minutos - 1H 30 m - e emitia sinais
    rádio nas frequências de 20 MHZ e 40 MHZ que eram audíveis por qualquer pessoa que utilizasse um rádio receptor.
  • Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA)

    Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA)
    Em 1969 a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) foi encarregue de desenvolver métodos de transmitir dados fiavelmente através de ligações não fiáveis. Naquela altura os departamentos do governo possuíam plataformas de computação isoladas e redes que não podiam falar entre si sem uma implementação cara de soluções de comunicação, que, além de serem caras, as colocava à mercê do monopólio do vendedor com que estavam a lidar.
  • Merit Network

    Merit Network
    O Merit Network é uma organização sem fins lucrativos pública norte-amerciana para operar a rede de computadores entre 3 universidades publicas do estado de Michigan com o intuito de ajudar no desenvolvimento economico e educacional do estado. Foi formada em 1966 como Michigan Educational Research Information Triad pelas universidades Michigan State University, Universidade de Michigan e Wayne State University. A sede encontra-se na cidade de Ann Arbor. Com suporte inicial do estado de Michigan
  • UNIX

    UNIX
    Na década de 80, o UNIX e o TCP/IP passam a ser amplamente utilizados pela comunidade científica, quer nas universidades, quer noutros centros de I&D. NYSERnet, Department of Defense Network.
  • TCP/IP

    TCP/IP
    Em 1982 o protótipo Internet estava operacional e a Defesa Americana passou a usar o TCP/IP nas suas redes. Nesta altura destacou-se da ARPANET a rede utilizada pelos militares, a MILNET. Este foi um ponto de viragem em que a Internet deixa de ser apenas uma rede experimental para se tornar numa rede útil a uma comunidade alargada de utilizadores.
  • ARPANET

    ARPANET
    Em 1983 a velha ARPANET foi dividida em duas: a MILNET dedicada a aplicações militares da Defense Data Network, e uma nova e mais pequena ARPANET para pesquisa e desenvolvimento. O termo Internet foi utilizado para se referir a toda a rede: MILNET mais ARPANET.
  • Fim da ARPANET

    Fim da ARPANET
    Em 1990 a ARPANET deixou formalmente de existir.
  • Internet Architecture Board

    Internet Architecture Board
    Em 1992, o IAB passou a designar-se Internet Architecture Board. Esta reorganização pretendeu essencialmente dar maior autonomia técnica aos vários grupos ficando a direcção mais como árbitro de políticas e padrões. O IAB integrou-se na Internet Society.
  • A criação de ISP – Internet Service Provider

    A criação de ISP – Internet Service Provider
    Em Portugal a partir de 1994
    popularizou o uso da Internet. Os orgãos de comunicação social passaram, em
    1995, a difundir a existência e utilidade da Internet. Esta difusão provocou uma
    explosão da utilização da Internet em Portugal. Os jornais mais populares
    editavam cadernos dedicados ao “assunto” Internet.
  • WAN

    WAN
    Em 1995 a MCI Coorporation desenvolve uma WAN para substituir a ANSNET. É esta WAN que constitui o very high-Speed Backbone Network System (vBNS). A passagem da Rede para uma companhia privada foi o passo decisivo no sentido da comercialização e privatização da Internet.