História das Redes e Internet

  • Inicio

    Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar
    instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Modelo K na Faculdade de
    Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os
    resultados de volta pelo mesmo meio.
  • conectividade entre grandes computadores

    por volta de 1950, mesmo antes de surgir o conceito de redes de computadores, alguns dos grandes computadores já passavam a ideia sobre conectividade, porém, ainda não existiam redes.
  • Década de 1960

    período posterior à Segunda Guerra Mundial foi marcado pelo rápido desenvolvimento da eletrônica aplicada. Nesse cenário, a Ciência da Computação foi uma das mais beneficiadas, já que as equipes de pesquisa e desenvolvimento que foram reunidas para interceptar e decodificar as comunicações e mensagens em códigos cifrados do eixo nazi-fascista para conseguir desvendar estratégias dos inimigos evoluíram e dissiparam os seus conhecimentos.
  • Fim do conflito

    Com o fim do conflito, não só continuaram seus trabalhos como foram absorvidas pelo meio acadêmico, replicando esse conhecimento para os universitários da época. Isso permitiu que, em diferentes lugares do mundo, recursos humanos altamente capacitados continuassem desenvolvendo o segmento, trazendo inovações a uma taxa simplesmente impressionante.
  • Telefônicas com transmissão de voz

    Os anos 60, marcados pelas redes telefônicas com transmissão de voz em uma taxa constante entre os nós — origem e destino —, assistiram ao surgimento de terminais interativos, que permitiam ao usuário acessar remotamente os imensos computadores da época. Nesse momento, a demanda por um meio de comunicação entre computadores ainda era pequena, pois existiam pouquíssimas máquinas ao redor do mundo.
  • ARPA

    Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergaláctica", um precursor da ARPANET.
  • Dartmouth é MIT

    Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas.
  • Surgimento da ARPANET

    Em 1969, surgiu: a ARPANET, a precursora da internet, uma rede que tinha apenas 4 computadores, localizados em polos universitários da costa leste americana.
  • Décadas de 1970

    á em 1972, a ARPANET contava com 30 computadores interligados, abrangendo diversas outras localidades ao redor dos EUA, incluindo instalações militares e empresas, todos compartilhando recursos e trocando dados entre si.
  • IMP com Leonard Kleinrock

    Por volta de 1972 a ARPAnet já tinha 15 nós e foi publicamente apresentada por Robert Kahn na Conferência Internacional de Computadores. O primeiro protocolo de controle de rede deste sistema foi o NCP (network-control protocol), sendo elaborado também o primeiro programa de e-mail por Ray Tomlinson na BBN. Devido a ARPAnet ser única na época era uma rede fechada e para se comunicar com suas máquinas era preciso estar ligado a um de seus IMPs.
  • Period: to

    ALOHAnet

    rede de microondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí
  • Period: to

    TELENET

    Comutação de pacotes comerciais da BBN baseada na tecnologia da Arpanet;
  • Period: to

    TAYMNET e TRANSPAC

    Rede de comutação de pacotes franceses
  • Period: to

    Etherne

    o ALOHA que permitiu o compartilhamento de informações com um único meio de comunicação através de ondas eletromagnéticas, com freqüência de rádio (broadcast) em diferentes localizações geográficas. Este protocolo de múltiplo acesso foi aprimorado por Metcalfe e Boggs desenvolvendo a Ethernet para redes compartilhadas com fios, que surgiu pela necessidade de conectar diversos PCs, impressoras, discos etc.. Este protocolo foi de muita importância, pois, cada rede local (lan) é uma rede diferente.
  • TCP/IP

    Ao combinar os protocolos TCP e IP, em 1973, a ARPANET ganhou escalabilidade e a capacidade de incluir sistemas de arquiteturas diversas. Até hoje, o TCP/IP é o protocolo padrão de tráfego da internet.
  • Suas próprias arquiteturas de redes

    Outras empresas também desenvolveram suas próprias arquiteturas de redes, a Digital Corporation que lançou sua primeira versão de rede em 1975, a DECnet interligando apenas dois computadores PDP-11, que continuou evoluindo com o conjunto de protocolos OSI (interconexão de sistemas abertos). A Xerox com arquitetura XNS e a IBM com arquitetura SNA, também se destacam os pesquisadores Fraser e Turner com arquitetura TM, cujos reconheciam os pacotes como células e tinham tamanhos fixos.
  • Period: to

    Crescimento da ARPAnet

    No final da década de 70 aproximadamente 200 máquinas estavam conectadas a ARPAnet não só devido a pesquisas, mas também por ser utilizada para comunicação militar na Guerra Fria onde toda a comunicação passava por um computador central que se encontrava no Pentágono.
  • TCP/IP tornou-se oficial

    No dia primeiro de janeiro de 1983 o protocolo TCP/IP tornou-se oficial, sendo obrigatório estar em todas as máquinas.
  • Surgimento do NSFNET e DNS

    Em 1986 surgiu o NSFNET o backbone primário que fornecia acesso a outros centros de computação. Também nesta época foi desenvolvido o DNS (Domain Name System), usado para conversão dos endereços em forma de letras e palavras, pois são de mais fácil memorização para nós, na forma de endereço IP de 32 bits, a linguagem dos computadores.
  • Period: to

    O projeto Minitel

    o governo Francês desenvolvia o projeto Minitel, uma rede publica de comutação de pacotes baseada num conjunto de protocolos chamado X.25 que usava circuitos virtuais, terminais baratos e modems embutidos, porém de baixa velocidade, disponibilizava sites de listas telefônicas e outros, havia também sites particulares onde eram pagas taxas pelos usuários conforme o tempo de uso.
  • Period: to

    World Wide Web

    O destaque da década de 90 foi o funcionamento da World Wide Web, nos lares e empresas de milhões de pessoas espalhadas por todo mundo, para fins comerciais, bancários, empresariais, educacionais e para própria diversão.
  • Minitel avança pela França

    Em 1990 a Minitel já oferecia 20 mil serviços diferentes, e já era usada por mais de 20% da população Francesa, gerando mais de 1 bilhão de dólares por ano, e 10 mil novos empregos.
  • A Web

    A Web foi inventada no Cern(Centro Europeu para Física Nuclear) por Tim Berners Lee no período de 1989 a 1991, baseados em trabalhos realizados por Bush e Ted Nelson respectivamente nas décadas de 40 e 60. Berners Lee e seus companheiros desenvolveram versões iniciais de HTML, HTTP, um servidor web e um Browser.
  • O Brasil na rede

    O Brasil entrou na rede em 1990 criando a RNP (rede nacional de pesquisas).
  • Period: to

    ARPAnet deixou de existir

    Na década de 1990 a ARPAnet deixou de existir, a Milnet e a Rede de Dados de Defesa passaram a controlar maior parte do tráfego do Departamento de Defesa dos EUA e a NSFNET passou a ser o backbone de conexão entre os Estados Unidos e todas as redes do exterior, mas perdeu seu valor comercial em 1995, pois essa tarefa passou a ser encargo dos provedores de Internet.
  • Origem do Photoshop

    Em 19 de fevereiro de 1990 Thomas Knoll, convencido por seu irmão John, transformou sua tese de doutorado sobre processos de imagem digital em um programa que foi denominado de "ImagePro", do qual se originou o Photoshop. John Knoll acabou por oferecê-lo para a "Adobe" pois, na época, as empresas radicadas no Vale do Silício não lhe deram importância. Com o Photoshop os pcs passaram a ser verdadeiros estúdios fotográficos.
  • Period: to

    A Internet Society

    Em 1992 foi criada a Internet Society e já existiam 200 servidores web em operação, nesta época as pesquisas estavam mais voltadas para o desenvolvimento de browsers com interface gráfica, por exemplo, Marx Andreesen com a versão beta do GUIMosaic em 1993 e James Baker com a Mosaic Communications em 1994 que mais tarde transformou-se na Netscape Communications Corporation. Também nesta época a Embratel disponibilizou o acesso à rede de empresas e usuários particulares.
  • Internet para uso comercial

    Em 1995 os estudantes usavam diariamente os browsers Mosaic e Netscape para navegar, e pequenas e grandes empresas começaram a utiliza-los para transações comerciais, já existindo 10 milhões de servidores.
  • Microsoft é o browser Internet Explorer.

    Em 1996 a Microsoft entrou com tudo na web com o browser Internet Explorer. Como o desenvolvimento avançava a cada dia, iniciaram pesquisas por roteadores e roteamento de alta velocidade para redes locais. e recursos como o comércio eletrônico e textos, imagens , multimídia e outros.
  • O primeiro mensageiro instantâneo

    Foi criado em 15 de novembro de 1996, o primeiro mensageiro instantâneo, o ICQ, por quatro israelenses: Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, que fundaram a empresa "Mirabilis".
  • ICQ superou 1 milhão de usuários

    O mensageiro foi um enorme sucesso: em 20 de maio de 1997 o ICQ superou 1 milhão de usuários em 31 de outubro de 1997, o ICQ já registrava 4 milhões e mais de 220,000 conexões simultâneas.
  • criaram o Google.

    Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D. da Universidade de Stanford, criaram o Google. O primeiro escritório da empresa, com quatro pessoas, foi uma garagem em Menlo Park, Califórnia. Eric Schmidt deixou a Novell para integrar a mesa diretora do Google em 2001 e logo se tornou o CEO da empresa. Desde então, a empresa só cresceu.