-
-
Expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1533)
-
-
-
Com a União Ibérica, em 1580-1640, os portugueses haviam ocupado várias regiões que antes pertenciam a Espanha. Por isso, outro acordo teve que ser assinado entre os dois reinos. Em 1750, as duas nações estabelecem o Tratado de Madrid, onde Portugal cede a Colônia do Sacramento para a Espanha. Por sua vez, este país entrega o território que corresponde hoje ao estado do Rio Grande do Sul.
-
-
Carta régia vinda de Portugal.
-
Motivos locais:
- Presença dos holandeses no nordeste
- Depois que foram expulsos (1654), os holandeses aprenderam a fazer o açúcar, e passaram a fazer o açúcar nas Antilhas, gerando concorrência. Motivos globais:
- Escassez da mão de obra: Principalmente a indígena, os escravos fugiam para os quilombos.
- Fortalecimento do mercantilismo Este cenário favorece a migração de pessoas para as regiões auríferas que surgirão a partir de 1695. -
Amador Bueno de Sá foi responsável por expulsar os padres: Botada dos Padres Fora
-
D. João de Bragança será coroado rei de Portugal
-
-
-
Borba Gato foi o sucessor de Fernão Paes Leme.
O ouro já havia sido descoberto, mas ainda era era um ouro de baixa qualidade. Portugal ainda não tinha conhecimento deste ouro.
Após 1680, Borba Gato sumiu no sertão, pois ele matou Dom Rodrigo Castelo Branco (o enviado de Portugal para fazer a busca do ouro). Ambos trabalharam juntos em busca do ouro. Quando Dom Rodrigo anunciaria o ouro a Portugal, BG o assassinou. -
RJ e Portugal recebem a notificação de descoberta do ouro.
Começa uma corrida para as vilas e cidades formadas nas terras montanhosas. O centro era Vila Rica. O número de pessoas que vai pra lá é tão grande, que supera o número de paulistas e de bandeirantes.
Estas pessoas são chamadas de Emboabas.
São os emboabas: Todas as pessoas que não são Vicentinas, Sertanistas ou Bandeirantes. Os bandeirantes receberam títulos de nobreza pela Coroa. -
-
O Tratado de Methuen contribuição para a recuperação dos preços e do ouro. Boa parte do ouro do Brasil foi para a Inglaterra custeando as negociações feitas a partir deste tratado.
-
Motivo conjuntural para Portugal se alinhar com a Inglaterra. Portugal é fraca militarmente. A Inglaterra tem forte comércio, apoiando as vendas de produtos portugueses como: vinho, azeite. Portugal compraria tecidos da Inglaterra, que sustentava os luxos da Coroa. Além disso, o Tratado contribuiria para a recuperação dos preços internacionais: Tanto do açúcar, quanto do algodão e para maior consolidação do mercado internacional dentro da base mercantilista (mesmo com o monopólio).
-
Envolveu paulistas e estrangeiros pelo domínio da exploração do ouro em Minas. Os bandeirantes queriam ser os únicos a explorar a riqueza. Líder: Manuel Nunes Viana. Bg manda expulsa-lo. Ele não vai embora, BG organiza exército. Portugal envia um governador (q não se apresenta como governador), percebe o que está acontecendo.
Vencedores: Portugueses (A COROA).
A criação da capitania de MG está diretamente ligada à Guerra dos Emboabas. -
-
É a regulamentação das minas e das terras por parte da Coroa. A terra somente é dada a quem tem, pelo menos, 12 escravos.
Era excludente. -
-
Anulado pelo Tratado de El Pardo
-
É neste momento que a Coroa demanda mais do ouro para a reconstrução de Lisboa. Há o declínio do ouro e neste mesmo exato momento em que Pombal quer:
- Se livrar dos ingleses (por razões econômicas);
- Reconstruir a cidade de Lisboa; Ele achava que os colonos estavam roubando ele.
-
Até então somente havia o Estado do Grão Pará.
A partir de então, passou a ter 2 Estados: Grão Pará e Brasil -
-
-
-
-
Pressão americana para abrir a bacia do Delta à navegação estrangeira.
-
Por Delfim Moreira
-
Escoamento do café para a exportação pelo porto de Santos
-
-
-
Sob governo de Solano López
-
-
Por Delfim Moreira
-
Por Delfim Moreira