História da Educação Física

Timeline created by Educação Física
In History
  • 1423

    A introdução da Educação Física na escola

    A introdução da Educação Física na escola
    A introdução da Educação Física na escola, no mesmo nível das disciplinas tidas como intelectuais, se deve nesse período a Vittorino da Feltre (1378-1466) que fundou a escola “La Casa Giocosa” onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.
  • Reforma Couto Ferraz

    Reforma Couto Ferraz
    A Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a Reforma Couto Ferraz, quando foram apresentadas à Assembléia as bases para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte. Após três anos, em 1854, a sua regulamentação foi expedida e entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas estavam, no primário, a ginástica, e no secundário, a dança.
  • Reforma Leôncio de Carvalho

    Reforma Leôncio de Carvalho
    Rui Barbosa deu seu parecer sobre o projeto 224 – Decreto nº 7.247, da Instrução Pública, no qual defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer, ele destacou e explicitou sua ideia sobre a importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual.
  • 1ª edição dos Jogos Paraolímpicos

    1ª edição dos Jogos Paraolímpicos
    Na cidade italiana de Roma, o evento chegou a reunir 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições.
  • Regulamentação da Profissão de Educação Física

    Regulamentação da Profissão de Educação Física
    LEI Nº 9.696, dispõe sobre a regulamentação da Profissão e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
    A regulamentação estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social. Nos últimos 20 anos, houve muito trabalho para alcançar tais conquistas.
  • Marta pela 6ª vez "Melhor do Mundo"

    Marta pela 6ª vez "Melhor do Mundo"
    A brasileira Marta surpreendeu e venceu o prêmio The Best pela sexta vez. A alagoana de 32 anos, superou Cristiano Ronaldo, com cinco títulos.