História da Educação Física

Timeline created by Educação Física
In History
  • 3500 BCE

    A Dança na Pré-História

    A Dança na Pré-História
    Se iniciou na pré história, quando os homens batiam o pé no chão. O propósito da dança na Educação Fís. pode até se inserir como cultura corporal de movimento humano. É utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, deve enfocar o aspecto motor, biopsicossocial, como forma de atividade para condicionamento físico, emagrecimento, bem estar e saúde. Sugestão de [Fato](www.teatroloccitane.com.br/voce-conhece-historia-da-danca): Maria Eduarda Vidote Sucadorni (3C)
  • 2700 BCE

    A educação física na China

    A educação física na China
    As origens mais remotas da história da Educação Física falam de 3000 A. C. na China, onde um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, além do caráter guerreiro. Sugestão de Fato: Wendell Souza (3J)
  • 776 BCE

    Os primeiros Jogos Olímpicos

    Os primeiros Jogos Olímpicos
    Eles ocorreram no século VIII A.C. em Olímpia, na Grécia. Eles eram realizados a cada quatro anos e assim continuaram por 12 séculos. Em seguida, no IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos. Sugestão de Fato: Vinícius carneiro de Souza (2D) e Carlos Henrique dos Santos Martins (1B)
  • 379

    Jogos Olímpicos proibidos

    Jogos Olímpicos proibidos
    Já ocorrendo por 12 séculos, em Olímpia, na Grécia, no IV século D.C., todos os festivais pagãos foram proibidos pelo Imperador Teodósio I, e isso incluiu também os Jogos Olímpicos. Sugestão de Fato: Vinícius carneiro de Souza (2D)
  • 1423

    A introdução da Educação Física na escola

    A introdução da Educação Física na escola
    A introdução da Educação Física na escola, no mesmo nível das disciplinas tidas como intelectuais, se deve nesse período a Vittorino da Feltre (1378-1466), Italiano, de Gonzaga, em Mântua, que fundou a escola “La Casa Giocosa” onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.
  • 1500

    Os hábitos Indígenas

    Os hábitos Indígenas
    Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física. Sugestão de Fato: Cecília Fernanda Almeida da Silva (3C) e Gabriela Pereira Campos (3C)
  • Primeiro esporte oficial praticado no país: Turfe

    Primeiro esporte oficial praticado no país: Turfe
    Há relatos de que o primeiro esporte moderno praticado em nosso país foi o turfe, na cidade do Rio de Janeiro. Podemos considerar o turfe, basicamente, como as corridas de cavalos. O turfe data seu início em meados de 1810, e era organizado pelos comerciantes ingleses, na Praia de Botafogo. Sugestão de Fato: Raphaela Polatschek Otoni (2B)
  • Início dos jogos de Rugby e criação do esporte

    Início dos jogos de Rugby e criação do esporte
    Com origem na Inglaterra, em 1823, o Rugby, ou rúgbi, chegou ao Brasil em 1891. Sendo um jogo em que uma bola oval é conduzida pelos pés ou pelas mãos dos jogadores até a linha de fundo do campo, onde há uma trave semelhante a um H. Parecido com o futebol americano, e com diferentes versões atualmente, o esporte exige muita resistência, estratégia e habilidade dos seus jogadores. Sugestão de Fato: Bernardo Strabeli
  • Reforma Couto Ferraz

    Reforma Couto Ferraz
    A Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a Reforma Couto Ferraz, quando foram apresentadas à Assembléia as bases para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte. Após três anos, em 1854, a sua regulamentação foi expedida e entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas estavam, no primário, a ginástica, e no secundário, a dança.
  • Reforma Leôncio de Carvalho

    Reforma Leôncio de Carvalho
    Rui Barbosa deu seu parecer sobre o projeto 224 – Decreto nº 7.247, da Instrução Pública, no qual defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Nesse parecer, ele destacou e explicitou sua ideia sobre a importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual.
  • A Criação do Vôlei e a chegada na América do Sul

    A Criação do Vôlei e a chegada na América do Sul
    O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G.Morgan, e foi em Springfield que o dr. A.T.Hastead sugeriu que o nome fosse trocado para voleibol (volley ball), e o primeiro país da América do sul a conhecer o esporte foi o Peru, em 1910, por meio de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primário do país. [Mais da história aqui.](www.efdeportes.com/efd169/historia-do-voleibol-parte-1.htm) Sugestão de Fato: João Vitor Guimarães Matias (2D)
  • Primeira Edição dos Jogos Olímpicos

    Primeira Edição dos Jogos Olímpicos
    O renascimento do espírito olímpico, interrompido no ano 392, deve-se ao francês Barão de Coubertin. Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados em Atenas, Grécia. Entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, 214 atletas, que representavam 14 países participaram dos jogos. Nesta edição 9 modalidades esportivas foram disputadas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. Sugestão de Fato: Maria Clara Franklin (1B), Ester Teixeira (2B) e Letícia Scárdua
  • Campeonato Sudamericano de Football - Copa América

    Campeonato Sudamericano de Football - Copa América
    Vislumbrados com o crescimento do futebol no país e no continente sul-americano, os argentinos resolveram organizar um torneio internacional em 1916, aproveitando também o centenário da Independência do país. Em julho daquele ano, Brasil, Chile e Uruguai, países vizinhos, foram convidados pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina a participar do evento. Nascia então o Campeonato Sudamericano de Football, conhecido atualmente como Copa América. Sugestão do Fato: Henrique Romão (1D)
  • Guilherme Paraense: Primeiro atleta olímpico brasileiro a conquistar o ouro

    Guilherme Paraense: Primeiro atleta olímpico brasileiro a conquistar o ouro
    Guilherme Paraense foi o primeiro esportista brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, modalidade tiro (Olimpíadas da Antuérpia, na Bélgica). Foi militar integrante do Exército Brasileiro, com a patente de tenente e atleta do Fluminense Football Club. Sugestão de Fato: Danielle Letícia Alves Cipriano (3E) e Lívia Borges Cunha (3C)
  • 1ª Copa do Mundo FIFA

    1ª Copa do Mundo FIFA
    A Copa do Mundo de 1930 foi a primeira edição deste evento esportivo, que passou a ser organizado quadrienalmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição foi disputada no Uruguai, que comemorava o centenário de sua 1ª constituição e a conquista do ouro da sua Seleção de Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão de 1924 e 1928. Na final, Uruguai se tornou a primeira equipe a vencer a Copa do Mundo. Sugestão do Fato: Fábio Rubens Soares (2B), Igor Teixeira (2F) e Clara Ramos (2D)
  • Maria Lenk: a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas

    Maria Lenk: a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas
    Nadadora brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar das Olimpíadas em 1932 (Los Angeles) e também a única brasileira no Hall da Fama de natação. Ela que [treinava nas águas do rio Tietê] (www.radioesportesnet.com.br/noticia/95450/abre-aspas-para-maria-lenk), conquistou 54 medalhas, sendo 37 de ouro, e foi condecorada com a Ordem Olímpica, em 2000. Lenk competiu até os 94 anos. Sugestão de Fato: Mariana Leite Dantas (3D) e Maria Eduarda Miranda de Souza (3B)
  • 1ª edição dos Jogos Paraolímpicos

    1ª edição dos Jogos Paraolímpicos
    Na cidade italiana de Roma, o evento chegou a reunir 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Os Jogos Paraolímpicos consistem em um evento desportivo, que é constituído por competições entre atletas de alto nível, desde portadores de algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Em poucas palavras, trata-se dos Jogos Olímpicos tradicionais, cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados.
  • Primeira vez do Brasil nos Jogos Paralímpicos

    Primeira vez do Brasil nos Jogos Paralímpicos
    A primeira vez do Brasil nos Jogos Paralímpicos foi na edição de 1972, em Heidelberg, Alemanha Ocidental, quando o país enviou seus representantes - homens - para competir no atletismo, tiro com arco, natação e basquetebol em cadeira de rodas. O Brasil competiu em todas as edições dos Jogos Paralímpicos de Verão desde então. Sugestão do Fato: Isabella Julia dos Santos Leite (3E)
  • Futebol feminino foi regulamentado como modalidade esportiva

     Futebol feminino foi regulamentado como modalidade esportiva
    Em 1979, a lei que proibia as mulheres de praticarem esportes foi revogada e, em 1983, o futebol feminino foi oficialmente regulamentado como modalidade esportiva. Matéria Completa e muito interesante do assunto. Sugestão do Fato: Belle Serafim (1D)
  • Copa do Mundo de Futebol Feminino

    Copa do Mundo de Futebol Feminino
    Copa do Mundo de Futebol Feminino é a competição mais importante no futebol feminino internacional. Organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), o órgão controlador do esporte, o torneio da Copa do Mundo foi realizado pela primeira vez em 1991. O país Sede da 1ª edição foi a China, tendo EUA como campeãs, Noruega como vice e Suécia no 3º lugar. Sugestão do Fato: Emanuel Braga dos Santos Gandra (2A) e Manuela Saraiva Melo (3A)
  • Morte de Ayrton Senna

    Morte de Ayrton Senna
    Em 1/5/1994 falece o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Ayrton Senna da Silva, ou apenas Senna, foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, campeão da categoria três vezes, em 1988, 1990 e 1991. Ele começou sua carreira competindo no kart em 1973 e em "carros de fórmula" em 1981, quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. Sua morte foi trágica e seu velório foi um dos mais marcantes da história do Brasil - durou cerca de 22 horas e foi acompanhado por 240 mil pessoas, aproximadamente.
  • Copa do Mundo de 1994 e 4º Título Mundial do Brasil

    Copa do Mundo de 1994 e 4º Título Mundial do Brasil
    A Copa do Mundo FIFA de 94 foi a 15ª edição do evento. Sediada nos EUA, este foi o mundial que bateu todos os recordes de público. Com um grupo muito unido, liderado por Romário, e um futebol extremamente eficiente, a Seleção BR conquistou o 4º título ao bater a Itália na final. O título foi comemorado também homenageando o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, falecido em 1/5/1994. Sugestão do Fato: Gabriela Rodrigues Moreira (3E) e Álvaro Viana (2J).
  • A luta mais longa do UFC

    A luta mais longa do UFC
    A luta de Royce e Ken teve 30 minutos de combate, mais uma "prorrogação". E o UFC ainda comprou uma hora a mais de transmissão. Somados, os nove combates que precederam a super luta totalizaram apenas 17min15s! Para fechar a noite, foram 36min06s de um combate pra lá de amarrado. Ken Shamrock deitado em cima, Royce Grace segurando forte por baixo, e muito pouca ação. O combate chegou a ser interrompido, ao final. Sugestão do Fato: Rafael Alves Nunes (2E)
  • Regulamentação da Profissão de Educação Física

    Regulamentação da Profissão de Educação Física
    LEI Nº 9.696, dispõe sobre a regulamentação da Profissão e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.
    A regulamentação estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social. Nos últimos 20 anos, houve muito trabalho para alcançar tais conquistas.
  • Brasil é o primeiro penta campeão da copa do mundo

    Brasil é o primeiro penta campeão da copa do mundo
    Dia 30/06 está na história da Seleção Brasileira. Em 2002, o Brasil conquistou seu quinto título da Copa do Mundo, ao vencer a Alemanha por 2 a 0, na final em Yokohama, no Japão. Ronaldo marcou os dois gols da decisão, se consolidando como artilheiro do torneio. "O Brasil seguirá como primeiro e único pentacampeão pelo menos até 2022. Sugestão do Fato: Victor Hugo França Ribeiro
  • Paraolimpíadas de 2004

    Paraolimpíadas de 2004
    As Paraolimpíadas de 2004 - os Jogos de Atenas, contemplaram 143 países e mais de 4000 atletas participantes.
  • Cheerleading no Brasil

    Cheerleading no Brasil
    Em julho de 2007 o cheer chegou de avião ao Brasil por meio de atletas que praticaram o esporte durante o High School nos EUA. No início foi difícil, pois não haviam muitos atletas ou divulgações, mas mesmo assim o esporte foi crescendo e continua ganhando cada vez mais espaço no território brasileiro. [Fonte](www.instagram.com/goldenlionscheer) Sugestão do Fato: Esther Prado da Cruz Costa (2I)
  • Neymar e os prêmios da FIFA

    Neymar e os prêmios da FIFA
    O jogador de futebol brasileiro Neymar Jr, foi nomeado pela primeira vez em 2011, como melhor jogador do mundo, quando ainda jogava pelo Santos. Na ocasião, ficou em 10º lugar. Neymar também teve seus melhores desempenhos no prêmio da Fifa em 2015 e em 2017, quando foi 3º colocado. Ainda assim, com mais de 50% dos votos, ele levou o Prêmio Puskás para o gol mais bonito da temporada de 2011. Com uma verdadeira obra de arte diante do Flamengo. Sugestão do Fato: Joshua Campos (2E)
  • Ouro da seleção brasileira de futebol masculino nas Olimpíadas 2016

    Ouro da seleção brasileira de futebol masculino nas Olimpíadas 2016
    O Brasil ganhou pela primeira vez a medalha de ouro olímpica ao derrotar a Alemanha na final por pênaltis por 5 a 4 e a Nigéria superou Honduras por 3 a 2 e ficou com a medalha de bronze. Sugestão do Fato: Matheus soares (3c), Laura Sales Carvalho (2C) e Filipe Pinheiro Gifford (3B)
  • Olimpíadas de 2016 no Brasil

    Olimpíadas de 2016 no Brasil
    Jogos Olímpicos de 2016, sediada no Brasil, e realizada na cidade do Rio de Janeiro. Conhecido como "Rio 2016", foi um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016. Foi a primeira edição dos Jogos Olímpicos sediados na América do Sul e a segunda na América Latina e nos trópicos, depois dos Jogos Olímpicos na Cidade do México em 1968. Sugestão do Fato: Itamar Henrique Duarte (1C) e Gabriel Moreira Ribeiro (1C)
  • Marta pela 6ª vez "Melhor do Mundo"

    Marta pela 6ª vez "Melhor do Mundo"
    A brasileira Marta surpreendeu e venceu o prêmio The Best pela sexta vez. A alagoana de 32 anos, superou Cristiano Ronaldo, com cinco títulos.
  • Superliga Brasileira de Voleibol Feminino (2018–19)

    Superliga Brasileira de Voleibol Feminino (2018–19)
    Minas Tênis Clube feminino foi campeão em cima do rival, Praia Clube, na 41ª edição do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino, a principal competição entre clubes de voleibol feminino do Brasil. Sugestão do Fato: Amanda Lima (3C)
  • Brasil é campeão da Copa América dentro de Casa

    Brasil é campeão da Copa América dentro de Casa
    O Brasil derrotou a equipe peruana por 3x1 depois de um jogo duro e sofrido dentro do Estádio do Maracanã, com mais de 55 mil pessoas assistindo e torcendo pela seleção. Sugestão do Fato: Lucas de Andrade Moreira (2E)
  • Jogos Pan-Americanos

    Jogos Pan-Americanos
    Os jogos Pan- Americanos de 2019 foi um evento multiesportivo realizado em julho e agosto na cidade de Lima, no Peru. Ao todo foram dezessete dias de competição, mais de 41 mil atletas de 41 países competiram em 417 eventos em 44 modalidades. Os esportes presentes nos jogos são: atletismo, badminton, basquetebol, beisebol, boliche, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, esqui aquático, fisiculturismo, futebol, ginástica, golfe, etc. Sugestão do Fato: Rafaela Gonçalves (1c)
  • O impacto da COVID-19 no mundo

    O impacto da COVID-19 no mundo
    Em dezembro de 2019, os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19) foram diagnosticados na China. Passados dois meses de sua identificação pelas agências de saúde, a OMS já registrava 71.429 casos de COVID-19 no mundo, declarando oficialmente como um problema de saúde pública de interesse internacional (WHO, 2020b). Sugestão do Fato: Ana Luiza Soares Araújo (2J) e Anna Giulya Campos (2A) / E.E.M.C.
  • O impacto da COVID-19 na Educação Física

    O impacto da COVID-19 na Educação Física
    Foram tomadas medidas de distanciamento para prevenir a velocidade de contágio do COVID-19, como fechamento de escolas, prédios comerciais e cancelamento de eventos. Dentre áreas profissionais e de saúde que estão sofrendo grandes impactos e adaptações, se encontra a Educação Física, agora repensando novos formatos de ativid., a saúde mental em isolamento, etc. Bom Projeto de Pesquisa do assunto, de Marcelo Cozzensa da Silva