Evolução da Contabilidade no Brasil - Brisamar Daitch Castilho

Timeline created by Brisa
  • Period: Jan 1, 1530 to Dec 31, 1530

    Contabilidade da Época Colonial ao Brasil Império

    Inicia-se a contabilidade no Brasil Colônia e Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para
    denominar os profissionais que atuavam na área pública
  • Casa dos Contos

    Constata-se na história, que no dia 16 de julho de 1679, através da Carta Régia é criada a Casa dos Contos, órgão incumbido de processar e fiscalizar as receitas e despesas de Estado, ganhando autonomia somente no reinado de João I.
  • Processo de escrituração contábil

    No Brasil, a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis ocorreu no ano de 1808, elaborada pelo Príncipe
    Regente D. João VI.
  • Aulas de Comtabilidade

    No Brasil, através do Alvará de 15 de julho de 1809, foi oficializado as Aulas de Comércio no Brasil, com nomeação do Sr. José Antônio Lisboa, que se torna o primeiro professor de Contabilidade no Brasil.
  • Guarda Livros

    No ano de 1869 foi criado a Associação dos Guarda-Livros da Corte, sendo reconhecido oficialmente no ano seguinte pelo Decreto Imperial nº 4.475, este fato foi importante, pois estava constituído o guarda-livros, como a primeira profissão liberal do Brasil.
  • ConselhosFederal e Regionais de Contabilidade

    Através do Decreto-Lei 9.295 de 27 de maio de 1946, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, com a determinação de fiscalizar e reger a profissão contábil. Definiu-se o perfil dos contabilistas, contadores eram os graduados em cursos universitários de Ciências Contábeis; técnicos de Contabilidade eram os de nível médio, etc.
  • Estudos Científicos

    Francisco D ‘Áuria foi o precursor do estudo científico no Brasil, em 1948 lançou a obra “Primeiros Princípios de Contabilidade Pura”, introduzindo o patrimonialismo na Contabilidade Pública Brasileira
  • Influências norte americanas

    Na data de 15 de dezembro de 1976, foi publicada no Brasil a Lei 6.404, que regulamentava os princípios contábeis, com orientação internacional especialmente norteamericana.
  • Aperfeiçoamento da Contabilidade

    A partir da década de 90, o Brasil na figura do Dr. Prof. Antônio Lopes de Sá aperfeiçoa o Patrimonialismo de Masi, dando origem a Escola Neopatrimonialista, baseado na
    Teoria Geral da Contabilidade. Essa escola foi a primeira corrente doutrinária criada no Brasil.
  • Atualidade

    O profissional da área contábil no século XXI deve ter um conhecimento vasto e qualificado. Diante das novas necessidades do mercado, que dispõe de muitas informações em reduzido espaço de tempo, e devido às inovações tecnológicas, é exigido do profissional ética, agilidade diante dos problemas, auxílio na tomada de decisões, além de manter-se atualizado continuamente.