Educação a Distância no Mundo e no Brasil (fonte: Artigo EAD: conceitos e História... ALVES, Lucineia)
By Denise Souza
-
Inicialmente na Grécia e, depois, em Roma, existia uma rede de comunicação que permitia o desenvolvimento significativo da correspondência. As cartas que comunicavam informações sobre o cotidiano pessoal e coletivo juntam-se as que transmitiam informações científicas e aquelas que, intencional e deliberadamente, se destinavam à instrução. Esse epistolário greco-romano vai manifestar-se no Cristianismo nascente; atravessando os séculos, com importância nos períodos do Humanismo e do Iluminismo.
-
Os movimentos que se iniciaram com a Revolução Científica no século XVII, fizeram o uso das cartas para transmitir informações científicas, inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Este período foi marcado pela ruptura com as práticas ditas científicas da idade Média, fase em que a igreja Católica ditava os preceitos de acordo com os preceitos religiosos.
-
Trata-se de um anúncio publicado no Jornal GAZETA DE BOSTON, nos Estados Unidos da América, na edição de 20/03/1728, onde o Professor Caleb Philipps, oferecia material para ensino tutoria de taquigrafia por correspondência: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston". Após iniciativa particular de vários professores, a EAD começa existir institucionalmente.
-
Em 1829 a Faculdade SIR ISAAC PITMAN, no Reino Unido, é inaugurada a primeira escola por correspondência da Europa.
-
No Departamento de Extensão da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, é criada a Divisão de Ensino por Correspondência para a preparação dos docentes
-
De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) a história de educação a distância no Brasil começou em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos Classificados oferecendo um curso de datilografia por correspondência.
-
Por iniciativa de Edgard Roquette-Pinto (considerado o "pai" da radiodifusão no Brasil) e Henrique Morize, criou-se a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que oferecia curso de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Tinha início assim, a Educação a Distância pelo rádio brasileiro.
-
Surge em São Paulo o Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio-Técnico Monitor, oferecendo cursos técnicos.
-
Fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor, já formou mais de 4 milhões de pessoas e hoje possui cerca de 200 mil alunos. Seus anúncios eram encontrados em Revistas em Quadrinhos e Revistas de fofoca, trazendo grande divulgação de seus cursos.
-
Nelson Mandela, ficou conhecido pela importância que dava para a educação. Porém um fato sobre ele pouco conhecido é que Mandela foi um grande adepto da modalidade de EaD, tendo sido o estudo a distância fundamental para a sua trajetória política e como líder. Ingressou, através do estudo a distância, na University of South Africa se graduar (BA-Bachelor of Arts) em 1943.Considerando o contexto que Mandela utilizou a EAD, ela teve influência direta na construção do seu legado.
-
1947 até 1961 - surge a Universidade do Ar, patrocinado pelos SENAC/SESC e emissoras de rádio associadas. O objetivo desta era oferecer cursos comerciais. Os alunos estudavam nas apostilas e corrigiam exercícios com monitores.
1983 - o SENAC desenvolveu uma serie de programas radiofônicos sobre orientação profissional denominada "Abrindo Caminhos" e continua até hoje com a modalidade EAD em diversas plataformas. -
Projeto Minerva (deusa romana da sabedoria) visava a preparação de jovens e adultos para prestarem exame supletivo de 1º e 2º graus.
Era transmitido diariamente em cadeia nacional por todas as emissoras de rádio (obrigatório como "A voz do Brasil") em horários preestabelecidos.
O Ministério da Educação tinha como parceiros as Fundações Anchieta (SP) e Padre Landell de Moura (RS).
Havia apoio de material impresso para acompanhamento das aulas., como as apostilas abaixo. -
Entre 19667 e 1974 houve a instalação de oito emissoras de televisão educativa: TV Universitária de Pernambuco, TV Educativa do Rio de Janeiro, TV Cultura de São Paulo, TV Educativa do Amazonas, TV Educativa do Maranhão, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Educativa do Espírito Santo e TV Educativa do Rio Grande do Sul. Desta forma, em 1974 foi criado pelo governo federal o SISTEMA NACIOANL DE TELEDUCAÇÃO, com material televisivo, impresso e monitores
-
Criação da Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), que atingiu campos distintos de ações: ampliou o conhecimento organizando cursos específicos e acesso a todos, com a educação continuada, a capacitação profissional foi inovadora e mobilizou trabalhadores; renovou o ensino superior tanto a graduação como a pós-graduação.
-
Criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, dentro de uma política que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira. É neste ano também que a Educação a Distância surge oficialmente no Brasil, sendo as bases legais para essa modalidade de educação, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora somente regulamentada em 20 de dezembro de 2005 pelo Decreto n° 5.622 (BRASIL, 2005)
-
Vários programas para a formação inicial e continuada de professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
-
Criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.
-
Entra em vigor o Decreto n° 5.773, de 09 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo os da modalidade a distância (BRASIL, 2006).
-
Entra em vigor a Portaria nº 10, de 02 julho de 2009, que fixa critérios para a dispensa de avaliação in loco e deu outras providências para a Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil (BRASIL, 2009).