benefícios trazidos pela guerra

Timeline created by facebooker_2002074479921436
In History
  • chá de saquinhos

    chá de saquinhos
    A história mais conhecida credita o importador de chá Thomas Sullivan como o inventor do popular saquinho em 1908. Segundo relatos, ele costumava distribuir pequenos compartimentos individuais feitos de seda, cheios de folhas aromáticas, como amostra para seus possíveis clientes.
  • comida enlatada

    comida enlatada
    a industria de comida industrializada foi uma das que mais progrediu na Primeira Guerra Mundial. A fome era constante. Devido ao conflito, lavouras se perdiam, e a comida fresca era escassa. As grandes potências dependiam da comida de suas colônias, mas isso não era suficiente para alimentar população civil mais as tropas. Comida enlatada era relativamente fácil de produzir e entregar.
  • relógio de pulso

    relógio de pulso
    Com a guerra de trincheiras, porém, não havia bolsos para os soldados usarem os relógios, e aí o relógio de pulso deixou de ser um artefato feminino.
    A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas
  • banco de sangue

    Embora transfusão de sangue não fosse desconhecida no início do século 20, geralmente era feita diretamente de uma pessoa para outra. Um médico militar americano, Oswald Robertson, estabeleceu o primeiro banco de sangue no front, quando, em 1917, usou citrato trissódico para prevenir a coagulação. O sangue era mantido no gelo por até 28 dias.
  • ambulância

     ambulância
    Por sua versatilidade, fácil reparo de peças e pelo fato de ter-se tornado o primeiro carro global, o Ford Modelo T entrou na Primeira Guerra Mundial caracterizado como ambulância. A Ford enviou à Europa, ainda em 1917, cerca de 17 mil unidades para auxiliar os países aliados, liderados por França e Inglaterra.
    . Os veículos tinham corpo de carroças e carruagens montado em chassis.
  • absorventes

    absorventes
    o item foi criado para estancar o sangue de grandes ferimentos de bala durante a Primeira Guerra Mundial. Porém, os curativos chamaram a atenção das enfermeiras da Cruz Vermelha, que começaram a usá-los para a própria higiene pessoal e o costume se tornou conhecido.
  • helicópteros

    helicópteros
    Em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.
  • antibióticos

    antibióticos
    Na 2ª Guerra, cientistas da Universidade de Oxford redescobriram o trabalho de Fleming, mas foram os Estados Unidos que investiram na sua produção maciça. O governo autorizou 19 companhias a produzir o antibiótico utilizando a técnica da empresa Pfizer, com a sua concordância. A Pfizer produziu 90% da penicilina usada pelas forças aliadas na 2ª Guerra.
  • computadores

    computadores
    Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943.
  • caneta esferográfica

    caneta esferográfica
    Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.
  • micro-ondas

    micro-ondas
    Durante o início da Guerra Fria, em 1945, o engenheiro americano Percy Spencer trabalhava com a tecnologia de radares, mais precisamente na construção de peças capazes de gerar ondas eletromagnéticas (magnetrons). Durante as muitas horas dedicadas ao serviço, Spencer percebeu que uma barra de chocolates em seu bolso havia derretido.Não demorou muito para que engenheiro chegasse à conclusão de que o doce havia sido aquecido pelas micro-ondas.
  • câmeras digitais

    câmeras digitais
    Desde o fim da década de 50 que governos do mundo todo têm enviado satélites espiões para a órbita terrestre. Sempre equipados com câmeras potentes e capazes de capturar imagens de territórios inimigos, esses equipamentos observam não apenas a posição de suas tropas, mas também o desenvolvimento industrial de determinada região.
  • internet

    internet
    Nesse panorama, os Estados Unidos, temendo ataques da Rússia, criou um sistema de compartilhamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra.
    Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a "Arpanet".
    Assim, no dia 29 de outubro de 1969 foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford. Foi um momento histórico, uma vez que o primeiro e-mail foi enviado.