Lenin1

A Revolução Russa

  • Rússia Czarista (1613-1917)

    Rússia Czarista (1613-1917)
    No final do século XIX, a Rússia era dominada pela monarquia absolutista, na qual o imperador, chamado de czar, era o líder soberano, que, junto de sua família, a nobreza, e o clero, possuía enormes privilégios. Os camponeses, cerca de 80% da população, eram explorados, pagavam altos impostos, eram em sua maioria analfabetos e os mais atingidos por crises de fome e doenças.
  • Marxismo

    Marxismo
    Em meio às lutas do operariado europeu por melhores condições de vida, facilitou-se a entrada de ideias socialistas na Rússia. O marxismo, formulado por Karl Marx e Friedrich Angels, propôs o fim do capitalismo com a adição imediata do socialismo, onde as massas trabalhadoras possuindo os meios de produção assumiriam o poder político e econômico.
  • Partido Operário Social-Democrata Russo

    Partido Operário Social-Democrata Russo
    Em contato com as ideias marxistas, intelectuais e operários russos formaram o Partido Operário Social-Democrata Russo. Entretanto, havia divergências internas entre os membros do partido, que se dividiram em dois grupos. Os bolcheviques, liderados por Lênin, propunham a conquista do poder por meio da revolução socialista, liderada por um partido disciplinado. Os mencheviques, liderados por Martov, propunham uma revolução burguesa contra o czarismo e a chegada ao socialismo pela via eleitoral.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    Com uma Rússia pós-guerra, a miséria vivida pelos menos favorecidos aumentou, e os baixos salários pagos aos trabalhadores se tornaram ainda menores, causando a explosão de uma greve operária em São Petersburgo. Num domingo de 1905, operários desarmados caminharam em direção a sede do governo czarista, com um abaixo-assinado para ser entregue ao czar. O documento não chegou a ser entregue, e os soldados do governo atiraram contra a multidão.
  • O Processo Revolucionário e o Governo Provisório

    O Processo Revolucionário e o Governo Provisório
    Com o povo culpando o czar Nicolau II pela permanência da Rússia na Primeira Guerra Mundial, explodiu uma onda de protestos em São Petersburgo. Os protestantes conseguiram o apoio de soldados do exército czarista, invadindo a sede do governo e pondo fim ao czarismo na Rússia. Com a transferência do poder para o Parlamento, deu-se início um governo provisório. Este, liderado por políticos moderados, procurou diminuir a insatisfação popular. Entretanto, declarou a permanência da Rússia na guerra.
  • Fim do Governo Provisório e o Governo de Lênin

    Fim do Governo Provisório e o Governo de Lênin
    O líder bolchevique, Lênin, antes exilado, passou a defender a derrubada do governo provisório. Com o agravamento da situação social russa, suas ideias ganharam força. No dia 24 de outubro de 1917, os bolcheviques realizaram uma revolução e assumiram o poder, dando o cargo de presidente do Conselho de Comissários do povo à Lênin. O governo bolchevique adotou uma séria de medidas, como a saída da Rússia da guerra, a estatização da economia, a reforma agrária e a igualdade entre homens e mulheres.
  • A Guerra Civil (1918-1921)

    A Guerra Civil (1918-1921)
    Monarquistas, mencheviques, liberais e potências capitalistas, contra as medidas dos bolcheviques, formaram o Exército Branco. Os bolcheviques, querendo defender seu governo, organizaram o Exército Vermelho, dando início à uma guerra civil. Durante a guerra, o governo bolchevique adotou o comunismo de guerra, confiscou a produção agrícola de camponeses, e passou a condenar e matar os contrários ao governo. Os bolcheviques terminaram vitoriosos, porém a Rússia saiu da guerra muito enfraquecida.
  • Nova Política Econômica (NEP) e a Formação da URSS

    Nova Política Econômica (NEP) e a Formação da URSS
    A Nova Política Econômica foi a economia de elementos capitalistas na ideologia comunista adotada na Rússia para tirar o país da crise. Lênin incentivou a formação de indústrias privadas, liberou a entrada de capitais estrangeiros na Rússia, e permitiu livre comércio interno. Entretanto, a flexibilidade na economia não correspondeu a uma abertura na política, e foi implantada uma ditadura comunista. Em dezembro de 1922, foi fundada a URSS, e o autoritarismo do Partido Comunista se agigantou.
  • A disputa entre Trotsky e Stalin (1924-1927)

    A disputa entre Trotsky e Stalin (1924-1927)
    Com a morte de Lênin, acirraram-se as disputas pelo poder. Foi nesse momento que se deflagrou a divergência de opinião entre os líderes Joseph Stalin e Leon Trotsky. Este, era a favor da extensão da revolução socialista a outros países, enquanto o primeiro era a favor de primeiramente consolidar o socialismo na União Soviética. Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista, e, pouco depois, do país. Posteriormente, Stalin mandou assassinar Trotsky, assumindo o poder do país.
  • O Governo de Stalin (1927-1953)

    O Governo de Stalin (1927-1953)
    Durante seu governo, Stalin adotou os Planos Quinquenais, que previam um rigoroso planejamento da economia, e pôs em prática a industrialização acelerada. Ele entregou terras ao Estado, investiu nas indústrias de base, em estradas e ferrovias, e combateu o analfabetismo, o que gerou um crescimento econômico significativo. Stalin implantou uma ditadura com sistema de partido único, opressão às nacionalidades, julgamentos forjados, e proibição da liberdade de imprensa e de pensamento.