-
Marco inicial da Educação a Distância é anunciado um curso pela Gazeta de Boston.
-
A inauguração que possibilitou a mais de 150.000 pessoas a realizarem um curso através da Educação a Distância.
-
Primeiros registros de cursos profissionalizantes, oferecidos pelo Jornal do Brasil na seção de classificados oferecendo curso para datilógrafo.
-
Com o surgimento do Instituto Monitor, o primeiro no Brasil a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a Distancia por correspondência (CARTAS).
-
Com o patrocinio do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial e o Serviço Social de Comercio, surge a nova Universidade do Ar, com o objetivo de oferecer cursos comerciais radiofônicos, e durou até 1961. No entanto a experiência do SENAC continua até hoje.
-
Em Chicago, Estados Unidos, transmissão de programos educativos pela televisão, cuja influencia atraiu rapidamente outras universidades do pais.
-
A Diocese de Natal cria algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base (MEB). Envolvendo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Governo Federal, utilizando o sistema de radio-educativo.
-
Um convênio entre o Ministério da Educação, e as Fundaçôes Padre Landell de Moura e Padre Anchieta, cuja a meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos.
-
Na Espanha foi fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância
-
a Universidade de Brasilia pioneira na EaD e no Ensino Superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distancia (CEAD) e lançado o Brasil EaD.
-
O Parlamento Europeu divulga a resolução sobre a Universidade Aberta na Comunidade Europeia.
-
É um programa para a formação continuada e aperfeiçoamento de professores, principalmente de Ensino Fundamental e alunos do curso de magistério. Atinge por ano mais de 250 mil docentes em todo Brasil.
-
Criada a Universidade Aberta de Brasilia, acontecimento bastante importante na Educação a Distancia de nosso Pais.
-
Criado pelo Ministerio da Educação dentro de uma politica que privilegia a democratização e a qualidade da educação brasileira. É neste ano também que a Educação a Distância surge oficialmente no Brasil. Etabelecida pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional N° 9.394, de 20/12/1996, somente regulamentada em 20/12/2005, pelo Decreto n° 5.622.
-
Criada em parceria com o MEC, estados e municipios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.
-
A Partir de 09/05/2006 entra em vigor o Decreto N° 5.773, que dispõe sobre o exercicio das funções da regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, incluindo a modalidade de ensino a distância.
-
Demarcando a chegada da segunda geração de Educação a Distância no país. Somente na década de 1990, é que a maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a Educação a Distância com o uso de novas tecnologias de informação e comunicaçao (TICs).