União ibérica

1580 a 1910- História de Portugal

By EMV;)
  • 1578

    A Crise de Sucessão

    A Crise de Sucessão
    Em 1578 rei D. Sebastião dá-se por desaparecido em Alcácer Quibir, sem deixar qualquer herdeiro. Com vários dispostos a subir ao trono Portugal entra numa crise de sucessão dinástica. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_I_de_Portugal )
  • 1581

    União Ibérica e a Dinastia Filipina

    União Ibérica e a Dinastia Filipina
    Com Portugal em crise não faltava muito tempo até os castelhanos aproveitarem a oportunidade. D. Filipe II de Espanha conquista o trono mas não como rei de Castela mas sim , D. Filipe I de Portugal. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_II_de_Espanha )
  • A Restauração

    A Restauração
    Depois de mais ou menos cinquenta e nove anos de "união" dá-se um golpe de estado em Portugal gerido pelos "Os Quarentas Conjurados". Portugal saio vitorioso. Foi o começo da 4ª Dinastia com a aclamação de D. João IV. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Restaura%C3%A7%C3%A3o )
  • D. João V o rei absolutista

    D. João V o rei absolutista
    D. João V, foi rei de Portugal desde 1706 até 1750. Rei que defendia o absolutismo, tendo nos seus anos de reinado nunca tido convocado as cortes. Rei com grandes feitos, promoveu o campo das artes, e de ciências, entre muitas coisas. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_V_de_Portugal )
  • O Absolutismo e a Era Pombalina

    O Absolutismo e a Era Pombalina
    Nomeado primeiro-ministro por D. José, Marquês de Pombal exerce suas políticas no reino português, com a intenção de tornar o estado uma entidade autónoma e centralizadora.
    Anos mais tarde ficara conhecido pela reforma da Baixa de Lisboa depois do terramoto. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Jos%C3%A9_de_Carvalho_e_Melo )
  • O Grande Terramoto

    O Grande Terramoto
    Uma das mais marcantes datas da história de Portugal, o terramoto de 1775, no dia de Todos os Santos, em Lisboa.
    Estudos constam que o terramoto terá sido de 9 graus (na escala de Richter) , onde foi acompanhado por um maremoto e vários incêndios. Lisboa estava num cenário caótico de destruição em toda a Baixa. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755 )
  • A Fuga e a 1ª Invasão Francesa

    A Fuga e a 1ª Invasão Francesa
    Em 1807 general Junot chega a Lisboa onde foi surpreendido com uma regência assistida por cinco pessoas presidida pelo marquês de Abrantes, a família real tinha fugido do país para o Brasil antes da chegada de Junot (30 de nov.). Portugal passou a ser governado como um território conquistado e foi marcado por violência e roubos pelos cinquenta mil soldados franceses e espanhóis espalhados pelo país. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_invas%C3%A3o_francesa_de_Portugal )
  • 2ª Invasão Francesa

    2ª Invasão Francesa
    Junot não teve uma grande "estadia" saindo de Portugal no mesmo ano.
    Em fevereiro de 1809 marechal Soult deu início à 2ª invasão francesa. Chegaram por Trás-os.Montes. Esta "estadia" também não demorou muito a acabar sendo que em maio do ano seguinte as forças anglo-portuguesas conseguem expulsar o exercito francês para Espanha. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_invas%C3%A3o_francesa_de_Portugal )
  • 3ª Invasão Francesa

    3ª Invasão Francesa
    Lord Wellington prepara novamente a defesa portuguesa contra os franceses e em junho de 1810 deu o início da 3ª invasão e em março de 1811 o exército francês retirou-se. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_invas%C3%A3o_francesa_de_Portugal )
  • A Revolução Liberal

    A Revolução Liberal
    A população estava descontente. Estava em crise económica e social desde as invasões francesas e pela saída da família real para o Brasil. O sentimento de que Portugal trucara de lugar com o Brasil era imensa. Os britânicos ajudaram os portugueses nas invasões francesas, mas ficaram por mais tempo em Portugal, exercendo uma tutela política e militar sobre o país. Começou a desenvolver-se ideias liberais e depois a revolução (imag.: https://www.todamateria.com.br/revolucao-liberal-do-porto/ )
  • O "Grito do Ipiranga"

    O "Grito do Ipiranga"
    Depois de vários conflitos de poder entre as cortes e a administração da colónia o príncipe regente do Brasil D. Pedro (futuro Pedro IV) declarou o território definitivamente separado de Portugal.
    "Independência ou morte!" brandou nas margens do Rio Ipiranga. A 1 de dezembro do ano seguinte é coroado imperador do Brasil. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil )
  • O Partido Republicano

    O Partido Republicano
    O início do partido republicano. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Republicano_Portugu%C3%AAs )
  • O Mapa Cor-de-Rosa

    O  Mapa Cor-de-Rosa
    Nome do projeto português de unir Angola e Moçambique apresentado em 1884 no Congresso de Berlim. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_Cor-de-Rosa )
  • O Ultimato Inglês

    O Ultimato Inglês
    Inglaterra não ficou satisfeita com projeto português, que atrapalhava a sua ambição de criar um caminho do Egito à África do Sul. Ameaçando invadir Portugal se não abandonassem o projeto. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ultimato_brit%C3%A2nico_de_1890 )
  • Crise Económica

    Crise Económica
    Depois de tudo que tinha passado Portugal encontra-se com grandes dívidas e pouco dinheiro. Aumenta os impostos e com a alta taxa de desemprego o nível de condição de vida da população diminuí. Aumentado o seu descontentamento. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Real_(moeda_portuguesa) )
  • Revolta Republicana no Porto

    Revolta Republicana no Porto
    Seguidos da crise e da humilhação trazida pelo ultimato inglês aos portugueses é desencadeada a revolta republicana no Porto na madrugada de 31 de janeiro de 1891. (imagem: https://www.abrilabril.pt/cultura/revolta-de-31-de-janeiro-celebrada-no-porto )
  • Regicídio

    Regicídio
    No retorno a Lisboa e acompanhado da família real, D. Carlos é assassinado na carruagem real, a carruagem segue pela a rua do Arsenal onde um outro indivíduo dispara contra D. Luís Filipe, matando-o. Os regicidas eram republicanos. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regic%C3%ADdio_de_1908 )
  • A Implantação da República

    A Implantação da República
    A República Portuguesa foi proclamada na Câmara Municipal de Lisboa nesta data.
    Portugal é governado por um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. (imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Implanta%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_Portuguesa )