-
Edward Brennand chega a Salvador, vindo da Inglaterra, a bordo do Navio Martha. Posteriormente, se estabelece em Alagoas onde se casa com Francisca de Paula Moura, viúva de muitas posses.
-
Nascimento, no Cabo de Santo Agostinho, do colecionador Ricardo de Almeida Coimbra Brennand, Ricardo Brennand nasceu na Usina Santo Inácio . Aos 4 anos foi mandado para o engenho São João da Várzea, onde passou a viver com família de Francisco Brennand.
Casou com D. Graça Monteiro Brennand e pai de Ricardo Filho, Antonio (falecido), Catarina, Jaime, Lourdes, Renata, Patrícia e Paula. Empresário pernambucano, dono de vários empreendimentos como hidroelétricas, imóveis, entre outros. -
Com a idade de 12 anos deu-se o inicio a coleção, que começou com canivetes e foi incentivada pelo pai, Sr. Antonio Brennand e pelo tio, Sr. Ricardo, homônimo do mesmo, e pai do artista plástico Francisco Brennand.
-
-
Inicio da construção do Castelo São João da Várzea, em terras que pertenceram a José Fernandes Viera, um dos comandantes que lutou contra os holandeses, no século XVII. O edifício foi feito para ser local de abrigo da coleção, que não se restringia apenas a canivetes, mas também a outras obras como espadas, pistolas, armaduras, esculturas, pinturas, objetos decorativos.
-
-
Hoje chamado Educandário Nossa Senhora do Rósario. Foi um projeto da Graça Brennand.
-
Inauguração do Instituto Ricardo Brennand com a exposição Albert Echkout Volta ao Brasil: 1637 – 2002. No dia seguinte abertura para o publico geral.
De 12.09 a 24.11, Prorrogada com réplicas até 22.12
"Deus quer, o Homem Sonha, a Obra Nasce" Fernando pessoa, O Infante. -
-
Abertura da exposição Frans Post e o Brasil Holandês na Coleção do Instituto Ricardo Brennand. No dia seguinte abertura para o público em geral.
Neste mesmo ano o Instituto recebe a Rainha Beatrix da Holanda -
Março a Abril de 2004 – exposição em comemoração ao novo rótulo do uísque, Johnny Walker, Johnny Walker: Arte Contemporânea.
23 de Agosto a 26 de Setembro de 2004: exposição Pernambuco Cultural (Salão da Rainha).
14 de Setembro de 2004 – Abertura do Castelo São João da Várzea ao público em geral.
05 de Outubro a 19 de Dezembro de 2004: exposição História em Quadrões: Pinturas de Mauricio de Souza (Salão da Rainha).
11 de Outubro de 2004 – Abertura da Sala de Fouquet ao público em geral. -
-
Programa Peça a Peça
-
-
Programação:
Palestra: A obra de Cervantes nas Artes Plásticas. Leitura Dramatizada do Livro Dom Quixote com Hamilton Figueiredo. Concerto no Órgão italiano do Sec. XVII com Cirinéia Amaral. "Ingresso" doação de fraldas, brinquedos etc para a creche -
Programação:
Peça - Escola de Mulheres de Molière por Natália Brown. Grupo da escola João Pernambuco Teatrocidade Bando, trecho da obra de Molière Tartufo e Escola de Maridos.
Curso para professores sobre Colecionismo e Período Nassoviano -
Programação:
Palestra.
Oficina de teatro. "Ingressos" latas de leite e material escolar. -
80 Anos de Ricardo Brennand
-
19 de Setembro de 2008 – Abertura oficial da exposição Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi: Uma Vida (acervo de vidros no Salão da Rainha).
01º a 19 de Outubro de 2008 – Exposição Design Japonês Hoje 100 - Um Estilo de Vida Contemporâneo (acervo de vidros no Salão da Rainha). -
Choro Arabiando
-
Exposição Michelangelo
-
2 Milhões de Visitantes
-
Ricardo Brennand tem um prato preferido no Restaurante Castelus. Chama-se Filet Brennand. Ele é composto por filet ao molho de dijonnaise, acompanhado de linguine artesanal e fresco, puxado na manteiga, manjericão e parmesão.
-
TripAdvisor Travelers' Choice Awards, Eleito 17 melhor Museu do Mundo http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/09/museu-pernambucano-e-o-melhor-da-america-do-sul
-
90 Anos de Ricardo Brennand
1ª na América do Sul no Trip Advisor's Choice Awards -
Em maio de 2018, com a chegada da exposição referente ao Maio de 68, o Instituto Ricardo Brennand bateu a marca de 20 exposições internacionais realizadas em seu espaço.
-
-