Teoria dos Números 2025.1 (Em construção)

  • 2500 BCE

    Referências Bibliográficas

    OLIVEIRA, D.S: Números e Sistemas de Numeração. Universidade de São Paulo
    - Lorena. 2008 (Monografia)
  • 2500 BCE

    A origem dos números

    A origem dos números
    Os números passaram por diversas transformações até o seu formato atual. No início, os homens pré-históricos não tinham um sistema de contagem, a princípio usavam objetos para representar quantidades. Desde então diversos sistemas numéricos surgiram, destaca-se o Hindu-arábico por ser decimal com algarismos 0 a 9, enquanto os povos Babilônios adotaram o sexagesimal. Para os Egípcios desenvolver um sistema numeral foi para facilitar a agricultura e a comunicação. Por José Ademir e José Victor
  • 370 BCE

    Eudoxius de Cnidio

    Eudoxius de Cnidio
    Eudoxius de Cnido foi um matemático da Grécia Antiga. Ele é reconhecido por sua contribuição à matemática, pelo desenvolvimento da teoria das proporções e do método de exaustão, que mais tarde influenciou o cálculo integral. Ele é associado à formalização da teoria das proporções, que afirma: "Duas razões são iguais se, para quaisquer múltiplos dos termos correspondentes, a comparação entre eles for sempre consistente."
    Por Jéssica Almeida, Joana Vitória e Luan Antonio.
  • 300 BCE

    Algoritmo de Euclides: Máximo Divisor Comum (MDC)

    Algoritmo de Euclides: Máximo Divisor Comum (MDC)
    O Máximo Divisor Comum é um conceito matemático antigo, surgiu na Grécia Antiga na cidade de Alexandria, por volta do século III a.C, e está ligado ao famoso matemático Euclides, que criou o algoritmo para encontrar MDC, entre dois números inteiros. Sua aplicação se deu na necessidade prática de: Dividir (terras, objetos, etc), em partes iguais e exatas; Resolver problemas de aritmética envolvendo múltiplos e divisores; Simplificar frações. Estudantes: Elizeu Manoel, Luis Henrique, Luana Nayara
  • Uma breve história do conjunto dos números naturais

    Uma breve história do conjunto dos números naturais
    No século XIX, foi desenvolvida uma definição do conjuntos dos números naturais. A partir dela se tornou-se válido incluir o zero como um número. Utilizada por teorizadores de várias áreas, mas outros principalmente teorizadores dos números preferiram seguir o tradicional e excluir o zero. No mesmo século foi desenvolvida uma construção consistente por Giuseppe Peano, chamada de Axiomas de Peano, que serve como um bom exemplo de uma construção de conjuntos númericos.
    Pesquisa: Letícia e Renata
  • Period: to

    Referência de: Uma breve história do conjunto dos números naturais

    Pesquisa feita por: Letícia Nascimento de Araújo e Renata Gabrielle da Silva
    http://mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/html/naturais-web/naturais_numero_natural.htm
  • Curiosidade rápida sobre indução matemática

    Curiosidade rápida sobre indução matemática
    O matemático indiano Bhaskara II, no século XII, já utilizava raciocínios similares ao da indução matemática para provar propriedades sobre números, especialmente ao trabalhar com progressões aritméticas. Contudo, o método só foi formalmente descrito como conhecemos hoje no século XVII, por Blaise Pascal, que usou uma forma primitiva de indução ao trabalhar com o Triângulo de Pascal. Pesquisa feita por : José Horácio Batista Junior, Andreina dos Santos Silva, Lucas Michael Guilherme Silva.
  • Period: to

    Referências acerca do evento sobre indução matemática.

    Referências: KATZ, Victor J. A History of Mathematics: An Introduction. 3. ed. Boston: Pearson, 2009. BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. A History of Mathematics. 3. ed. Hoboken: John Wiley Sons, 2011. JOSEPH, George Gheverghese. The Crest of the Peacock: Non-European Roots of Mathematics. 3. ed. Princeton: Princeton University Press, 2011.