Tenentismo - Era Vargas

By gusbusz
  • Revolta do Forte

    Revolta do Forte
    "os dezoito do forte" foi causado por cartas publicadas atribuidas a Bernardes nas quais haviam ofensas ao exercito brasileiro. (era uma fraude) Tinham como objetivo, o impedimento da posse da presidencia de Arthur Bernardes.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    Tropas de Rio Grande do Sul e Sao Paulo representavam toda a sociedade a lutavam contra as oligarquias politicas. A revolta provocou a morte de mais de 500 pessoas e terminou porque o governo obrigou as tropas tenentistas a abandornarem suas posicoes.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    Duas forcas tenentistas uniram-se e atravessaram doze estados brasileiros em busca do apoio da populacao para realizar novas revoltas contra o governo. Liderado por Luiz Carlos Prestes
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    Queda nos valores na bolsa de valores em Nova York onde as pessoas dos Estados Unidos nao podiam vender nem comprar. Isso afetou a exportacao de cafe do Brasil que era a maior parte de economia reduzindo o preco do cafe em mais de 50%.
  • Revolucao de 1930

    Revolucao de 1930
    Julio Prestes derrotou a chapa da Alianca Liberal. Os olideres da alianca se revoltaram e Joao Pessoa foi assassinado unindo as oposicoes contra o governo.
  • Period: to

    Governo Provisorio

    Vargas declarou a s,uspensao da constituicao de 1891, fechamento de orgaos legislativos. A indicacao de interventores militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais e a destituicao dos presidentes
  • Period: to

    Governo Constitucional

    16 de Julho, nova constituicao. Queriam o voto secreto, direitos trabalhistas e nacionalismo economico. Mulheres podiam votar porem analfabetos, mendigos e militares de baixa patente nao podiam votar.
  • Period: to

    Estado Novo

    Determinava também a realização de eleições diretas em 1938, nas quais o povo finalmente teria o direito de eleger o chefe supremo da Nação e proibia a reeleição de Getúlio.
  • Eleição de Vargas

    Eleição de Vargas
    Prometeu democracia ao país. Autoritário e populista.
  • Eleição de JK

    Eleição de JK
    Candidato a presidência pelo PSD. Prometeu evoluir o país 50 anos em 5.
  • Suícidio de Vargas

    Suícidio de Vargas
    Hávia uma grande rivalidade entre Vargas e uma grande porção do Congresso. Estava constatemente pressionado e após o atentado da Rua Toneleros, Vargas se suicidou, quando descobriram que seu guard pessoal foi quem cometeu o crime.
  • Eleição de Jânio Quadros

    Eleição de Jânio Quadros
    Foi eleito em outubro de 1960 com uma grande vitória. Mas seu governo durou poucos meses, provocando uma crise política, que resultou mais tarde no Golpe Militar.
  • Construção de Brasília

    Construção de Brasília
    A fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região.
  • Period: to

    Regime Militar

    O regime militar no Brasil foi instaurado em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo do presidente democraticamente eleito, João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente, dando início ao período conhecido como Nova República.
  • AI-1

    AI-1
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto à eleição, ao mandato e aos poderes do Presidente da República; confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos; e dá outras providências.
  • Period: to

    Castelo Branco

    Atos Realizados:
    -Cassaçoes politicas
    -Fim da eleicao direta para presidente, criacao do bipartidarismo
    -limitacao de direitos constitucionais
    -suspensao da imunidade parlmanetar
  • AI-2

    AI-2
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências.
  • AI-3

    AI-3
    Dispõe sobre eleições indiretas nacionais, estaduais e municipais; permite que Senadores e Deputados Federais ou Estaduais, com prévia licença, exerçam o cargo de Prefeito de capital de Estado; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes.
  • AI-4

    AI-4
    Convoca o Congresso Nacional para discussão, votação e promulgação do Projeto de Constituição apresentado pelo Presidente da República e dá outras providências.
  • Period: to

    Arthur da Costa e Silva

    Atos:
    -Ato Institucional n5
    -combate de inflacao
    -reforma administrativa
    -investimentos nos setores de transporte e comunicacao
  • AI-5

    AI-5
    Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967; intervenção federal, sem os limites constitucionais; suspensão de direitos políticos e restrição ao exercício de qualquer direito público ou privado; cassação de mandatos eletivos; recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; exclui da apreciação judicial ato
  • Period: to

    Emílio Garrastazu Médici

    Atos:
    -Repressao politica "Anos de Chumbo"
    -Milagre Economico
    -Propaganda Patrotica
  • Period: to

    Milagre Econômico

    O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.
  • Period: to

    Junta Governativa Provisoria

  • Period: to

    Ernesto Geisel

    Atos:
    -Propos a abertura politica desde que fosse "lenta, gradual e segura"
    -Criacao do senador bionico
    -Alta da inflacao e divida externa
    -Aumentou o mandato de presidente de 5 para 6 anos
  • Period: to

    Joao Baptista Figueiredo

    Atos:
    -Inicio da transicao para o sistema democratico
    -restabelecimento do pluripartidarismo
    -restabeleicmento das eleicoes diretas para governadores dos estados
    -Crise economica, greves, protestos sociais