-
"os dezoito do forte" foi causado por cartas publicadas atribuidas a Bernardes nas quais haviam ofensas ao exercito brasileiro. (era uma fraude) Tinham como objetivo, o impedimento da posse da presidencia de Arthur Bernardes.
-
Tropas de Rio Grande do Sul e Sao Paulo representavam toda a sociedade a lutavam contra as oligarquias politicas. A revolta provocou a morte de mais de 500 pessoas e terminou porque o governo obrigou as tropas tenentistas a abandornarem suas posicoes.
-
Duas forcas tenentistas uniram-se e atravessaram doze estados brasileiros em busca do apoio da populacao para realizar novas revoltas contra o governo. Liderado por Luiz Carlos Prestes
-
Queda nos valores na bolsa de valores em Nova York onde as pessoas dos Estados Unidos nao podiam vender nem comprar. Isso afetou a exportacao de cafe do Brasil que era a maior parte de economia reduzindo o preco do cafe em mais de 50%.
-
Julio Prestes derrotou a chapa da Alianca Liberal. Os olideres da alianca se revoltaram e Joao Pessoa foi assassinado unindo as oposicoes contra o governo.
-
Vargas declarou a s,uspensao da constituicao de 1891, fechamento de orgaos legislativos. A indicacao de interventores militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais e a destituicao dos presidentes
-
16 de Julho, nova constituicao. Queriam o voto secreto, direitos trabalhistas e nacionalismo economico. Mulheres podiam votar porem analfabetos, mendigos e militares de baixa patente nao podiam votar.
-
Determinava também a realização de eleições diretas em 1938, nas quais o povo finalmente teria o direito de eleger o chefe supremo da Nação e proibia a reeleição de Getúlio.
-
Prometeu democracia ao país. Autoritário e populista.
-
Candidato a presidência pelo PSD. Prometeu evoluir o país 50 anos em 5.
-
Hávia uma grande rivalidade entre Vargas e uma grande porção do Congresso. Estava constatemente pressionado e após o atentado da Rua Toneleros, Vargas se suicidou, quando descobriram que seu guard pessoal foi quem cometeu o crime.
-
Foi eleito em outubro de 1960 com uma grande vitória. Mas seu governo durou poucos meses, provocando uma crise política, que resultou mais tarde no Golpe Militar.
-
A fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região.
-
O regime militar no Brasil foi instaurado em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985. De caráter autoritário e nacionalista, teve início com o golpe militar que derrubou o governo do presidente democraticamente eleito, João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente, dando início ao período conhecido como Nova República.
-
Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto à eleição, ao mandato e aos poderes do Presidente da República; confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos; e dá outras providências.
-
Atos Realizados:
-Cassaçoes politicas
-Fim da eleicao direta para presidente, criacao do bipartidarismo
-limitacao de direitos constitucionais
-suspensao da imunidade parlmanetar -
Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes; suspende garantias de vitaliciedade, inamovibilidade, estabilidade e a de exercício em funções por tempo certo; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes; e dá outras providências.
-
Dispõe sobre eleições indiretas nacionais, estaduais e municipais; permite que Senadores e Deputados Federais ou Estaduais, com prévia licença, exerçam o cargo de Prefeito de capital de Estado; exclui da apreciação judicial atos praticados de acordo com suas normas e Atos Complementares decorrentes.
-
Convoca o Congresso Nacional para discussão, votação e promulgação do Projeto de Constituição apresentado pelo Presidente da República e dá outras providências.
-
Atos:
-Ato Institucional n5
-combate de inflacao
-reforma administrativa
-investimentos nos setores de transporte e comunicacao -
Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967; intervenção federal, sem os limites constitucionais; suspensão de direitos políticos e restrição ao exercício de qualquer direito público ou privado; cassação de mandatos eletivos; recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; exclui da apreciação judicial ato
-
Atos:
-Repressao politica "Anos de Chumbo"
-Milagre Economico
-Propaganda Patrotica -
O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.
-
-
Atos:
-Propos a abertura politica desde que fosse "lenta, gradual e segura"
-Criacao do senador bionico
-Alta da inflacao e divida externa
-Aumentou o mandato de presidente de 5 para 6 anos -
Atos:
-Inicio da transicao para o sistema democratico
-restabelecimento do pluripartidarismo
-restabeleicmento das eleicoes diretas para governadores dos estados
-Crise economica, greves, protestos sociais