Movimentos Literários

  • 1521

    Farsa de Inês Pereira

    Farsa de Inês Pereira
    Esta é uma peça de teatro escrita por Gil Vicente, no período renascentista português, por volta do século XVI, especificamente em 1523.
  • 1572

    Lusíadas

    Lusíadas
    Uma obra épica de Luís de Camões, escrita no século XVI, publicada pela primeira vez em 1572. Considerada uma das maiores obras da literatura portuguesa, narra os feitos dos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.
  • Sermão de Santo António aos Peixes

    Sermão de Santo António aos Peixes
    Este é um sermão proferido pelo Padre António Vieira, um dos mais famosos escritores e oradores do Barroco português, no século XVII. Foi pregado em 1654, na cidade de São Luís do Maranhão, Brasil.
  • Frei Luís de Sousa

    Frei Luís de Sousa
    Uma peça de teatro escrita por Almeida Garrett, no século XIX, publicada em 1843. É uma das obras mais importantes do romantismo português.
  • Amor de Perdição

    Amor de Perdição
    m romance escrito por Camilo Castelo Branco, também no século XIX, publicado em 1862. É uma das obras mais conhecidas do autor e uma das mais importantes do romantismo português.
  • Sonetos Completos

    Sonetos Completos
    Antero de Quental- Considerando que sonetos são um formato literário mais aberto a diferentes autores e períodos, sem uma obra específica, podemos considerar uma compilação de sonetos, talvez dos grandes poetas portugueses, desde os primórdios até o presente. Isso poderia incluir obras de Camões, Bocage, Cesário Verde, Florbela Espanca, entre outros.
  • O livro de Cesário

    O livro de Cesário
    Este título pode se referir a uma compilação das obras do poeta português Cesário Verde (1855-1886). Cesário Verde foi um dos principais poetas do pré-simbolismo em Portugal, e seu livro póstumo, publicado em 1887, é uma coleção de poesias que influenciaram profundamente a literatura portuguesa.
  • Os Maias

    Os Maias
    Este é um romance de Eça de Queirós, também do século XIX, publicado em 1888. É uma das obras-primas da literatura portuguesa, destacando-se pelo realismo e pela crítica social.
  • A Cidade e as Serras

    A Cidade e as Serras
    (1901), de Eça de Queirós - Embora seja um romance, este trabalho de Queirós pode ser visto como uma narrativa breve e representativa do século XX, especialmente por suas reflexões sobre o choque entre o mundo rural e o urbano, tema recorrente na literatura portuguesa do século XX.
  • Mensagem

     Mensagem
    Este é um livro de poesia épica de Fernando Pessoa, publicado em 1934. É uma obra marcante da literatura portuguesa, onde Pessoa cria uma visão mítica e simbólica de Portugal.
  • O Espelho

    O Espelho
    (1957), de Agustina Bessa-Luís - Este conto é uma das obras mais conhecidas da autora, conhecida por sua prosa densa e psicológica.
  • Contos Exemplares

    Contos Exemplares
    (1962), de Sophia de Mello Breyner Andresen - Esta é uma coleção de contos da autora que abordam temas como a moralidade, a ética e a condição humana
  • Memorial do Convento

    Memorial do Convento
    Um romance histórico de José Saramago, publicado em 1982. A narrativa se passa durante a construção do Palácio Nacional de Mafra, em Portugal, no século XVIII, e é uma reflexão sobre a história e a condição humana.