-
Inventado por Joseph Marie-Jacquard.
-
A primeira válvula eletrónica foi inventada por John Ambrose Fleming.
-
Criado em 1941 pelo alemão Konrad Zuse.
-
Computador eletromecânico construído pela IBM e entregue à Universidade de Harvard.
-
Electronic Numerical Integrator and Computer foi o primeiro computador eletrónico de larga escala.
-
Inventado pelo Bell Labs.
-
Diferentemente de seu predecessor ENIAC, este utilizava o sistema binário e possuía arquitetura de von Neumann.
-
O TX-0 (Transistorized EXperimental) foi um dos primeiros computadores transistorizados, desenvolvido no Laboratório Lincoln do MIT.
-
É reconhecido como o primeiro microprocessador comercial do mundo, marcando início da revolução digital.
-
O 8086 deu origem à arquitetura x86, que acabou se tornando a linha de processadores mais bem-sucedida da Intel.
-
O terceiro grande processador da arquitetura x86 (conhecido como "386").
-
Primeiro processador da Intel a receber um nome em vez de um número, o Pentium foi projectado para atender à crescente demanda por desempenho em aplicações multimédia, jogos e sistemas operacionais gráficos, como o Windows 95.
-
A AMD lançou o K5, seu primeiro microprocessador x86. O sucesso da AMD em 1995 foi sustentado pelo acordo de licenciamento cruzado com a Intel. Esse acordo permitiu que a AMD utilizasse patentes e micrócodigo da Intel para fabricar processadores x86 compatíveis, enquanto a Intel acessava inovações da AMD.
-
O mercado de processadores foi marcado por uma intensa competição entre as principais fabricantes: Intel e AMD. Este período ficou conhecido como a "Guerra dos GHz", devido à corrida desenfreada para alcançar velocidades de relógio (Clock) cada vez mais altas, medida em gigahertz (GHz).
-
A AMD lançou dois processadores revolucionários: o Opteron e o Athlon 64 introduzindo a arquitetura AMD64 (x86-64), que combinava processamento de 64 bits com compatibilidade total com aplicações x86 de 32 bits.
-
O Core 2 Duo redefiniu o mercado, unificando linhas de desktops e notebooks, introduzindo a arquitetura Core.
-
A AMD enfrentou pressão com o Core 2 Duo. Em 2006, planejava o Phenom (Barcelona, lançado em 2007). Contudo, o Phenom teve desempenho inferior ao Core 2 devido a bugs iniciais e menor eficiência.
-
O Sandy Bridge consolidou a liderança da Intel em desempenho e eficiência energética. Pavimentou o caminho para gerações Core futuras.
-
O Bulldozer (ex: FX-8150) visava desktops e servidores. Apesar da promessa de alto desempenho multi-threaded, o Bulldozer desapontou devido ao compartilhou de recursos nos módulos, resultando em IPC (instruções por ciclo) inferior ao Phenom II e ao Sandy Bridge, especialmente em jogos e tarefas single-threaded.
-
O Ryzen revitalizou a AMD, oferecendo mais núcleos por euro e suporte prolongado ao AM4.
-
A Intel pressionada pelo AMD Ryzen, lançou o Coffe Lake como destaque. O Coffe Lake recuperou a liderança em jogos e tarefas single-threaded.
-
O Alder Lake introduziu uma arquitetura híbrida com núcleos de desempenho e eficiência (i9).
-
A importância do Ryzen 7000 está em consolidar a AMD como líder em desempenho multi-threaded e eficiência energética, desafiando a Intel, que dominava em singles-thread com o Alder Lake.
-
O Ryzen 9000, oferece melhor custo-beneficio para jogos administrativos, com desempenho single-threaded competitivo.
-
A Intel lançou processadores Arrow Lake, intensificando a competição no mercado de CPUs.