Acontecimentos entre 1570 a 1695

  • Aug 4, 1578

    A Morte de Dom Sebastiao

    A Morte de Dom Sebastiao
    D. Sebastião (Lisboa, 20 de Janeiro de 1554) A derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir em 1578 levou ao desaparecimento de D. Sebastião.
  • Mar 17, 1580

    Inicio da Uniao Iberica

    Inicio da Uniao Iberica
    No ano de 1578, durante a batalha contra os mouros marroquinos em Alcácer-Quibir, o rei português dom Sebastião desapareceu.Em 1580, Felipe II, o monarca espanhol, governante de uma das nações mais poderosas do mundo, exigiu o trono português e ordenou ao duque de Alba a invasão de Portugal. Contando com o apoio da nobreza e da burguesia portuguesas, a quem havia prometido inúmeros favores, Felipe II uniu as duas coroas, dando início a uma a nova fase da política portuguesa. A Uniao Iberica.
  • Quilombo dos Palmares (1597-1677)

    Quilombo dos Palmares (1597-1677)
    O quilombo dos Palmares, nasceu de escravos fugidos, principalmente, dos engenhos de açúcar pernambucanos, que se agruparam inicialmente a cerca de 70 quilômetros a oeste do litoral de Pernambuco, na Serra da Barriga, local de densas florestas de palmeiras (daí o nome Palmares), com terreno acidentado, o que tornava o acesso mais dificil.
  • Companhia das Indias Ocidentais

    Companhia das Indias Ocidentais
    Com os mesmos princípios e objetivos que enquadraram historicamente a fundação da Companhia das Índias Orientais holandesa em 1602, é criada, em 1621 (quando é reatada a guerra com Espanha, finda a Trégua dos Doze Anos) a Companhia das Índias Ocidentais.Idealizada por Willem Usselinx (comerciante holandês) e defendida por políticos como Hugo Grotius no intuito de colonizar regiões americanas e africanas.
  • Invasao a Bahia (1624-1625)

    Invasao a Bahia (1624-1625)
    A primeira tentativa de invasão do território colonial brasileiro pelos holandeses ocorreu em 1624, na cidade de Salvador, Bahia, sede do governo-geral do Estado do Brasil. A reação contra a presença holandesa foi intensa. Os luso-brasileiros encurralaram os invasores e impediram seu avanço para o interior, expulsando-os definitivamente em 1625. As investidas holandesas contra Salvador, porém, não cessaram; a cidade foi ameaçada duas vezes em 1627, quando os holandeses saquearam diversos navios.
  • Invasao a Pernambuco (1630-1654)

    Invasao a Pernambuco (1630-1654)
    Em 1630, os holandeses invadiram a capitania de Pernambuco, onde estavam os principais engenhos da colônia, e passaram a chamá-la de Nova Holanda. Matias de Albuquerque, que substituíra Diogo Furtado de Mendonça no governo-geral, não conseguiu reunir tropas suficientes para rechaçar a invasão.
  • Governo de Nassau

    Governo de Nassau
    João Maurício de Nassau foi um conde holandês, enviado ao nordeste brasileiro, em 1637, pela Companhia das Índias Ocidentais. Sua função era governar as terras dominadas pelos holandeses na região de Pernambuco. Seu governo durou sete anos e foi responsável por várias transformações, principalmente urbanísticas, em Recife.
  • Fim Uniao Iberica

    Fim Uniao Iberica
    Em 1640 chegou ao fim a União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração (recuperação). Este movimento significou o retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV. A aliança entre os portugueses e a República das Províncias Unidas, sua aliada na luta pela independência contra a Espanha, propiciou uma trégua aos combates, o que foi muito bom para os negócios holandeses na Colônia.
  • Fim do governo e nassau

    Fim do governo e nassau
    No começo da década de 1640, a Companhia das Índias Ocidentais passou a tomar uma série de medidas visando o aumento dos lucros com a economia açucareira no Brasil. Entre estas medidas estavam o aumento de impostos, cobrança de dívidas atrasadas dos senhores de engenho e pressão para aumentar a produção de açúcar. Estas medidas causaram grande insatisfação nos senhores de engenhos e não foram aceitas por Maurício de Nassau, que resolveu deixar o cargo de governador em 1644.
  • Expulsao dos Holandeses

    Expulsao dos Holandeses
    Chegado o ano de 1640, a presença dos holandeses em território brasileiro esteve ameaçada pelo fim da União Ibérica. Nesse clima de forte tensão, eclode em 1645, a chamada Insurreição Pernambucana. Tal conflito marcou a mobilização dos grandes proprietários de terra em favor da expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro. Nos anos de 1648 e 1649, a vitória nas batalhas ocorridas no Monte dos Guararapes determinou um grande avanço da população local contra os holandeses.