-
A comunidade São Gonçalo Beira Rio foi fundada no século XVIII está localizada à margem esquerda do rio Cuiabá, a 11 quilômetros do centro da cidade, próxima à barra do Rio Coxipó. É uma comunidade de pescadores e artesãos e transformou-se num cartão postal da capital de Mato Grosso; Cuiabá. Tradicional na arte de fabricar produtos cerâmicos, a Viola-de-Cocho e na preservação do folclore por meio de danças como o Cururu e Siriri.
-
um cantinho do centro histórico de Cuiabá, capital mato-grossense de 302 anos, está localizada a Casa das Pretas, espaço cultural mantido pelo Imune (Instituto de Mulheres Negras). A velha e reformada casa centenária fica na Praça da Mandioca, reduto cultural e boêmio dos cuiabanos, que séculos antes mantinha um pelourinho onde os escravizados recebiam cruéis punições.
-
Em Nossa Senhora do Livramento tem uma extensão um pouco maior que 13 mil hectares, sendo composto por seis comunidades Mutuca, Aguaçú, Mata Cavalo de Cima, Mata Cavalo de Baixo, Ourinho e Capão Verde. Na atualidade, enfrenta problemas com a seca característica dos meses de junho ao final de setembro na região; está cercado por garimpos de ouro, que comprometem o lençol freático e ainda luta pelo direito à terra ancestral, que foi a Sesmaria Boa Vida.