-
No Brasil por volta de 1923, os registros mais significantes do inicio da EAD, foi quando o Edgard Roquette, membro da Academia Brasileira de Ciências, criou a Radio, com o objetivo de estudar. Em 1941, o instituto Universal Brasileira, oferta cursos profissionalizantes por correspondências.
-
Os primeiros relatos de uma forma de Ensino realizado a distancia, foram as Epístolas-cartas de são Paulo enviadas aos cristãos na Asia Meno, com o objetivo de semear a vida no Cristianismo em ambientes adversos.
-
Em meados do seculo XVIII- Gazeta de Boston EUA, oferta matérias com o proposito de ensinar temáticas especificas por correspondências. Cursos postais surgiram em outros países da Europa no seculo XIX.
-
Devido a expansão da disseminação por toda a Europa dos cursos ofertados a distancia no seculo XX, a transmissão das aulas de via radio ampliou significamente para o crescimento da Educação a distancia.
-
Na década de 60, através da tv passou a configurar a transmissão de conteúdos educacionais. A TV radio exibiu um dos primeiros cursos EaD pela televisão. Em 1967, o Governo Militar criou o Centro Brasileiro de TV Educativa criando inúmeros programas.
-
O Ensino por meio da Televisão na década de 80 teve inicio diversos programas de Telecurso, transmitidos em diversas emissoras com propósitos variados.
-
A formalização da EaD na década de 90 surge um crescimento significativo, com a inserção de novas tecnologias da comunicação e informação. O Governo passou a incentivar a dissemina;ao e inserção da Ead por instituições de ensino.
-
De acordo com, GOMES, 2008 citados por GONÇALVES E FURTADO (2015, p. 21) " nos apresenta um quadro que resume, o que eles chama de geração AeD, facilitando e aprofundando nossa compreensão sobre os aspectos relevantes das mudanças constates da ead. Essas gerações ocorre em 5ª gerações. 1ª 1980- impressa e correios. 2ª 1921 difusão de radio e tv . 3ª 1970 Universidades Abertas. 4ª 1980 Teleconferências por áudio, vídeo e computador. 5ª 2000 aulas virtuais baseadas no computador e na internet.
-
A evolução da EAD não para, houve muitos marcos para posterior transformações e mudanças. Muitos avanços a de se transformar, pois as tecnologias e as mudanças sócias e econômicas favorecem para toda essas evoluções.