Dia D

  • Planejamento

    Planejamento

    O planejamento do Dia D se iniciou em maio de 1943, durante a conferencia Trident em Washington, o plano inicial foi aceito em agosto na Conferência de Quebec.Os principais responsáveis eram: Dwight D. Eisenhower, Bernard Montgomery, Omar Bradley, George S.Patton, Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt, o objetivo era de criar um ponto de apoio para o envio de mais recursos e soldados na França via Canal da Mancha e começar a enfraquecer as forças alemãs no fronte ocidental.
  • 6 de junho de 1944(O desembarque)

    6 de junho de 1944(O desembarque)

    No dia 6 de junho de 1944 os aliados desembarcaram nas praias da Normandia(Utah, Omaha, Gold, Sword e Juno)abrindo uma nova frente na batalha Mais de 150 mil soldados americanos, britânicos e canadenses, desembarcaram nas praias utilizando mais de 5.300 embarcações e 12.000 aeronaves,Apesar das pesadas baixas do lado aliado (cerca de 10.000), as praias foram conquistadas até o final do dia, e a operação expandiu-se nos meses seguintes.
  • Avanço Aliado

    Avanço Aliado

    os Aliados expandiram rapidamente a área de controle na Normandia, apesar de um avanço inicial lento e difícil para o interior da França tiveram uma virada tática com a Operação Cobra em 25 de julho de 1944, que permitiu uma aceleração do avanço, o esforço militar culminou na derrota de grande parte do exército alemão na Normandia e, posteriormente, na Batalha das Ardenas, que enfraqueceu ainda mais as forças alemãs.
  • Libertação de Paris

    Libertação de Paris

    Após o Dia D, que enfraqueceu o controle alemão na região, a Resistência Francesa criou uma insurreição popular em Paris em 19 de agosto, erguendo barricadas e atacando as guarnições nazistas.
    Em resposta ao pedido de reforço da Resistência tropas francesas e americanas invadiram a cidade intensificando os combates nas ruas, vendo a derrota eminente e ignorando as ordens de Hitler, Choltitz assinou a capitulação formal no dia 25 de agosto, entregando a cidade praticamente intacta aos franceses.