Timeline

Fatos históricos da Matemática (Antes de Cristo)

Timeline created by Giovani Magela in History
Event Date: Event Title: Event Description:
Ptolomeu 1st Jan, 0190 Ptolomeu Encontra o primeiro erro na obra "os elementos"(Euclides assumia que paralelismo acarreta congruencia).Inicia se um estudo investigando sobre as demonstrações contidas no " os elementos".Principal questão levantada é sobre o axioma 5.(É axioma ou pode ser demonxtrado pelos 4 anteriores)
Eratostenes 1st Jan, 0194 Eratóstenes Ele era bibliotecário, e encontrou, num velho papiro, indicações de que ao meio-dia de cada 21 de junho , uma vareta fincada verticalmente no solo não produzia sombra.Daí quanto mais curva fosse a superfície da Terra, maior seria a diferença no comprimento das sombras. O Sol deveria estar tão longe que seus raios de luz chegam à Terra paralelos.E através deste esperimento smples ele encontrou o valor da circunferencia da terra
Aristoteles 1st Jan, 0287 Arquimedes .Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
Aristoteles 1st Jan, 0322 Morte de Aristotoles 323 a.C. – Após estender suas conquistas ao Egito, à Síria, 323 a.C. – Após estender suas conquistas ao Egito, à Síria, Pérsia e Índia, Alexandre o Grande morre (na Índia). Por causa do sentimento antimacedônico, Aristóteles se vê obrigado a sair de Atenas pela última vez
322 a.C. – Aristóteles morre em Cálsis, na Eubéia.
Euclides 1st Jan, 0325 Euclides Os elementos de Euclides é um tratado matemático e geométrico consistindo de 13 livros escrito pelo matemático grego Euclides em Alexandria por volta de 300 a.C.. Ele engloba uma coleção de definições, postulados (axiomas), proposições (teoremas e construções) e provas matemáticas das proposições. Os treze livros cobrem a geometria euclidiana e a versão grega antiga da teoria dos números elementar.
Alexandria 1st Jan, 0334 Fundação de Alexandria Os Egípcios acolheram Alexandre com entusiasmo. Viam nele mais do que um conquistador, um libertador que aparecia para pôr fim ao duríssimo domínio persa. Por seu lado, Alexandre, como prova de respeito para com a civilização egípcia, dirigiu-se ao oásis de Siwa para receber do deus Ámom-Rá a consagração como faraó legítimo.
Foi durante essa viagem que se deteve para fundar, no extremo ocidental do Delta, sobre o mar, uma grande cidade (a primeira de uma longa série) à qual quis dar o seu nome.
Eudoxo 1st Jan, 0370 Trabalho de Eudoxo Em relação à teoria das proporções, a definição criada por Eudoxo permitia a comparação de comprimentos irracionais de maneira análoga à atual multiplicação em cruz. Uma das grandes dificuldades da Matemática naquele tempo era que certos comprimentos não eram comparáveis. O método de comparar dois comprimentos x e y, procurando um comprimento t tal que x=m.t e y=n.t (com m e n inteiros), não funcionava para segmentos de comprimentos 1 e 2, como mostrado pelo Teorema de Pitágoras.
Platao 1st Jan, 0380 Platão Filósofo Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.
Socrates 1st Jan, 0400 Sócrates Filósofo foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental.Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoriaOs diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade.
Pitagoras 1st Jan, 0540 Pitágoras O sistema numérico foi objeto de profunda meditação pelos pitagóricos e chegou-se a resultados significativos no campo da geometria, como o chamado teorema de Pitágoras.
Mas os descobrimentos de maior alcance ocorreram no campo da música: a verificação de que os intervalos musicais se expressam através de proporções aritméticas. Pitágoras teria descoberto a relação numérica entre o comprimento das cordas e as notas musicais por elas produzidas quando vibram.
Tales%20de%20mileto 1st Jan, 0600 Tales de Mileto Tales de Mileto foi um filósofo, matemático e astrónomo grego. Nasceu cerca de 640 A.C. e morreu cerca de 546 A.C.
É considerado por muitos o pai filosofia grega, devido à sua busca de explicações racionais para os fenómenos da Natureza.
Enquanto astrónomo é-lhe atribuído a predição de um eclipse e como matemático fundamentou um teorema com o seu nome e é considerado o portador da geometria do Egipto.