Timeline small square

Principais Acontecimentos Geopoliticos do Período da Guerra Fria

Timeline created by paulavl in History
Event Date: Event Title: Event Description:
Marshall small square Apresentação do Plano Marshall O Plano Marshall consistia na ajuda econômica dos EUA aos países europeus em crise após a Segunda Guerra Mundial. Este tinha alguns objetivos, que eram: impedir o colapso das economias dos países europeus, de modo a impedir, assim, uma crise capitalista; ampliar as áreas de influência americana e impedir que a crise econômica no pós-guerra aumentasse as forças dos movimentos sociais, o que criaria maiores condições para o avanço da ideologia capitalista na Europa Ocidental.
Mao%20tse%20tung small square Revolução Chinesa A China sofria dominação imperialista promovida pelas potencias europeias. os imperadores da dinastia Manchu, eram submissos à dominação europeia. Em 21 ocorreu a criação do partido comunista chinês, contra a dominação nipônica. O partido comunista foi perseguido, pois era uma ameaça ao governo. Mao-Tsé Tung liderou os comunistas e criou o exercito vermelho que lutou contra o governo chinês. Em 49, Mao-Tsé Tung foi aclamado líder da República popular da China, tendo apoio do governo soviético.
Otan small square Criação da OTAN OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar e política dos países capitalistas, composta por EUA, Canadá, Reino Unido, Bélgica, Holanda, França, Portugal, Itália, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Luxemburgo, incorporando mais tarde Grécia, Turquia e Alemanha Ocidental.
Berlim 45 small square Bipartição da Alemanha Com a reforma econômica da parte ocidental da alemanha, o plano Marshall perdeu sua sustentação, o que levou à crise do bloqueio de berlim. Então ocorreu a divisão do país em dois estados: República Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA), com capital em Berlim Leste.
Simbolo%20do%20socialismo small square Pacto de Varsóvia Contra a aproximação dos países capitalistas por meio da OTAN o Pacto de Varsóvia foi criado. Era uma aliança militar entre URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia e Bulgária.
Revolucao cubana small square Revolução Cubana A Revolução Cubana tinha como objetivo derrubar o ditador Fulgencio Batista de Cuba e teve como principal líder, o revolucionário comunista Fidel Castro. Esse movimento contou com a participação de grupos de esquerda que se opuseram a ao governo Batista e aos EUA.
19610813 mauerbau small square Construção do Muro de Berlim Nesse dia soldados da RDA começaram a separar com arame farpado a fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, e mais tarde foi construído o muro e foram instalados outros tipos de proteção fazendo com que a travessia de um lado a outro fosse praticamente impossível, tudo como tentativa de separação definitiva entre a parte capitalista e socialista. O muro de Berlim foi um dos maiores simbolos da Guerra Fria, até hoje são preservadas partes dele como marca desse período histórico.
Especial abre 2 small square Crise dos Mísseis Em 1962, os soviéticos instalaram mísseis nucleares em Cuba com a desculpa de que eles teriam a função de defender a ilha. Os EUA reagiram isolando a ilha de Cuba. A tensão gerada por esse episódio levou Kruschev, líder soviético e John Kennedy, presidente norte-americano a passarem por um delicado período de negociações para evitar o confronto militar. Kruschev conseguiu fazer com que os EUA retirassem seus mísseis da Turquia, mas para isso teve que retirar os mísseis soviéticos de Cuba.
Primavera de praga small square Primavera de Praga Foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, representados pelo novo Secretário-geral do partido Alexander Dubcek, que visava acabar com o autoritarismo do socialismo theco. Assim, o governante implantou uma série de reformas que ampliavam os direitos civis e as liberdades individuais.
3 small square Independencia da Angola Cada um dos três movimentos de libertação proclamava a independência de Angola: Holden Roberto, da FNLA, proclamou a independência no Ambriz, Jonas Savimbi, da UNITA, proclamou a independência no Huambo e Agostinho Neto, presidente do MPLA proclamou em Luanda a independência de Angola, que passa a designar-se por República Popular de Angola, que só viria a ser reconhecida por Portugal em Fevereiro de 1976, sendo o Brasil o primeiro país a reconhecer o governo do MPLA.
Timespan Dates: Timespan Title: Timespan Description:

to
Guerra Fria Período histórico de disputas indiretas entre as duas superpotências da época: Estados Unidos e União Soviética, a primeira representante do capitalismo e a segunda do socialismo.

to
Bloqueio de Berlim O chamado Bloqueio de Berlim foi quando a URSS cortou qualquer acesso via terra entre Berlim Ocidental e as outras áreas de domínios capitalistas na Alemanha, com o objetivo de Berlim Ocidental se render ao socialismo. O bloqueio não obteve muito sucesso, porque foi criada uma ponte aérea de alimentos que supria Berlim Leste.

to
Guerra da Coréia EUA e URSS ocuparam áreas colonizadas pelo Japão, criando uma fronteira artificial, o sul controlado pelos EUA e o norte pela URSS. Os norte-coreanos declararam guerra para unificar seu país, influenciados pelas ideias revolucionárias da China. Assim, os EUA enviou tropas contra os socialistas. Mao-Tsé tung, líder comunista chinês, cedeu tropas apoiando aos norte-coreanos. O equilíbrio entre os dois lados possibilitou as negociações diplomáticas. Em 53 o trabalho de Panmunjon encerrou a Guerra.

to
Guerra do Vietnã A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.

to
Regime Militar: Brasil O regime militar no Brasil começou devido ao golpe militar de 1964, que resultou no afastamento de João Goulart e quem assumiu foi o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governadora: Castelo Branco, Costa e Silva, Junta militar, Medici, Geisel e Figueiredo. Esse regime foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura, e teve apoio dos EUA, da Igreja, da classe médias e elite.

to
Regime Militar: Chile Com a morte do presidente Allende, uma junta militar liderada por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura, empenhada em caçar os opositores e esquerdistas nacionalistas, e procurou satisfazer os interesses dos Estados Unidos. O regime ditatorial de Pinochet acabou quando Patrício Aylwin foi eleito para o cargo de presidente. Diferentemente das outras, a ditadura do Chile foi de um homem só.

to
Regime Militar: Argentina Foi um dos mais brutais e sanguinários episódios da história da Argentina, que começou a partir de um golpe de Estado dado por militares que assumiram o poder do país. Ao longo do período de governo militar, três indivíduos ocuparam o poder: o general Juan Carlos Onganís (66_70), o general Roberto Marcelo Levingston (70_71) e o general Alejandro Agustín (71_73). A ditadura militar acabou quando Hector José Cámpora foi eleito para presidente.