Principais Acontecimentos Geopoliticos do Período da Guerra Fria

Timeline created by paulavl
In History
  • Apresentação do Plano Marshall

    Apresentação do Plano Marshall
    O Plano Marshall consistia na ajuda econômica dos EUA aos países europeus em crise após a Segunda Guerra Mundial. Este tinha alguns objetivos, que eram: impedir o colapso das economias dos países europeus, de modo a impedir, assim, uma crise capitalista; ampliar as áreas de influência americana e impedir que a crise econômica no pós-guerra aumentasse as forças dos movimentos sociais, o que criaria maiores condições para o avanço da ideologia capitalista na Europa Ocidental.
  • Revolução Chinesa

    Revolução Chinesa
    A China sofria dominação imperialista promovida pelas potencias europeias. os imperadores da dinastia Manchu, eram submissos à dominação europeia. Em 21 ocorreu a criação do partido comunista chinês, contra a dominação nipônica. O partido comunista foi perseguido, pois era uma ameaça ao governo. Mao-Tsé Tung liderou os comunistas e criou o exercito vermelho que lutou contra o governo chinês. Em 49, Mao-Tsé Tung foi aclamado líder da República popular da China, tendo apoio do governo soviético.
  • Criação da OTAN

    Criação da OTAN
    OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma aliança militar e política dos países capitalistas, composta por EUA, Canadá, Reino Unido, Bélgica, Holanda, França, Portugal, Itália, Finlândia, Dinamarca, Noruega e Luxemburgo, incorporando mais tarde Grécia, Turquia e Alemanha Ocidental.
  • Bipartição da Alemanha

    Bipartição da Alemanha
    Com a reforma econômica da parte ocidental da alemanha, o plano Marshall perdeu sua sustentação, o que levou à crise do bloqueio de berlim. Então ocorreu a divisão do país em dois estados: República Federal da Alemanha (RFA), com capital em Bonn, e a República Democrática Alemã (RDA), com capital em Berlim Leste.
  • Pacto de Varsóvia

    Pacto de Varsóvia
    Contra a aproximação dos países capitalistas por meio da OTAN o Pacto de Varsóvia foi criado. Era uma aliança militar entre URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia e Bulgária.
  • Revolução Cubana

    Revolução Cubana
    A Revolução Cubana tinha como objetivo derrubar o ditador Fulgencio Batista de Cuba e teve como principal líder, o revolucionário comunista Fidel Castro. Esse movimento contou com a participação de grupos de esquerda que se opuseram a ao governo Batista e aos EUA.
  • Construção do Muro de Berlim

    Construção do Muro de Berlim
    Nesse dia soldados da RDA começaram a separar com arame farpado a fronteira entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental, e mais tarde foi construído o muro e foram instalados outros tipos de proteção fazendo com que a travessia de um lado a outro fosse praticamente impossível, tudo como tentativa de separação definitiva entre a parte capitalista e socialista. O muro de Berlim foi um dos maiores simbolos da Guerra Fria, até hoje são preservadas partes dele como marca desse período histórico.
  • Crise dos Mísseis

    Crise dos Mísseis
    Em 1962, os soviéticos instalaram mísseis nucleares em Cuba com a desculpa de que eles teriam a função de defender a ilha. Os EUA reagiram isolando a ilha de Cuba. A tensão gerada por esse episódio levou Kruschev, líder soviético e John Kennedy, presidente norte-americano a passarem por um delicado período de negociações para evitar o confronto militar. Kruschev conseguiu fazer com que os EUA retirassem seus mísseis da Turquia, mas para isso teve que retirar os mísseis soviéticos de Cuba.
  • Primavera de Praga

    Primavera de Praga
    Foi um movimento dos intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco, representados pelo novo Secretário-geral do partido Alexander Dubcek, que visava acabar com o autoritarismo do socialismo theco. Assim, o governante implantou uma série de reformas que ampliavam os direitos civis e as liberdades individuais.
  • Independencia da Angola

    Independencia da Angola
    Cada um dos três movimentos de libertação proclamava a independência de Angola: Holden Roberto, da FNLA, proclamou a independência no Ambriz, Jonas Savimbi, da UNITA, proclamou a independência no Huambo e Agostinho Neto, presidente do MPLA proclamou em Luanda a independência de Angola, que passa a designar-se por República Popular de Angola, que só viria a ser reconhecida por Portugal em Fevereiro de 1976, sendo o Brasil o primeiro país a reconhecer o governo do MPLA.
  • Period: to

    Guerra Fria

    Período histórico de disputas indiretas entre as duas superpotências da época: Estados Unidos e União Soviética, a primeira representante do capitalismo e a segunda do socialismo.
  • Period: to

    Bloqueio de Berlim

    O chamado Bloqueio de Berlim foi quando a URSS cortou qualquer acesso via terra entre Berlim Ocidental e as outras áreas de domínios capitalistas na Alemanha, com o objetivo de Berlim Ocidental se render ao socialismo. O bloqueio não obteve muito sucesso, porque foi criada uma ponte aérea de alimentos que supria Berlim Leste.
  • Period: to

    Guerra da Coréia

    EUA e URSS ocuparam áreas colonizadas pelo Japão, criando uma fronteira artificial, o sul controlado pelos EUA e o norte pela URSS. Os norte-coreanos declararam guerra para unificar seu país, influenciados pelas ideias revolucionárias da China. Assim, os EUA enviou tropas contra os socialistas. Mao-Tsé tung, líder comunista chinês, cedeu tropas apoiando aos norte-coreanos. O equilíbrio entre os dois lados possibilitou as negociações diplomáticas. Em 53 o trabalho de Panmunjon encerrou a Guerra.
  • Period: to

    Guerra do Vietnã

    A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em 1975. As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã do Norte, Vietnã do Sul, Laos e Camboja. Esta guerra pode ser enquadrada no contexto histórico da Guerra Fria.
  • Period: to

    Regime Militar: Brasil

    O regime militar no Brasil começou devido ao golpe militar de 1964, que resultou no afastamento de João Goulart e quem assumiu foi o Marechal Castelo Branco. O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governadora: Castelo Branco, Costa e Silva, Junta militar, Medici, Geisel e Figueiredo. Esse regime foi marcado pela desarticulação dos movimentos de esquerda por meio do uso da opressão, da violência e da tortura, e teve apoio dos EUA, da Igreja, da classe médias e elite.
  • Period: to

    Regime Militar: Chile

    Com a morte do presidente Allende, uma junta militar liderada por Augusto Pinochet estabeleceu uma rígida ditadura, empenhada em caçar os opositores e esquerdistas nacionalistas, e procurou satisfazer os interesses dos Estados Unidos. O regime ditatorial de Pinochet acabou quando Patrício Aylwin foi eleito para o cargo de presidente. Diferentemente das outras, a ditadura do Chile foi de um homem só.
  • Period: to

    Regime Militar: Argentina

    Foi um dos mais brutais e sanguinários episódios da história da Argentina, que começou a partir de um golpe de Estado dado por militares que assumiram o poder do país. Ao longo do período de governo militar, três indivíduos ocuparam o poder: o general Juan Carlos Onganís (66_70), o general Roberto Marcelo Levingston (70_71) e o general Alejandro Agustín (71_73). A ditadura militar acabou quando Hector José Cámpora foi eleito para presidente.