Outubro na História de Portugal

Timeline created by alvarovelho
In History
  • Oct 5th, 1143

    Conferência de Zamora

    Conferência de Zamora
    Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a Independência de Portugal. A soberania portuguesa, reconhecida por Afonso VII em Zamora, só veio a ser confirmada pelo Papa Alexandre III em 1179.
  • Oct 24th, 1147

    Conquista de Lisboa aos mouros

    Conquista de Lisboa aos mouros
    Conquista de Lisboa aos mouros. O cerco de Lisboa, com início a 1 de Julho de 1147 e que durou até 25 de Outubro, e foi um episódio integrante do processo de Reconquista cristã da península Ibérica, culminando na conquista desta importante cidade aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques (1112-1185) com o auxílio dos Cruzados em trânsito para o Médio Oriente. Efetivamente, este episódio constituiu o único sucesso da Segunda Cruzada.
  • Oct 29th, 1340

    Batalha do Salado

    Batalha do Salado
    Batalha do Salado, pela defesa da Península Ibérica da invasão dos mouros. D. Afonso IV participa na batalha do Salado ao lado de Afonso XI de Castela, é a vitória decisiva da cristandade sobre a moirama da Península Ibé;rica. D. Afonso IV ficaria na História com o cognome de o Bravo, em consequência da sua acção na Batalha.
  • Oct 24th, 1458

    Conquista de Alcácer Ceguer

    Conquista de Alcácer Ceguer
    D. Afonso V, com 220 embarcações, conquista Alcácer Ceguer, no Norte de África.
  • Oct 30th, 1500

    Casamento D. Manuel I com Maria de Aragão

    Casamento D. Manuel I com Maria de Aragão
    D. Manuel I casa-se com Maria de Aragão. Cognominado de O Venturoso, O Bem-Aventurado ou O Afortunado, pelos eventos felizes que ocorreram no seu reinado, designadamente a descoberta do caminho marítimo para a Índia e a do Brasil.
  • Teodósio III príncipe do Brasil

    Teodósio III príncipe do Brasil
    Teodósio III de Bragança recebe o tí;tulo de príncipe do Brasil de seu pai, João IV de Portugal, especialmente em sua honra.
  • António José da Silva

    António José da Silva
    António José da Silva foi um dramaturgo e escritor português nascido no Brasil, de religião judaica, que viveu numa época em que os judeus eram perseguidos. Em 1737, foi preso pela Inquisião. Como era regra com os prisioneiros que, condenados, afirmavam desejar morrer na fé católica, foi garrotado antes de ser queimado num Auto-de-Fé em Lisboa em Outubro de 1739. A história inspirou Bernardo Santareno, a escrever a peç;a "O Judeu" e mais recentemente Jom Tob Azulay no filme "O Judeu", de 1995.
  • Tratado de Santo Ildefonso

    Tratado de Santo Ildefonso
    É assinado o Tratado de Santo Ildefonso, na cidade de San Ildefonso, na província espanhola de Segóvia, com o objectivo de encerrar a disputa entre Portugal e Espanha relativa aos limites dos respectivos territórios na América do Sul. Com este tratado, ficariam resolvidas as questões criadas pelo Tratado de Madrid, de 1750.
  • General Gomes Freire de Andrade

    General Gomes Freire de Andrade
    O general Gomes Freire de Andrade é enforcado no Forte de São Julião da Barra
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    O Brasil oficialmente declara a sua independência a Portugal, Pedro I do Brasil é proclamado Imperador do Brasil, de 12 de outubro de 1822 a 7 de abril de 1831. Foi ainda o 28º Rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de abril e 2 de maio de 1826), como D. Pedro IV. D. Pedro I abdicou de ambas as coroas: da portuguesa para a filha D. Maria da Glória e da brasileira para o filho D. Pedro II.
  • Marquês de Saldanha

    Marquês de Saldanha
    João Carlos de Saldanha de Oliveira e Daun, 1ºMarquês de Saldanha, toma posse como primeiro-ministro de Portugal, de 27 de Maio de 1835 a 18 de Novembro de 1835, substituindo Pedro de Sousa Holstein.
  • Inauguração da primeira linha-férrea

    Inauguração da primeira linha-férrea
    Inauguração da primeira linha-férrea em Portugal entre Lisboa e o Carregado.
  • Casamento de D. Luís I

    Casamento de D. Luís I
    Casamento em Lisboa de D. Luís I com Dona Maria Pia de Sabóia.
  • Ponte D. Luís

    Ponte D. Luís
    Inauguração da ponte D. Luís sobre o rio Douro, ligando o Porto e Gaia, cuja construção se tinha iniciado em 1881, com projecto do engenheiro francês Teófilo Seyrig. Comprimento: total 385,25 m. Peso: 3 045 toneladas. Arco: mede 172 m de corda e tem 44,6 m de flecha.
  • Assassinato de Miguel Bombarda

    Assassinato de Miguel Bombarda
    Foi um médico psiquiatra e republicano português. Tornou-se membro do Partido Republicano Português em 1909, tendo sido eleito deputado em Agosto de 1910. Membro do comité revolucionário que implantou a República em Portugal, em 5 de Outubro de 1910, e considerado o seu chefe civil. Não chegou, contudo, a assistir à vitória dos republicanos por ter sido assassinado por um louco em 3 de Outubro de 1910, no seu gabinete do Hospital de Rilhafoles, poucas horas antes do iní;cio da revolta.
  • Início da revolução republicana

    Início da revolução republicana
    Início da revolução republicana em Portugal que depõe o rei D. Manuel II (último monarca). Na verdade, a 4 de Outubro de 1910, começou a revolução e no dia seguinte, 5 de Outubro deu-se a Proclamação em Lisboa. O Palácio das Necessidades, residência oficial do Rei, foi bombardeado, pelo que o monarca se dirigiu ao Palácio Nacional de Mafra. No dia seguinte, consumada a vitória republicana, D. Manuel II decidiu-se a embarcar na Ericeira no iate real "Amélia" com destino ao Porto.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico. O movimento revolucionário deu-se em natural sequência da acção doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida por este partido, cujo objectivo primário cedo foi o da simples substituição do regime.
  • Manuel Teixeira Gomes

    Manuel Teixeira Gomes
    Manuel Teixeira Gomes substitui António José de Almeida no cargo de Presidente da República Portuguesa.
  • Movimento de Unidade Democrático (MUD)

    Movimento de Unidade Democrático (MUD)
    Formação do MUD. Organização política de oposição ao regime salazarista. Criado para reorganizar a oposição, Prepará-la para as eleições e para proporcionar um debate público em torno da questão eleitoral. Porém, como conseguisse em pouco tempo grande adesão popular (principalmente intelectuais e profissionais liberais) e se tornasse uma ameaça para o regime, Salazar ilegalizou-o em Janeiro de 1948, sob o pretexto de que tinha fortes ligações ao PCP.
  • PIDE

    PIDE
    Fundação da polícia política portuguesa PIDE (polícia internacional e de defesa do estado). A PIDE (anterior PVDE) foi criada em 1945 para defender o regime contra todos aqueles que dele discordavam, nomeadamente o PCP. Milhares de opositores foram enviados para prisões (Caxias, Peniche, Tarrafal, por exemplo). Com a Primavera Marcelista a PIDE passou a chamar-se Direcção Geral de Segurança (DGS).
  • Egas Moniz Prémio Nobel da Medicina

    Egas Moniz Prémio Nobel da Medicina
  • José Saramago - Prémio Nobel

    José Saramago - Prémio Nobel
    O Prémio Nobel da literartura é atribuído ao escritor português José Saramago, o primeiro concedido a um escritor de língua portuguesa. Dentre as premiações destacam-se o Prémio Camões (1995) - distinçãoo máxima oferecida aos escritores de língua portuguesa.