Timeline small square

EAD no Brasil

Timeline created by lalyssima in Science and Technology
Event Date: Event Title: Event Description:
Radiosociedade small square Rádio Difusão Fundação por cientistas, da Radio Sociedade do Rio de Janeiro (RSRJ), com o fins educacionais e de divulgação científica para todo o Brasil. Posteriormente, foi doada ao Ministério da Educação e Saúde.
1937 small square Rádio Difusão Educativa do Ministério da Educação O serviço de rádio difusão educativa, foi criado pela lei nº 78 de 13 de janeiro de 1937. O Serviço de Radiodifusão surge com a finalidade de promover permanentemente a irradiação de programas de caráter educativo.
Institutomonitor5 small square Instituto Monitor Surge o Instituto Monitor que faz parte da primeira geração de ensino à distancia, o ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso e distribuído por meio de empresas de correio, modalidade na qual ele é destaque no Brasil.
Institutouniversal small square Instituto Universal Brasileiro Um dos pioneiros no ensino à distancia no Brasil. Com o tempo, veio a se tornar a maior escola do gênero no país. Ele faz parte da primeira geração de ensino à distancia, o ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso e distribuído por meio de empresas de correio, modalidade na qual ele é destaque no Brasil.
Cnbb small square Contrato entre o MEC e a CNBB Criação do Movimento de Educação de Base - MEB, cujo plano qüinqüenal (1961 - 1965) previa a instalação de 15 mil escolas radiofônicas em convênios com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil )
1967 small square Criação da TV Educativa do MEC A televisão educativa foi implantada, no Brasil, sem obedecer a um planejamento que decorresse de uma política setorial de Governo. Algumas emissoras tiveram como raiz de sua criação razões de ordem política, outras deveram sua existência à tenacidade individual de idealistas, e poucas foram as que surgiram com objetivos explicitamente definidos. A primeira emissora educativa a entrar no ar foi a TV Universitária de Pernambuco, em 1967. Até 1974, surgiram nove emissoras educativas.
1970 small square Portaria 408 rádio e televisão comerciais na educação O objetivo maior do projeto atendia à Lei nº5.692/71 (Capítulo lV,artigos 24 a28) que dava ênfase à educação de adultos.O parecer nº 699/72 determinava a extensão desse ensino, definindo claramente as funções básicas do ensino supletivo. Surgem as primeiras Universidades Abertas, com cursos a distância. Utilizando além de material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo, com interação por telefone, satélite.
Timeline small square Projeto Minerva Em 4 de outubro é criado o Projeto Minerva pelo governo Federal, transmitido pela Rádio MEC, com apoio de material impresso. Permitiu milhares de pessoas realizarem seus estudos básicos. Atendeu em nível de 1° e 2° grau.
Tv antiga  small square Nasce a Associação Brasileira de Tele-Educação (ABT) inicialmente como Associação Brasileira de Tele–Educação, que já organizava desde 1969 os Seminários Brasileiros de Teleducação atualmente denominados Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional. Foi pioneira em cursos à distância, capacitando os professores através de correspondência.
Timeline small square Supletivo IGrau Implantação do Curso Supletivo - I Grau - Fase I – MEC.
Timeline small square Ead - curso supletivo Implantação do Curso Supletivo - I Grau - Fase I – MEC Projeto Minerva passa a produzir o Curso Supletivo de 1º Grau, II fase, envolvendo o MEC, Prontel, Cenafor e secretarias de Educação.
Joaosilvaf small square Supletivo IGrau, II fase. Projeto Minerva passa a produzir o Curso Supletivo de 1º Grau, II fase, envolvendo o MEC, Prontel, Cenafor e secretarias de Educação. Curso Supletivo "João da Silva", sob o formato de telenovela, para o ensino das quatro primeiras séries do lº grau; o curso introduziu uma inovação pioneira no mundo, um projeto – piloto de tele – didática da TVE, que conquistou o prêmio especial do Júri Internacional do Prêmio Japão.
Timeline small square Projeto Logus II TVE Ceará começa a gerar tele–aulas; o Ceteb – Centro de Ensino Técnico de Brasília – inicia o planejamento de cursos em convênio com a Petrobras para capacitação dos empregados desta empresa e do projeto Logus II, em convênio com o MEC, para habilitar professores leigos sem afastá–los do exercício docente.
Timeline small square Telecurso Segundo Grau Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos;
Timeline small square Criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC Criação da FCBTVE – Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC; dando continuidade ao Curso "João da Silva", surge o Projeto Conquista, também como telenovela, para as ultimas séries do primeiro grau; começa a utilização dos programas de alfabetização por TV – (MOBRAL), em recepção organizada, controlada ou livre, abrangendo todas as capitais dos estados do Brasil.
Timeline small square Pós-Graduação É implantado, em caráter experimental, o Posgrad – pós-graduação Tutorial à Distância – pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior – do MEC, administrado pela ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – com o objetivo de capacitar docentes universitários do interior do pais.
Timeline small square De FCBTVE para FUNTEVE FCBTVE trocou sua sigla para FUNTEVE: Coordenação das atividades da TV Educativa do Rio de Janeiro, da Rádio MEC-Rio, da Rádio MEC-Brasília, do Centro de Cinema Educativo e do Centro de Informática Educativa
Timeline small square Projeto IPÊ Criação da TV Educativa do Mato Grosso do Sul. Inicio do "Projeto Ipê", da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Fundação Padre Anchieta, com cursos pura atualização e aperfeiçoamento do magistério de 1º e 2º Graus, utilizando–se de multimeios.
Timeline small square Verso e Reverso – Educando o Educador "Verso e Reverso – Educando o Educador": curso por correspondência para capacitação de professores de Educação Básica de Jovens e Adultos/ MEC Fundação Nacional para Educação de Jovens e Adultos (EDUCAR), com apoio de programas televisivos através da Rede Manchete.
Timeline small square Um salto para o futuro A Fundação Roquete Pinto, a Secretaria Nacional de Educação Básica e secretarias estaduais de Educação implantam o Programa de Atualização de Docentes, abrangendo as quatro series iniciais do ensino fundamental e alunos dos cursos de formação de professores. Na segunda fase, o projeto ganha o titulo de "Um salto para o futuro".
Timeline small square Licenciatura Plena em Educação Básica 0 Núcleo de Educação a Distância do Instituto de Educação da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), em parceria com a Unemat (Universidade do Estado do Mato Grosso) e a Secretaria de Estado de Educação e com apoio da Tele-Universite du Quebec (Canadá), criam o projeto de Licenciatura Plena em Educação Básica: 1º a 4º series do 1º grau, utilizando o EAD. 0 curso é iniciado em 1995.
Darcy ribeiro jpg small square LDBE/1996 Darcy Ribeiro, criador da lei que tramitou no congresso até 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Regulamenta a EaD no Brasil. O Ensino Superior à distância passou a ter legalidade, embora já existissem projetos pilotos.
2005 small square Lei 5622/2005 Consolidou as regras dos cursos Ead, ainda oferecidos sem regulamentação.
2006 small square Decreto 5.800 Surgimento da UAB O Decreto define os parâmetros e o órgão regulador das Universidades, a Secretaria de Educação a Distância (SEED). É instituída a Universidade Aberta do Brasil.
Timeline small square Fiscalização das Universidades A SEED define os parâmetros de qualidade das Universidades. Estas passam a receber visitas com fins avaliativos representados pelo "Termo de Saneamento", dando às Universidades que não se encontravam adequadas ao funcionamento, 12 meses para regularizar sua situação.