A Ascensão do Nazismo

Timeline created by riader
In History
  • O Período Pós-Guerra

    O Período Pós-Guerra
    Essa atmosfera pós-Primeira Guerra produziu um enorme ressentimento nos alemães com relação aos outros países, fato que revigorava o extremismo nacionalista na Alemanha, originado ainda na segunda metade do século XIX. Ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha, foi submetida a humilhações e cobranças por parte dos países vencedores. A população ficou marcada por essas humilhações e por vários outros efeitos da guerra, que se refletiam em todos os setores: econômico, social, cultural.
  • O Surgimento do Partido

    O Surgimento do Partido
    Nacional-Socialismo, mais comumente conhecido como nazismo, é a ideologia associada ao Partido Nazista, ao Estado nazista, bem como a outros grupos de extrema-direita. Normalmente caracterizado como uma forma de fascismo que incorpora o racismo científico e o antissemitismo, o nazismo se desenvolveu a partir das influências de ideias pangermânicas. A ideologia rejeitava o conceito de luta de classes, assim como defendia a propriedade privada e as empresas de alemães.
  • A Renomeação

    A Renomeação
    Adolf Hitler assume o controle da organização e rebatiza-a para Partido Nazista. O Programa Nacional Socialista, aprovado em 1920, apelava por uma Grande Alemanha unida e que negaria cidadania aos judeus ou aos seus descendentes, além de apoiar a reforma agrária e a nacionalização de algumas indústrias.
  • O Fascismo na Itália

    O Fascismo na Itália
    Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. O líder do movimento foi Benito Amilcare Andrea Mussolini.
  • A Liderança de Adolf Hitler

    A Liderança de Adolf Hitler
    Juntou-se ao Partido Alemão dos Trabalhadores e tornou-se seu líder em 1921. Em fevereiro de 1921 ele se dirigiu a uma plateia de mais de 6.000 numa noite. Para divulgar a reunião, dois caminhões cheios de partidários do seu movimento dirigiram por Munique balançando suásticas e distribuindo panfletos nazistas. Ganhou notoriedade por seus grandes e polêmicos discursos contra o Tratado de Versalhes, rivais políticos e especialmente contra os marxistas-comunistas e os judeus.
  • O Golpe de Estado

    O Golpe de Estado
    Putsch: o golpe de estado. Contra o governador da Baviera. Com fracasso, Hitler condenado a 8 meses de prisão. Na prisão, Hitler encontra um grande aliado: Rudolph Hess. Que tinha quase os mesmos interesses de Hitler.
  • A Grande Depressão

    A Grande Depressão
    Houve aumento do desemprego e alta da inflação, agravando o cenário econômico do país. O discurso do Partido Nazista agradou boa parte da população alemã, pois prometia, através de um Estado forte, retomar o crescimento do país. Uma crise sistêmica, onde o modelo capitalista até ali vencedor entra em decomposição. A economia que em boa parte girava entorno da especulação na bolsa e, portanto artificial, assim encontrou seu limite e rompe no momento da “Quebra da Bolsa de Nova York”
  • A Eleição Presidencial na Alemanha

    A Eleição Presidencial na Alemanha
    Adolf Hitler consegue a maioria dos votos e é indicado ao posto de primeiro ministro. Após isso, Hitler conseguiu do presidente um decreto que aumentava seu poder.
  • O Líder Soberano

    O Líder Soberano
    Adolf criticava duramente a presença judia na população alemã, sob argumento de que eles eram os grandes responsáveis pela crise no país. Diante desse contexto totalmente favorável (obtendo poder com aprovação pública), Hitler intensifica a perseguição aos judeus (e às outras minorias em geral) e constrói o primeiro campo de concentração nazista, na cidade de Dachau. Desde o início da ascensão política de Adolf Hitler, indícios e elementos preconceituosos já eram detectados.
  • A Morte do Presidente

    A Morte do Presidente
    Após a morte do General Paul von Hindenburg, Adolf Hitler assumiu os cargos de Chanceler e Chefe de Estado. Após seu suicídio em 30 de abril de 1945, Hitler nomeou o Grande Almirante Karl Dönitz como Presidente. Dönitz foi preso em 23 de maio e 1945 e seu cargo foi dissolvido.
  • O Totalitarismo

    O Totalitarismo
    Sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe social, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. Todo poder nas mãos do líder, falta de democracia e liberdade. Nesse sistema os opositores ao governo são presos e podem ser mortos. O totalitarismo é caracterizado pela coincidência do autoritarismo e da ideologia.
  • O Fim Oficial da Desnazificação

    O Fim Oficial da Desnazificação
    A administração militar soviética declarou encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha, que ocupava. Em todo o país, o processo começou com prisões em massa. Numa espécie de censo, todos os alemães maiores de 18 anos tiveram que preencher um formulário sobre suas atividades políticas e profissionais. Os Aliados na zona ocidental também resolveram concluir a desnazificação no mesmo ano.